É muito comum o fim do ano trazer um boom de vendas para as empresas, fazendo os indicadores de desempenho subirem com muita facilidade. Para você ter uma ideia, houve um crescimento de 9,5% das vendas natalinas em 2019 — considerado o melhor desde 2014.
No entanto, quando o ano começa, os empreendedores ficam assustados. Afinal, o primeiro trimestre costuma ter uma queda significativa na maioria das organizações.
Se você se identificou e está preocupado com a queda nas vendas, não se preocupe! Continue a leitura e confira dicas incríveis para melhorar os resultados no ano que está apenas começando! Vamos lá?
Invista em promoções para melhorar as vendas
Convenhamos: quem não adora uma boa promoção, não é mesmo? Então, primeiramente faça um levantamento de estoque. Confira quais são as mercadorias que estão paradas há algum tempo e quais estão com o prazo de validade apertado.
Depois, monte kits e faça promoções com esses produtos. Mesmo que a sua margem de lucro diminua com essas ofertas, o aumento das vendas faz com que as mercadorias girem e o seu cliente permaneça perto da sua marca. Além disso, ao perceber que você investe em estratégias benéficas para o consumidor, ele vai se fidelizar com mais facilidade.
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Esteja presente na vida do cliente
Um dos segredos mais valiosos para aumentar as vendas é se fazer presente na vida do seu cliente. Afinal, você deve conhecer o ditado “quem não é visto, não é lembrado”, certo?
Então, mostre ao cliente que você está sempre lá, gerando conteúdo e informações de valor que superem as expectativas e solucionem as dores do seu público. Veja algumas opções:
- envie SMS no aniversário do seu cliente, parabenizando-o pela data;
- publique conteúdo rico e diversificado pelo menos três vezes por semana nas redes sociais;
- não se esqueça das datas comemorativas para criar campanhas inteligentes;
- envie newsletter com conteúdo interessante;
- envie promoções pelo WhatsApp (com moderação);
- invista também na mídia offline;
- promova uma parceria com algum digital influencer do seu segmento para dar mais visibilidade para o seu negócio.
Organize um evento na sua loja
Os eventos são ótimas oportunidades para vender mais e tornar a sua marca mais conhecida na sua região de atuação. Então, organize um workshop na sua loja, convidando alguma personalidade ou um expert no seu segmento — que pode, inclusive, ser um funcionário da empresa.
O mais importante é ter um bom planejamento estratégico: é preciso apresentar um assunto criativo, inteligente e do interesse do seu público. Convide a imprensa e autoridades e aproveite o momento para fazer promoções e divulgar melhor os seus produtos.
Não se esqueça, ainda, de fazer uma cobertura ao vivo nas redes sociais e divulgar as promoções também para quem não estiver presente naquele momento. Essa é uma oportunidade de turbinar o comercial e se tornar referência no assunto.
Sabemos que retomar o movimento após as vendas de fim de ano é uma preocupação que atinge a maioria dos empreendedores. No entanto, com um bom planejamento e seguindo as nossas dicas, temos a certeza de que a sua empresa lucrará mais neste primeiro trimestre de 2020.
Agora que você aprendeu como retomar o movimento após as vendas de fim de ano, que tal aprender 5 maneiras de motivar a sua equipe? Boa leitura!