Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

3 dicas para aumentar a segurança da VPN da sua empresa

Algar Telecom | 4 de fevereiro de 2019

A tecnologia VPN (Virtual Private Network) surgiu no mercado como uma resposta ao pedido de pessoas que queriam (e todos queremos) proteger suas atividades feitas online e manter sua confidencialidade. Mas hoje já sabemos que é preciso aumentar a segurança da VPN para que a troca de informações seja mais segura e efetiva nas empresas.

Fazer a conexão com um acesso seguro à internet com VPN é fácil. Primeiro, você precisará se conectar ao sistema de sua empresa de maneira semelhante a uma rede sem fio gratuita. Em seguida, você iniciará uma conexão VPN com base no servidor VPN definido para sua empresa.

Uma vez feito isso, você já está em uma rede interna segura para o seu trabalho. Mas, para que não tenha maiores problemas de segurança, é preciso, sim, aumentar a segurança da sua empresa. Por isso, separamos uma lista com as 3 melhores dicas para aumentar a segurança da VPN. Confira!

Vantagens de usar a VPN nas empresas

Se você ainda não conhecia a importância de utilizar a VPN dentro da sua empresa, confira quais são as principais vantagens de utilizar essa solução antes de ver as dicas para aumentar a sua segurança:

  • Funcionalidade de controle remoto: no caso de uma empresa, a grande vantagem de ter uma VPN é que as informações podem ser acessadas remotamente, de qualquer outro lugar. É por isso que uma VPN pode aumentar a produtividade dos colaboradores em uma empresa.
  • Compartilhamento de arquivos: um serviço VPN pode ser usado se você tiver um grupo que precisa compartilhar dados por um período maior de tempo.
  • Anonimato online: através de uma VPN, você pode navegar na web de forma anônima. Em comparação com o uso de software IP ou proxies da web, a vantagem de um serviço VPN é justamente esta: permitir que você acesse aplicativos e sites da web com total anonimato.

3 dicas para aumentar a segurança da VPN

1. Use a VPN dupla

Poucos param para pensar nessa solução, mas utilizar mais de uma VPN é um bom caminho. Se você tiver servidores Double VPN em sua lista, sempre lembre de usá-los.

A tecnologia dupla para segurança da VPN permite que você navegue anonimamente conectando-se a uma cadeia de servidores. Ou seja, haverá uma VPN no topo de outra VPN, com os mais altos níveis de segurança e criptografia.

2. Use os protocolos Stealth VPN ou SSTP

Se a sua conexão for bloqueada mesmo usando uma VPN, certifique-se de alterar o protocolo e tentar usar o Stealth VPN ou o SSTP. Esses dois protocolos VPN são de alta velocidade e seguros.

O Stealth VPN irá mascarar o tráfego da sua VPN e fará com que pareça tráfego normal da web. Dessa forma, você pode passar por qualquer problema imposto na rede, como a captura criminosa de dados.

3. Use VPN + Tor

Com o Tor — sigla para The Onion Router (Roteador Cebola) —, um serviço criado para que as pessoas naveguem anonimamente pela internet, é possível mascarar informações muito confidenciais.

O modo mais seguro é se conectar a um servidor VPN enquanto estiver usando o navegador Tor, unindo o poder de segurança das duas tecnologias.

Agora que você já sabe como aumentar a segurança da VPN da sua empresa, é o momento de entender também como conectar matriz a filiais, pensando em garantir uma boa comunicação entre as unidades. Veja como otimizar ao máximo os seus resultados!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: