Com a nova era digital, muitas modificações estão acontecendo em todos os setores – inclusive na maneira de controlar as vendas e os tributos de um negócio. Consequentemente, a nota fiscal impressa está cada vez mais em desuso. Tanto pela emissão de papel quanto pelo armazenamento de documentos, a antiga forma vem perdendo cada vez mais espaço. Sem contar com a maior segurança na transmissão dos dados para pagamentos de tributos tanto para a administração municipal quanto para a Secretaria da Fazenda de cada Estado.
A Nota Fiscal Eletrônica – NFe – pode ser integrada ao sistema de gestão empresarial de cada empresa evitando, assim, que os dados tenham que ser preenchidos novamente a cada nova emissão, ajudando na otimização do tempo de trabalho dos funcionários e na segurança no armazenamento desses dados.
A tributação a ser paga já é gerada automaticamente pela Nota Fiscal Eletrônica, o que ajuda o negócio a não ter problemas com a prestação tributária mensal. Essa é uma grande vantagem para os pequenos empreendedores, que, muitas vezes, tem que fazer não só o preenchimento, mas o lançamento desses dados de maneira manual, o que pode ocasionar erros e problemas futuros com a Secretaria de Estado da Fazenda.
Para a tributação municipal, o ISS, a NFe também realiza a transferência desses dados para o município, agilizando todo esse processo.
As vantagens da implantação de um emissor de Notas Fiscais Eletrônicas são inúmeras. Entre elas estão:
Leia também: OBRIGATORIEDADE DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA (NFC-E)
O primeiro passo é fazer o certificado digital, que serve como assinatura e autenticação da veracidade dos dados emitidos e recebidos pelo cliente. O processo para emissão do certificado digital é bastante simples e pode ser solicitada na Secretaria da Fazenda do seu estado.
Depois a empresa vai precisar de um software que seja gerador de Notas Fiscais Eletrônicas. Essa ferramenta facilita a emissão e envio do documento tanto para o sistema de armazenamento digital da empresa quanto para o cliente.
Gostou do conteúdo de hoje sobre a nova era da Nota Fiscal Eletrônica? Que tal compartilhar o seu comentário conosco abaixo?
Deixe seu comentário