Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

25/out
Cristina Cruz
Boas práticas para conectar matriz a filiais

A tarefa de gerenciar uma organização não é algo simples, especialmente quando a empresa possui inúmeras unidades de negócio espalhadas por diferentes regiões e, muitas vezes, até em outros países. Nesses casos, conectar matriz a filiais é fundamental para que as estratégias do negócio possam ser cumpridas com sucesso.

Nesse contexto, por mais complicada que essa integração seja, o uso de boas soluções tecnológicas ajuda a garantir um fluxo contínuo de comunicação e de trocas entre colaboradores de todas as unidades da empresa.

Confira quais são as principais dificuldades enfrentadas pelas organizações ao conectar matriz a filiais e como a tecnologia pode ser usada como uma grande aliada. Continue lendo!

Os desafios da integração de unidades da empresa

É bastante comum que as empresas com filiais espalhadas por diferentes regiões encontrem dificuldades quando se trata de interligar suas diversas unidades. Devido à distância física, poucas costumam ser as oportunidades de os colaboradores interagirem e terem contato com aqueles que trabalham na matriz.

Embora o trabalho desempenhado por cada unidade possa ser diferente, conectar matriz a filiais é essencial para o crescimento da empresa e, consequentemente, para atingir bons resultados no negócio. Quando as unidades não estão integradas, a empresa corre o risco de as tarefas não serem executadas de acordo com a estratégia da organização.

As empresas que ainda não estão focadas em conectar matriz a filiais devem saber que essa desintegração, mais do que dificultar a interpretação de mensagens, pode levar a significativos desperdícios de recursos e horas de trabalho que poderiam ser melhor utilizadas. Quando todas as unidades estão conectadas, a produtividade aumenta e, consequentemente, os resultados se tornam ainda melhores.

Para que os colaboradores dialoguem e trabalhem em parceria, ainda que fisicamente distantes, é importante que a empresa ofereça bons canais de comunicação para o compartilhamento de informações e experiências. Além disso, contar com soluções tecnológicas inovadoras para conectar matriz a filiais faz toda a diferença.

Conheça algumas soluções para conectar matriz a filiais

LAN to LAN

A solução LAN to LAN é bastante útil para as empresas conectarem as redes LAN das suas diversas unidades de negócio tanto em território nacional quanto internacional. Por meio de redes novas e tecnologia moderna, essa solução garante maior controle e transparência na transmissão de dados e em relação às aplicações usadas pela organização devido à característica de sua arquitetura.

Além disso, o grande diferencial do LAN to LAN quando comparado a outras soluções de conectividade é sua alta disponibilidade e qualidade de tráfego. Essa característica colabora para uma performance do serviço de baixa latência, proporcionando uma menor fila e menos buffering.

Comunicação unificada

Como o nome sugere, as soluções de comunicação unificada fazem a integração dos diferentes canais de chat, voz e vídeo utilizados pela empresa. Por estarem baseadas na nuvem, elas têm se mostrado bastante eficazes para conectar matriz a filiais. Seja para fazer ligações, enviar mensagens ou realizar reuniões por vídeo, basta estar conectado à internet.

Isso também evita os investimentos com infraestrutura padrão e manutenção de equipamentos, o que faz com que os recursos possam ser direcionados para outras necessidades do negócio. A tecnologia, portanto, colabora para o fluxo de comunicação entre os colaboradores ao mesmo tempo em que elimina gastos com ligações e outros serviços.

Rede Particular Virtual

A Rede Particular Virtual ou Virtual Private Network (VPN) nada mais é do que uma solução usada para conectar computadores por meio de uma rede pública, como é o caso da internet. Um dos principais benefícios do serviço de VPN é a segurança, já que os dados trocados entre os diferentes pontos da rede são codificados.

Assim, esse tipo de solução é uma boa opção para conectar matriz a filiais e também para interligar diferentes usuários por meio da internet. É possível acessar de maneira segura as aplicações, informações e arquivos compartilhados da empresa. Portanto, graças a essa tecnologia, computadores distantes são conectados e seus usuários podem acessar pastas e arquivos como se estivessem numa rede local.

Quer entender melhor como funciona uma VPN? Então, clique aqui e saiba mais sobre as utilidades dessa solução e seus diferentes tipos.

Deixe seu comentário