1. Home
  2. /
  3. MGE
  4. /
  5. Qual a frequência ideal para atualizar seu plano de negócios?


Artigos Escrito por Algar Telecom | 28 de setembro de 2015

Qual a frequência ideal para atualizar seu plano de negócios?

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

O mundo dos negócios está em constante atualização. A economia muda, novos concorrentes aparecem, as negociações começam a crescer e isso pode deixar os empreendedores confusos e preocupados. Nesse momento, surgem dúvidas a respeito de vários assuntos: finanças, organização e qual a melhor hora para atualizar o plano de negócios da empresa. E, nessas horas, é sempre bom contar com a ajuda de um especialista.

Leia também: 7 PODCASTS SOBRE EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS

De acordo com Eduardo Vilas Boas, empreendedor e Doutor em Administração, o ideal é atualizar o plano todas as vezes que alguma premissa importante é alterada, ou seja, todas as vezes que houver mudanças naquelas informações que o empreendedor definiu como verdadeiras e base para seu planejamento financeiro do plano de negócios. Por exemplo: se o seu plano foi elaborado considerando crescimento do mercado de 3% ao ano e um novo relatório altera a expectativa para 5%, é um caso para alteração do documento. Além disso, quando seus negócios começam a funcionar, outros tipos de informações entram em jogo: as necessidades reais do negócio, seus números, os custos reais, as demandas e sua colocação no mercado. Partindo da realidade, os números que estavam nas expectativas mudam e, consequentemente, geram a necessidade de atualizar o plano de negócios, aumentando sua credibilidade, agora que passa a se basear em fatos concretos e reais.

E se nenhum fator desses acontecer para influenciar o documento? Nesse contexto, a atualização e a análise do plano de negócios devem ser feita a cada seis meses, para verificar se existem novas informações que podem alterar suas premissas, sejam internas ou externas, retiradas do que mudou no mercado. É importante também que o empreendedor revise suas informações toda vez que for apresentar seu modelo de negócios para um novo investidor. Eduardo reforça ainda que sempre é bom verificar e atualizar as informações do plano de negócios, mesmo sem nada de novo afetar a empresa. Assim, quando uma necessidade surgir, as informações serão recentes e apresentarão o melhor da sua proposta.

empresas

Deixe seu comentário