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Loja online: como ter sucesso levando seu negócio para a web

Redator MPE | 29 de junho de 2017

O marketing vem sofrendo muitas transformações, desde que a internet se popularizou, alterando a maneira como as pessoas compram. Assim, todos os dias surgem novas tecnologias para atender ao comércio eletrônico e que logo ficam obsoletas, visto que as mudanças são muito rápidas.

É por isso que, se você quer ver seu negócio prosperar, é preciso conhecer as vantagens de levá-lo para a web. Hoje, grande parte dos brasileiros usa smartphones como principal canal de acesso à internet e, para as compras, o uso do dispositivo também cresceu: 21,5% das transações online de 2016 foram realizadas via dispositivos móveis, quase o dobro em relação ao ano anterior, segundo a Ebit, que também estima que os consumidores online no Brasil cheguem a 50 milhões em 2019.

Dessa forma, com o comportamento de compra migrando cada vez mais para a internet, não há dúvidas de que em breve os dispositivos móveis – sejam smartphones, tablets, smartwatches ou qualquer novo meio móvel de acesso à internet – serão os meios mais utilizados para comprar online.

Vantagens estratégicas do negócio online

Antes de abrir uma loja online, é preciso observar se você tem o perfil de empreendedor que vai garantir o sucesso do negócio. Entre os requisitos, é necessário adotar uma postura aberta a mudanças, uma vez que já reforçamos o quão rápido elas acontecem no mundo digital. Por isso, o empreendedor também deve estar interessado a aprender novos conceitos constantemente e se reinventar.

Assim, o negócio tem grandes chances de ter sucesso na internet, que oferece vantagens estratégicas claras em comparação com o negócio offline, entre elas, estar com a loja aberta 24 horas nos 7 dias da semana, ter um amplo alcance de atendimento e, principalmente, ganho de escala. É neste último que o negócio online se destaca ainda mais.

Afinal, uma loja offline que deseja quintuplicar suas vendas, por exemplo, precisa investir pelo menos em: aluguel e decoração de novas lojas; contratação de mão de obra; compra de estoque – o produto tem que estar disponível na hora em que o cliente entra na loja, do contrário, não há venda; investimento em marketing de acordo com a localização das lojas; segurança dos locais; entre outros investimentos.

Já com o negócio online, para alcançar as mesmas metas de vendas, basta planejar a reposição do estoque para que seja possível entregar os pedidos aos clientes dentro do prazo prometido e investir em marketing digital, cujo retorno é muito mais eficaz, além de ser mensurável.

Como ter retorno ao investir em marketing digital

O marketing digital permite que o negócio seja promovido com mais rapidez e eficácia, já que possui ferramentas para que o empreendedor obtenha métricas detalhadas sobre o seu público, que efetivamente compra em sua loja online, e sobre o público que procura por algo que ele vende em sites de busca e nas redes sociais, mas ainda não o encontrou.

O empreendedor tem acesso a quais produtos são mais pesquisados e quais as palavras-chave mais buscadas, por exemplo. Quando se tem essas informações, é possível focar nelas a campanha de marketing digital e, assim, obter sucesso em suas vendas online.

Ou seja, para garantir bons resultados em marketing digital, depende de como o empreendedor aproveita das funcionalidades oferecidas por esse universo. É necessário construir um planejamento e um investimento compatíveis, com base na realidade do negócio e no mercado. E, claro, se reinventar a cada dia, acompanhando o mundo digital, que está em constante transformação.

Saiba também como aproveitar o Instagram e o YouTube para alavancar seu negócio na web.

E a sua empresa? Investe em marketing digital? Compartilhe suas experiências conosco. Deixe um comentário abaixo.

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