Sabemos que, muitas vezes, o fator determinante para uma compra são os meios de pagamento. Afinal, com a indústria 4.0, o cliente pode optar por diversas marcas em questão de segundos. Então, além de proporcionar a ele uma experiência incrível, é necessário oferecer opções que caibam no seu bolso.
Para isso, investir em diversos meios de pagamento é fundamental. Assim, o cliente tem mais liberdade para escolher alternativas que favoreçam o seu planejamento financeiro.
Vamos entender mais sobre o assunto para proporcionar ao seu cliente os melhores meios de pagamento? Continue conosco!
Quais são os meios de pagamento existentes?
Atualmente, existem quatro principais formatos de pagamento: dinheiro, boleto, cartão de débito e cartão de crédito.
Dentre eles, o dinheiro está sendo cada vez menos utilizado. Segundo uma previsão feita pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), até 2030 as moedas e cédulas deixarão de existir.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 75% dos brasileiros consideram que o boleto bancário é a melhor opção para pagamento. Afinal, assim não é preciso ter dinheiro vivo nem perder o limite no cartão de crédito.
Ainda assim, o cartão de crédito é o queridinho de 52 milhões de brasileiros. O cartão de débito também é bastante utilizado, bem como o débito automático de contas fixas.
Quais são as principais tendências de meios de pagamento?
Confira agora algumas tendências de meios de pagamento!
Transações por comando de voz, reconhecimento facial e biometria
As transações realizadas por biometria não são mais novidade. Afinal, diversos bancos brasileiros já adotaram esse sistema.
Já as transações por comando de voz estão acontecendo somente nos Estados Unidos. O reconhecimento facial, por sua vez, está sendo testado na China. Essas são algumas alternativas interessantes para autenticar transações com maior segurança.
Criptomoedas
As criptomoedas são moedas digitais, também chamadas de bitcoin. Como se trata de um dinheiro virtual, é necessário ter uma carteira digital. E a pessoa pode fazer a movimentação por meio dos seus dispositivos.
No entanto, mesmo que haja controle como o blockchain, ainda não existe regulamentação para esse tipo de pagamento — porém, no Japão já existem algumas lojas que aceitam.
Como oferecer os melhores meios de pagamento para o cliente?
Ficar de olho nas tendências é fundamental para proporcionar sempre as melhores opções para o seu cliente. Mais importante ainda é fazer uma pesquisa com o seu público para compreender quais são os meios de pagamento que ele mais utiliza.
Dessa maneira, se a sua empresa ainda não investe em algum dos meios apontados, pode começar a investir. Avaliar os motivos pelos quais os clientes abandonaram ou desistiram de uma compra também é essencial. Assim, você confere se a sua empresa não está utilizando os meios mais adequados para atender às necessidades do seu público.
Também é recomendável ter um bom controle da gestão financeira da sua empresa. Assim, é possível gerenciar todos os meios de pagamento, otimizar a rotina dos seus colaboradores e melhorar as questões que envolvem o controle financeiro.
Conhecer quais são os melhores meios de pagamento é fundamental para conferir se a sua empresa está (ou não) oferecendo as alternativas mais indicadas para o seu cliente. Ter um excelente controle de gestão financeira também é fundamental para garantir a lucratividade do seu negócio.
Agora que você aprendeu mais sobre os meios de pagamento, que tal conhecer 4 ferramentas de gestão financeira para adotar em sua empresa?