Entender o que é big data é fundamental atualmente, quando as pessoas e empresas reúnem e acessam dados em grande escala, e arquivos em diferentes formatos. Essa tecnologia permite analisar informações e gerar resultados importantes sobre algo.
Diferente do Small Data, a definição de Big Data tem a ver com o grande volume de dados, sejam eles estruturados, não estruturados ou semi-estruturados. Aqui vamos compreender melhor os conceitos envolvidos, acompanhe.
O que é Big Data?
Big Data é um conjunto de técnicas e ferramentas para analisar uma grande quantidade de informações, com o intuito de gerar resultados importantes e menores.
Para entender melhor o conceito, tenha em mente que um banco de dados tradicional não consegue processar dados não estruturados, que são aqueles em formatos variados, como áudio e vídeo, comentários em redes sociais, e-mails, dados de tabelas, entre vários outros tipos.
Como funciona o Big Data?
Essa tecnologia foi criada para captar e receber uma grande quantidade de informações que, a princípio, não estão organizadas e nem oferecem sentido para um negócio.
É por meio de um conjunto de processamento que o Big Data gera valor para uma empresa. Em outras palavras, os dados coletados são minerados, extraídos e analisados para oferecer resultados em gráficos, mapas ou relatórios e podem provocar alguns desafios. As ações ou etapas são:
-
Concepção;
-
Coleta;
-
Pré-processamento;
-
Data mining;
-
Análise;
-
Visualização;
-
Integração.
Nas duas primeiras fases essa tecnologia reúne dados de várias fontes e aplicativos, como dispositivos móveis, redes sociais, sensores eletrônicos, entre outros. Isso resulta em uma variedade de formatos de arquivos.
O Big Data pode coletar dados estruturados (aqueles organizados em tabelas, ou seja, que podem ser dispostos em linhas e colunas), não estruturados (não são organizados em estrutura tabular) e semiestruturados (parcialmente organizados, são guardados em XML).
A terceira fase, ou pré-processamento, vai armazenar e organizar os dados coletados. O armazenamento pode ser feito em banco de dados, sistemas de arquivos, data lakes e data warehouses.
Na quarta fase, o data mining (mineração de dados) usa métodos de inteligência artificial para identificar padrões de acordo com os objetivos traçados pelo negócio.
A quinta etapa é a análise de dados, que extrai informações úteis para o negócio. Por fim, a visualização e integração pode ser feita por meio de gráficos, mapas, tabelas ou outras formas de apresentação visual.
Qual a importância da Big Data para as empresas?
A análise proveniente do Big Data entrega resultados relevantes para as empresas. Isso é importante, porque no meio de uma grande quantidade de dados, o negócio recebe informações tratadas que podem agregar valor e auxiliar nas tomadas de decisões.
O Big Data, ao tratar uma grande quantidade de dados vindos de várias fontes, permite que uma empresa consiga prever o comportamento dos seus consumidores, além de conhecer melhor o seu público e outras questões do negócio. Caso feito de forma errônea, a estratégia de Big Data pode virar um fracasso.
Benefícios do Big Data para as empresas
Quando entendemos o que é Big Data, podemos enxergar uma gama de benefícios que a tecnologia proporciona: coleta de dados em tempo real, melhora a tomada de decisão, otimização da experiência do cliente (porque a empresa compreende melhor a sua necessidade), processamento de informações com mais rapidez e melhora no gerenciamento de riscos.
A análise de grandes volumes de dados auxilia as companhias a adotarem ações mais assertivas e criarem estratégias específicas, de acordo com as informações geradas pelos dados extraídos. Conheça os exemplos de benefícios do Big Data:
-
Manufatura: uso da análise de dados para reduzir o desperdício e aumentar a produtividade;
-
Varejo: empresas podem usar o conhecimento gerado pela análise de grande volume de dados, para identificar o grau de satisfação do consumidor, desenvolver produtos para clientes específicos e prestar atendimento de qualidade;
-
Serviços financeiros: o Big Data pode auxiliar na avaliação de crédito e prevenir fraudes;
-
Recomendações: serviços como Netflix e Amazon usam o Big Data para cruzar dados dos clientes e sugerir conteúdos e produtos alinhados com suas necessidades;
-
Soluções de cobrança: a Algar Telecom oferece ferramentas de inteligência e análise voltadas para cobrança e recuperação de crédito. Além disso, conta também com recursos voltados para o relacionamento com o cliente.
Por onde começar para implementar a tecnologia?
Para implementar o Big Data na sua empresa é preciso mapear os dados, fazer um diagnóstico, alinhar os objetivos e elaborar um plano de ação. O diagnóstico permite identificar as informações importantes que precisam ser coletadas.
Outro ponto importante é conhecer os 5Vs: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor — é importante o projeto estar alinhado com os objetivos estratégicos da empresa.
-
Volume: o Big Data lida com muitos dados e são necessárias ferramentas para gerar informações úteis no meio dessa imensidão;
-
Velocidade: os dados se tornam desatualizados de forma rápida. Com isso, o Big Data tem o desafio de gerar informações antes que os dados se tornem inconsistentes;
-
Variedade: os dados são provenientes das mais variadas fontes, aplicativos, Internet das Coisas, redes sociais, e-mail etc. É preciso ferramentas para lidar com essa diversidade;
-
Veracidade: é preciso identificar se os dados são reais e atualizados;
-
Valor: o Big Data tem como desafio definir as informações que são relevantes para o negócio.
Para implementar o Big Data no seu negócio é preciso contar com uma empresa com ampla expertise no assunto. A Algar Telecom oferece soluções em tecnologia para empresas de diferentes portes.
Para compreender mais sobre o que é Big Data e conhecer como a Algar Telecom pode ajudar o seu negócio, entre em contato com um especialista. Temos as melhores soluções tecnológicas para alavancar sua empresa.