Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

23/dez
Algar Telecom
4 dicas para realizar uma videoconferência de sucesso

Em busca de dicas para realizar uma videoconferência eficiente? Se esse é o seu caso, saiba que você chegou ao lugar certo. Com recursos de vídeo e áudio cada vez melhores, ela tem se tornado uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas que desejam eliminar as distâncias físicas de forma prática.

Com o recurso tecnológico, a empresa evita a locomoção e os gastos decorrentes das reuniões presenciais sem deixar de estreitar os laços entre colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes. Saiba mais!

Confira 4 dicas para realizar uma videoconferência de qualidade

1. Conte com uma boa conexão de internet

Dispor de uma banda larga de qualidade e alta velocidade para o tráfego de dados é a primeira dica para você realizar uma videoconferência eficiente. A ideia é que os participantes sintam que estão realmente em um mesmo ambiente, o que exige uma alta qualidade de som e imagem.

Por isso, a capacidade da banda larga deve ser uma prioridade nas empresas que desejam garantir que esses encontros remotos sejam realmente dinâmicos. Do contrário, a comunicação entre os participantes acaba sendo comprometida. Para assegurar a estabilidade da conexão na hora de realizar uma videoconferência, algumas empresas optam pelos links dedicados, que garantem o máximo de qualidade para as reuniões.

2. Escolha um ambiente adequado

Embora realizar uma videoconferência seja um pouco diferente das reuniões presenciais, isso não significa que alguns itens relacionados ao planejamento do encontro devam ser deixados de lado. Para que tudo corra bem, é importante que você escolha um ambiente apropriado, onde os participantes possam se acomodar confortavelmente.

Além disso, todos devem estar visíveis para não causar desconforto durante a reunião. De que adianta dispor de vídeo se o interlocutor não consegue ver com quem está falando? Outros aspectos como uma boa iluminação também colaboram para a qualidade da videoconferência. Tanto que muitas empresas utilizam salas exclusivas e preparadas para essas ocasiões.

3. Disponha de um áudio de qualidade

Já que estávamos falando do ambiente, outro aspecto fundamental ao realizar uma videoconferência é a qualidade do áudio. Se os seus microfones apresentarem algum problema, você corre o risco de não conseguir continuar a reunião. Sendo assim, sempre verifique antes se eles estão funcionando corretamente.

E, claro, dê preferência sempre aos locais mais silenciosos para realizar a videoconferência, pois o barulho de pessoas conversando e outros ruídos externos podem comprometer o sucesso da sua reunião. Portanto, evite transtornos e observe todos esses aspectos antes de começar a videoconferência.

4. Tenha uma plataforma dedicada

Se você realmente deseja realizar uma videoconferência de sucesso, vale a pena pensar em contar com uma plataforma dedicada. Isso porque você consegue adequar os recursos às necessidades da sua empresa e ainda dispor de mais segurança.

Uma plataforma dedicada de videoconferência é capaz de otimizar o tempo e aumentar a produtividade dos colaboradores, além da redução de custos com deslocamento da equipe. É possível ainda garantir uma maior compatibilidade com smartphones e demais dispositivos móveis. Portanto, trata-se de um investimento que vale a pena.

Que tal descobrir qual o melhor modelo de videoconferência para a sua empresa? Conheça as vantagens de cada um e descubra qual deles é o mais adequado!

Deixe seu comentário