Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

13/nov
Redator MPE
8 ferramentas gratuitas para utilizar em sua MPE

A Transformação Digital não traz somente desafios. Na maioria das vezes, o uso de facilidades como as ferramentas gratuitas podem ajudar bastante a melhorar a produtividade da sua empresa.

Existe hoje no mercado uma série de softwares que podem ajudar as MPEs na administração, nas ações de marketing e em demais setores da empresa. As versões gratuitas dessas ferramentas costumam apresentar funcionalidades que podem ser interessantes para o pequeno empreendedor; não só para a administração do negócio quanto na relação com o cliente. A maioria delas também oferece uma versão paga, que pode ser válida quando seu negócio começar a crescer.

Conheça, agora, 8 ferramentas gratuitas que podem ajudar no gerenciamento de processos e setores específicos da sua micro ou pequena empresa.

Comunicação

1. Skype

Além de ser uma alternativa com melhor conexão que o WhatsApp, o Skype permite que sejam feitas conferências e chamadas de vídeo com mais qualidade e menos instabilidade. O software pode ser utilizado tanto em notebooks quanto em smartphones, permitindo também o envio de mensagens pelo chat.

2. Slack

O Slack é uma rede de comunicação que oferece a possibilidade de envio de documentos, além de permitir a comunicação por texto, mensagem ou vídeo. Nela, podem ser criados diferentes grupos que também viabilizam a comunicação direta entre os usuários de forma privada.

Gerenciamento

3. Evernote

Para quem precisa guardar ideias, pequenos textos ou informações em um lugar que possa ser acessado de qualquer dispositivo, o Evernote pode ser a solução. Com o armazenamento dos dados na nuvem, ele permite até mesmo salvar pequenos vídeos. Com interface fácil e design prático, o Evernote possibilita o compartilhamento desses arquivos facilmente em outras ferramentas.

4. Trello

Um dos queridinhos entre os gerenciadores, o Trello ajuda empreendedores a controlar projetos e prazos, além de organizar o fluxo de trabalho entre os funcionários. Os quadros e informações podem ser compartilhados entre os usuários. A ferramenta é gratuita, mas outras funcionalidades podem ser desbloqueadas com o pagamento.

Marketing

5. WordPress

Para os empreendedores que investem em marketing de conteúdo, o WordPress é indispensável. Além de possibilitar o gerenciamento das publicações, ele também possui plugins que ajudam no posicionamento do seu conteúdo na página de buscadores, como o Google, por exemplo.

6. Canva

O Canva é uma das ferramentas gratuitas mais eficientes para a área de marketing das empresas. Ela permite que sejam criados desde banners, cardápios, apresentações até designs para e-mails e cartões de visita. A ferramenta tem um design moderno e profissional, sendo possível compartilhar suas produções diretamente nas redes sociais.

Financeiro

7. Zero Paper

Um software para o gerenciamento e controle financeiro, o Zero Paper é voltado especialmente para pequenos empreendedores. Ele permite controlar todo o fluxo financeiro da empresa de forma bem simples.

8. Calculadora Sebrae

Esta calculadora demonstra o quanto foi pago de imposto sobre a venda de cada produto ou serviço. Essencial para saber os custos da sua empresa.

E, então, o que achou das nossas dicas de ferramentas gratuitas para utilizar em MPEs? Sua empresa já usa alguma delas? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário