1. Home
  2. /
  3. Negócios
  4. /
  5. Como funciona a antecipação de recebíveis?


Artigos Escrito por Algar Telecom | 5 de junho de 2017

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma grande demanda que surge de forma inesperada, alguma data comemorativa que precisa ser melhor explorada, a necessidade de uma contratação imediata: são diversos os motivos que podem levar o empresário a precisar de um valor que muitas vezes ele não tem disponível de imediato no caixa da empresa. Nesses momentos, uma alternativa usada para resolver os imprevistos, comuns na rotina de um negócio, é a antecipação de recebíveis.

A antecipação de recebíveis consiste em uma modalidade de operação de crédito que tem como objetivo transformar as vendas realizadas a prazo em dinheiro imediato. Normalmente realizada por bancos e operadoras financeiras, que assumem os títulos que a empresa tem a receber no futuro, essa operação antecipa os recursos mediante a cobrança de uma taxa de juros, sendo esta compatível com o tempo que o banco precisará esperar para que a compensação dos títulos em questão seja feita. Entre as opções disponíveis, duplicatas, parcelas de cartão de crédito e cheques pré-datados são os títulos mais comuns que podem ter seus pagamentos antecipados.

Leia também: RELATÓRIOS FINANCEIROS – QUAL A IMPORTÂNCIA E COMO ANALISAR

Como solicitar uma antecipação?

Planejamento é sempre o início de tudo. Sendo assim, é importante elaborar um plano financeiro a ser adotado nos meses seguintes à antecipação, uma vez que será necessário manter todos os custos mapeados para que nenhum compromisso da empresa fique pendente. Depois disso, é preciso escolher quais títulos serão recebidos nessa antecipação. Pagamentos relacionados a cartões de crédito, duplicatas e cheques pré-datados de clientes confiáveis são as melhores escolhas, visto que são os títulos mais prováveis quanto à garantia de recebimento dos valores em questão.

Depois de escolher os títulos, é recomendado verificar as taxas de juros e tarifas a serem cobradas em cima do valor antecipado, a fim de se evitar surpresas desagradáveis em relação aos valores desembolsados pela operação. Ao efetuar a antecipação, também é importante que os títulos baixados na operação de crédito sejam baixados no planejamento financeiro. Essa atualização garante segurança e minimiza os riscos de comprometimento de recursos que já foram recebidos.

Os benefícios da antecipação de recebíveis

Entre os principais benefícios da antecipação de recebíveis estão a não existência de um compromisso a ser pago a longo prazo e taxas de juros menores em relação ao que bancos e financeiras cobram por empréstimos, por exemplo. Além disso, não será preciso que o empreendedor retire dinheiro do caixa do seu negócio para o pagamento de parcelas de financiamento, sendo esta uma das vantagens mais atrativas dessa modalidade de operação de crédito.

Atenção quanto aos riscos de antecipar recebíveis

É preciso que o empresário tenha bastante atenção antes de solicitar uma antecipação de recebíveis. Isso porque a taxa de juros a ser cobrada pelo banco por essa operação deve ser menor que os juros cobrados por outras linhas de crédito disponibilizadas pela instituição financeira. É preciso ainda estar atento quanto ao valor real que será descontado pelo banco em relação ao valor antecipado, uma vez que tarifas, como o IOF, são cobradas nesse tipo de operação.

Diante disso, a melhor maneira de realizar uma antecipação sem cair nas armadilhas dos juros e tarifas é montando uma projeção de fluxo de caixa. Essa ação é importante, pois auxilia o empreendedor a entender quanto de dinheiro realmente será antecipado e se esse valor fará falta ou não no futuro do negócio. Afinal, gerar um problema para o futuro devido a uma ação mal planejada no presente nunca é a melhor saída para resolver os problemas financeiros de uma empresa.

Compartilhe conosco nos comentários a sua opinião e experiência sobre o assunto!

gestão financeira

Deixe seu comentário