Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

16/nov
Redator MPE
5 boas práticas de gestão para micro e pequenas empresas

O primeiro passo para o sucesso de um negócio é ter uma boa gestão. E, para os pequenos empreendedores, isso é mais que uma necessidade. Manter boas práticas de gestão para micro e pequenas empresas é uma obrigação..

 

Isso porque ter um planejamento estratégico é fundamental para o crescimento das empresas.Segundo dados do Sebrae, divulgados pela Revista Exame, em agosto de 2018, cerca de 25% chegam inativas ao segundo ano de funcionamento.

Para ajudar sua empresa a ter uma boa gestão, descubra 5 boas práticas para micro e pequenas empresas que vão mudar o seu negócio.

1. Definir metas e objetivos claros

No planejamento de qualquer empresa, ter metas e objetivos bem definidos é o principal ponto para crescer tanto em tamanho quanto em faturamento. Para garantir que não sejam definidos objetivos impossíveis, vale a pena dividir suas metas por períodos.

Estabeleça metas mensais, semestrais e anuais para que sua equipe saiba aonde precisa chegar. As metas podem ser definidas por áreas, como produção, faturamento e expansão, por exemplo.

Essa é uma das maiores dicas para você manter boas práticas de gestão na sua empresa. E lembre-se: as metas atingidas ajudam a motivar a sua equipe. Por isso, procure sempre compartilhar as vitórias da empresa com seus colaboradores e parabenize pessoalmente os envolvidos.

2. Realizar análises SWOT

Todo empreendedor já ouviu falar na matriz de análise SWOT, que ajuda a definir quais são as forças e as fraquezas das empresas. Além disso, o método ajuda a enxergar os possíveis problemas e desafios que seu negócio precisará enfrentar.

Dessa forma, manter uma análise SWOT atualizada garante que seu empreendimento esteja preparado para as mudanças de mercado que seu setor pode apresentar. Para a gestão de micro e pequenas empresas, essa prática é uma das mais importantes para atingir as metas estabelecidas.

3. Ter estratégias de marketing

Um planejamento de marketing faz toda a diferença na gestão para micro e pequenas empresas. Garantir que seu público conheça seu negócio e seus produtos e serviços é essencial para o seu sucesso.

A dica é criar uma estratégia de marketing em duas frentes: on e offline. Dessa maneira, sua empresa consegue atingir os diferentes segmentos do seu público-alvo.

4. Manter a saúde financeira é uma das boas práticas de gestão

Mesmo para as micro e pequenas empresas, o setor de finanças é um grande desafio. Cuidar da saúde financeira do negócio, manter o pagamento de impostos e tributos em dia e fazer o gerenciamento do capital da empresa não são tarefas fáceis.

Para garantir a boa gestão das micro e pequenas empresas, a contratação de um profissional de contabilidade pode ser a melhor alternativa para não ocorrer problemas futuros. Manter a saúde financeira é uma das boas práticas de gestão para qualquer negócio.

5. Usar ferramentas tecnológicas para ajudar nas boas práticas de gestão

Existem ferramentas de tecnologia que podem transformar a gestão da sua empresa. Proteger os dados do negócio, por exemplo, deve ser uma das grandes prioridades de qualquer empreendimento. O backup em nuvem é a melhor alternativa para manter os dados seguros e armazenados de forma eficiente.

Essa tecnologia permite que os dados do seu negócio sejam armazenados fora dos dispositivos, garantindo que eles estejam a salvo mesmo que os aparelhos ou até mesmo o servidor da sua empresa tenham algum problema.

E agora, que tal começar a implementar essas boas práticas de gestão para micro e pequenas empresas em seu negócio? Você pode, ainda, aprender a melhorar a gestão da comunicação da sua empresa, acessando nosso próximo artigo aqui!

Deixe seu comentário