Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como ter controle financeiro da sua empresa?

Cristina Cruz | 3 de novembro de 2015

Uma das partes mais complexas da administração de uma empresa é a financeira. Em algum momento, o empresário precisa de dicas e ferramentas que ajudem na melhor gestão e controle das finanças de seu negócio. Equilibro financeiro, pagamentos em dia e recursos para o crescimento da empresa são alguns dos pontos mais relevantes discutidos pelos especialistas e, segundo o Endeavor, o bom controle financeiro é a garantia de todos esses fatores. Controlar finanças significa coordenar as atividades e avaliar as condições da empresa, por meio de relatórios elaborados a partir dos dados patrimoniais e de fluxo de caixa. Ao ter esse controle, o empreendedor tem consciência da situação real na qual se encontra em consegue avaliar e planejar os próximos passos. É por isso que o Endeavor listou e respondeu algumas das principais dúvidas sobre o assunto:

– Como realizar o controle financeiro da minha empresa?

Divida o controle financeiro para se organizar melhor, nas seguintes partes: Controle de caixa: registra a origem e o destino do dinheiro movimentado pela empresa diariamente; Controle de bancos: monitora as entradas e saídas de valores da conta bancária da empresa, permitindo o acompanhamento do saldo; Controle de contas a receber: por meio deste, você tem consciência de montante dos valores a receber, contas vencidas e a vencer, clientes com atrasos nos pagamentos e como programar cobranças; Controle de contas a pagar: com este, você se mantém informado sobre o vencimento dos compromissos, como estabelecer prioridades de pagamento e o montante dos valores a pagar; Fluxo de caixa: projeção de entradas e saídas de recursos financeiros em um período.

– Por que fazer o controle financeiro?

O controle é imprescindível para conseguir levantar os recursos necessários para as operações da sua empresa e, por meio de relatórios baseados no controle financeiro, identificar antecipadamente a melhor forma possível para aplicar os recursos. Além disso, manter o controle permite: saldar as obrigações da empresa nas datas de vencimento; analisar as fontes de crédito para que, caso seja necessário um empréstimo, ele seja menos oneroso; controlar os saldos de caixa e créditos a receber; buscar o equilíbrio entre entradas e saídas de caixa e manter a empresa em permanente situação de solvência.

– Existem ferramentas que podem me ajudar no controle financeiro?

A primeira e uma das mais eficazes é o fluxo de caixa, que pode ser feito por meio da ferramenta Fluxo de Caixa Descontado, que faz o cálculo do valor da empresa e é bastante utilizada. Outra ferramenta importante é o ContaAzul, um programa de controle totalmente online, que te ajuda a organizar as informações financeiras e também o estoque e integração bancária, de forma bastante segura. O software Nibo também é online e possibilita controlar as finanças, emitir notas fiscais e boletos bancários, organizar contas a pagar e promover a integração bancária, dentre outros recursos.

Por: Equipe de Conteúdo Algar Telecom

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: