Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

06/set
Redator MPE
A importância do CNPJ para profissionalizar o seu negócio

Todo empreendedor que quer crescer precisa ser identificado. E é exatamente para isso que serve o CNPJ. O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é a forma da Receita Federal regular e conceder direitos e obrigações para empresas e empreendedores.

 

O CNPJ possibilita inúmeras facilidades e vantagens para quem tem algum tipo de negócio e ainda vive na informalidade.

Além de estar em situação irregular junto aos órgãos públicos, ter uma empresa e não possuir CNPJ pode trazer prejuízos e sérios problemas.

Muitas empresas não entram com a documentação pedindo seu Cadastro por ter medo da burocracia e também do Imposto de Renda. Mas a situação mudou bastante nos últimos anos.

Com a possibilidade da abertura de um MEI, as vantagens de estarem regularizados ficaram acessíveis à todos os empreendedores.

Quais as vantagens de ter um CNPJ

Para qualquer pessoa que queira regularizar a situação da sua empresa, existem inúmeras facilidades posteriores, como:

  • Crédito facilitado pelos bancos: as instituições financeiras veem as Micro e Pequenas Empresas como bons pagadores e as taxas de empréstimo, por exemplo, são menores para quem é considerado Pessoa Jurídica;

  • Emitir Notas Fiscais: seu negócio pode estar perdendo muito dinheiro, caso não emita Notas Fiscais. Vários tomadores de serviço e compradores priorizam os fornecedores capazes de gerar Notas Fiscais para regularizar o pagamento de impostos. Quem opta por ter um CNPJ pode, inclusive, emitir notas Fiscais online de maneira fácil e bastante simples.

  • Possui facilidades para máquinas de cartão: Receber seus pagamentos por meio de cartão de crédito e débito é outra vantagem de quem está cadastrado junto à Receita. As taxas para empréstimo e manutenção das maquininhas é bem menor para quem tem CNPJ;

  • Direitos Trabalhistas dos funcionários: por menor que seja o seu negócio, uma hora ele vai crescer e você vai precisar de mais funcionários. As empresas caracterizadas como MEI, possuem garantias trabalhistas para seus funcionários, como seguro-desemprego, salário-maternidade e auxílio-doença;

  • Aposentadoria: uma hora você vai ter que pensar nisso, não é mesmo? Para quem sai da ilegalidade e se torna empresa , o futuro está um pouco mais garantido. No pagamento mensal dos impostos, está inserida parte a ser recolhida junto ao INSS.

Como faço para solicitar o CNPJ

O procedimento varia conforme o tamanho da sua empresa. No caso das empresas de médio a grande porte, o pedido deve ser feito direto na receita e, para isso, você pode precisar da ajuda de um contador.

Para os pequenos e microempresários, o procedimento é simples. Basta entrar no site do Portal do Empreendedor e seguir os passos e envio de documentos. Imediatamente, a documentação é liberada e, a partir daí, basta dar entrada no reconhecimento da empresa na prefeitura da sua cidade. Nessa ocasião, sua empresa vai ganhar uma Inscrição Municipal e pode requerer o acesso ao sistema para emissão de NFe- Notas Fiscais Eletrônicas.

Preciso pagar Imposto de Renda da empresa?

Para quem tem MEI, o procedimento de recolhimento de taxas é automático no momento do pagamento da taxa mensal – DAS.

Uma vez ao ano, as Micro e Pequenas Empresas precisam informar o rendimento do ano anterior por meio da Declaração Anual do Simples Nacional do MEI, de forma bastante simples e tudo pela internet.

Gostou do conteúdo de hoje sobre os benefícios do CNPJ para profissionalizar o seu negócio? Conte para a gente nos comentários abaixo! Também não deixe de acessar aqui para conhecer agora mesmo os nossos produtos para micro e pequenas empresas!

Receba informações e dicas exclusivas em TI e Telecom, assine nossa Newsletter:

Deixe seu comentário