Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

4 formas de aumentar a segurança digital em micro e pequenas empresas

Algar Telecom | 14 de novembro de 2018

Podemos perceber no nosso dia a dia que o meio digital nos ajuda muito a desempenhar um bom trabalho, mas também está recheado de armadilhas. Hoje, a segurança digital em micro e pequenas empresas é um assunto importante que precisa ter a atenção de todos os empreendedores.

Quando falamos sobre segurança digital, estamos fazendo referência a uma série de problemas causados por vírus e outros tipos de ameaças que estão sempre colocando em risco o bom funcionamento dos sistemas e dispositivos.

É por isso que preparamos um conteúdo completo com as 4 principais formas de aumentar a segurança digital em micro e pequenas empresas. São ações simples — mas bastante eficazes — para você estar sempre prevenido contra as ameaças que podem surgir. Acompanhe!

4 dicas para aumentar a segurança digital em micro e pequenas empresas

1. Uso de antivírus e antispam

Pensando na maneira mais simples de aumentar a segurança digital em micro e pequenas empresas, a ação que podemos aplicar é sempre ter ativado um antivírus e um antispam.

O antivírus é o sistema mais conhecido para gerar esse trabalho de segurança nos equipamentos. Sua função é fazer o mapeamento completo de todos os seus arquivos para indicar se há algo prejudicial, além de fazer alertas sobre novas ameaças.

Já o antispam é o sistema capaz de bloquear mensagens que recebemos nas nossas caixas de e-mail e que também podem representar uma ameaça. Esses dois sistemas são importantes para manter a segurança da informação dentro do ambiente de trabalho.

2. Atualização dos softwares

Quem nunca ficou chateado com aquelas barrinhas de notificação que aparecem no canto da tela do computador informando que existe uma nova atualização para um ou outro programa?

Pois é, qualquer um já passou por esse momento, e a escolha, na grande maioria dos casos, é o famoso “Lembrar mais tarde” ou “Avisar depois”. Até o “Cancelar” é usado nesses momentos.

Mas isso só acontece porque poucos conhecem a importância das atualizações de softwares. As novas versões, apesar de não terem uma mudança visual, passam por mudanças estruturais de código para melhorar a segurança do sistema.

Ou seja: se você fizer a atualização constante dos softwares, automaticamente estará deixando seu equipamento mais seguro. Então, fica claro que essa é uma das principais formas de aumentar a segurança digital em micro e pequenas empresas.

3. Treinamento da equipe

Os e-mails são a principal forma encontrada para espalhar vírus e malwares pela internet. E se tem uma ferramenta que nunca deixamos de usar todos os dias é justamente o e-mail.

Por conta disso, existe a necessidade contínua de realizar treinamento com sua equipe de colaboradores para apresentar as melhores formas de evitar esses riscos.

Claro que as ferramentas já ajudam, mas o treinamento será o diferencial para todos conhecerem as melhores práticas. Para isso, basta passar algumas dicas simples que ajudam a identificar de imediato se um e-mail pode ter algo prejudicial. O checklist para o treinamento pode ter dicas como:

  • desabilitar o download automático de anexos de e-mail;
  • ver se o domínio do endereço de envio é estranho;
  • analisar se o assunto do e-mail não tem relação nenhuma com suas atividades;
  • evitar abrir e-mails de alguma marca que, embora possa ser famosa, não entraria em contato;
  • nunca fazer o download de um arquivo, a menos que esteja previamente avisado que receberia por e-mail.

4. Uso do backup em nuvem

Não importa o nível em que uma empresa se encontra; ela com certeza possui uma série de dados relevantes e cruciais, seja para realizar um balanço financeiro ou até mesmo para pensar nas estratégias de crescimento.

E, se você ainda não sabe, já passou o tempo em que os dados só podiam ser copiados e depois salvos em outro dispositivo, como um pen drive ou um HD externo. A melhor solução para aumentar a segurança digital em micro e pequenas empresas com os dados gerados na operação é através do uso do backup em nuvem.

Essa solução permite que todos os dados sejam salvos em servidores seguros na nuvem. Uma cópia de cada arquivo e informação é feita para ser armazenada em um ambiente protegido e de fácil acesso. Essa é a melhor forma de evitar perdas irreparáveis, principalmente por conta de ataques cibernéticos ou ação de vírus.

Gostou de conhecer as melhores maneiras de aumentar a segurança digital em micro e pequenas empresas? Então, não perca tempo e veja agora mesmo como manter sua empresa mais segura usando o backup em nuvem.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: