Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

25/set
Cristina Cruz
5 características que empresas inovadoras têm em comum

As empresas inovadoras produziram uma transformação no modo de fazer um negócio crescer e ter sucesso no mercado. Em um passado não muito distante, as empresas grandes e mais tradicionais viam na redução de custos um meio de obter uma margem maior. Entretanto, nos dias de hoje, esse objetivo é atingido principalmente por meio da inovação, agregando mais valor aos produtos e serviços.

Considerando o contexto onde a competição entre concorrentes é cada vez maior, a inovação exerce um papel extremamente importante. Juntamente ao maior poder de escolha dos clientes, o cenário atual estimulou as empresas a perceberam que precisam se diferenciar para não serem comparadas com suas concorrentes.

Continue lendo e fique por dentro das principais características das empresas inovadoras e descubra se a sua empresa está seguindo o caminho certo.

Confira 5 características essenciais das empresas inovadoras

1. Ouvir o cliente

Essa talvez seja uma das características mais conhecidas das empresas inovadoras devido à importância que os clientes têm para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, o cliente de hoje detém o controle do processo de compra e maior poder na hora de escolher quais marcas e produtos consumir.

É por isso que as empresas inovadoras priorizam a abertura de canais de comunicação com os seus clientes para ouvir as suas opiniões, reclamações e sugestões, que são tão fundamentais para a inovação.

2. Valorizar os profissionais talentosos

Contar com profissionais talentosos também é um fator essencial para a inovação. No entanto, mais do que apenas contratar profissionais criativos e altamente qualificados, as empresas inovadoras sabem estabelecer uma relação de confiança e dão autonomia para os seus colaboradores.

Entretanto, quando a empresa fica ditando o que o profissional precisa fazer, ao invés de colaborar para uma cultura de inovação, a corporação acaba limitando o potencial criativo do colaborador. Assim, é preciso saber valorizar cada profissional e dar espaço para que ele possa trazer um novo olhar para o negócio.

3. Entender que os erros também são importantes

Embora algumas pessoas ainda acreditem que a característica de tolerar erros esteja associada às empresas permissivas ou até mesmo relaxadas, essa não é a perspectiva sobre erro que as empresas inovadoras possuem.

Seja quando uma ideia dá certo ou errado, a liderança da empresa deve ter um olhar crítico para descobrir quais foram os fatores que colaboraram ou não para o resultado. Dessa forma, há um estímulo ao aprendizado, que é importante para entender os erros e aumentar as chances de acertos.

4. Ter equipes engajadas

Mais uma característica em comum das empresas inovadoras é contar com equipes engajadas. Isso porque a inovação depende não apenas de boas ideias, mas também de pessoas que coloquem essas ideias em prática.

Isso só é possível quando os colaboradores estão motivados e realmente dispostos a vestir a camisa e ajudar a empresa a atingir seus objetivos de negócio. Esse engajamento dos funcionários depende de uma característica fundamental apresentada a seguir.

5. Tornar a inovação parte da cultura da empresa

Ter uma cultura de inovação significa inseri-la, de fato, na estratégia do negócio, o que impacta diretamente nas demais características apresentadas. As empresas inovadoras vão além da valorização de ações pontuais e descontínuas.

Para isso, é preciso criar um ambiente onde não haja regras e comportamentos que impeçam os colaboradores de sugerirem novas ideias e que elas encontrem espaço para serem colocadas em prática de forma contínua. Isso significa que, acima de tudo, essas iniciativas devem ser potencializadas.

Já que estamos falando de inovação, que tal fazer um diagnóstico da transformação digital da sua empresa? Clique aqui e transforme o seu negócio!

Deixe seu comentário