Como diminuir o ping em jogos on-line? Veja 8 soluções

Todo jogador deseja saber como diminuir o ping, afinal, isso é fundamental para melhorar a experiência dentro dos jogos. O ping serve como uma métrica para avaliar a velocidade da rede e do envio de dados e, no caso dos jogos, esse dado interfere na fluidez das partidas online.

Por isso, separamos 8 soluções para diminuir o ping em jogos online e garantir partidas mais rápidas e fluídas. Confira a seguir no conteúdo de hoje! 

1. Feche programas que estão em segundo plano

Uma das principais soluções de como melhorar a latência da internet é fechar programas que estão em segundo plano. Jogar enquanto outras janelas estão abertas pode dificultar a jogabilidade, visto que os demais programas podem ocupar a memória ou iniciar processos que também necessitam do uso da internet.

Nesse caso, é necessário fechar as demais páginas dos navegadores, ferramentas abertas, softwares e, especialmente, aqueles que exigem bastante do CPU.

2. Verifique se não há muitas pessoas utilizando a rede

Outra solução de como diminuir o ping é verificar se há muitas pessoas utilizando a mesma rede que você. Além disso, se está envolvida em um serviço que exige muito consumo da banda larga como streamings de vídeos, downloads ou videoconferências.

Existem atividades que exigem mais da conexão de rede, e quanto mais pessoas conectadas em uma mesma rede, mais alto será o ping. Cada dispositivo conectado à rede pode resultar em atrasos na transmissão e comprometer o funcionamento do jogo.

3. Confira a saúde do cabeamento da internet

A integridade do cabeamento da internet é crucial para o bom desempenho da rede. Quando danificados ou de má qualidade, eles podem tornar a rede mais lenta ou até mesmo fazer com que pare de funcionar.

Por isso, é necessário verificar se todos os estão devidamente conectados e se possuem algum dano. Em muitos casos, é necessário fazer a substituição dos cabos para melhorar a velocidade e evitar demais problemas de rede.

4. Limpe o cache do roteador

No decorrer do tempo o cache pode acumular dados que não são mais necessários e afetar a disposição da rede, resultando em uma navegabilidade mais lenta.

É necessário fazer o processo de limpeza de maneira correta com uma redefinição profunda no roteador para os cookies serem excluídos e reiniciar o dispositivo. Uma dica importante é realizar essa limpeza regularmente.

5. Desative atualizações automáticas

Independente do dispositivo que utilize para jogar, desativar as atualizações automáticas é uma estratégia inteligente de como diminuir o ping ao jogar online. Esse é um fator importante, pois atualizações automáticas podem iniciar enquanto você está jogando, comprometendo a jogabilidade.

Essa ação permite um melhor desempenho no jogo e faz com que a rede priorize sua atual atividade em detrimento de ações em segundo plano.

6. Deixe o roteador em um local aberto e alto

As conexões sem fio podem ser obstruídas por paredes e outros fatores. Por isso, é essencial que o roteador seja posicionado em um local alto e aberto. Além disso, é importante também verificar se o dispositivo está bem configurado ou se possui algum defeito.

Em muitos casos, é necessário desligar o roteador, esperar um tempo e conectá-lo novamente à energia. Caso o roteador e o modem sejam separados, deve-se fazer o processo nos dois para melhorar o funcionamento da internet. Além disso, se o roteador for de má qualidade, trocá-lo pode ser uma estratégia inteligente.

Casa ON Algar: o roteador mash que oferece internet de qualidade e sinal Wi-Fi para toda sua casa.

7. Reinicie o roteador

Ao utilizar a internet, podem ocorrer alguns problemas comuns e uma ação bem simples a ser tentada é reiniciar o roteador. No entanto, para o processo ser seguro e eficaz, é necessário seguir alguns passos importantes:

  • Desligue primeiro o roteador e depois o modem para garantir que não haverá perda de acesso à internet — esse processo é importante exceto caso os dois sejam conectados juntos;

  • Espere ao menos 10 segundos para ligá-los novamente. O tempo de espera para ligar os aparelhos podem variar conforme o provedor de rede, por isso, em alguns casos pode ser necessário esperar no mínimo um minuto;

  • Ligue o modem primeiro e espere que o mesmo seja totalmente iniciado para ligar o roteador em seguida;

  • Antes de testar a internet, espere alguns minutos que podem variar entre dois ou três minutos. Alguns roteadores podem demorar bastante para iniciar;

  • Verifique a conexão acessando uma página ou vídeo.

Em caso de problemas com conexão em decorrência de danos no cabeamento ou outros, entre em contato com o provedor de internet que contratou para resolver o problema de maneira mais eficiente.

8. Contrate o NoPing da Algar Telecom

A dica de ouro para diminuir o ping em jogos é recorrer a soluções como o NoPing oferecido pela Algar Telecom, que permite uma melhor jogabilidade ao reduzir riscos de lag, FPS baixo e delay.

O recurso tem como um dos principais objetivos acabar com o lag, por contar com uma tecnologia aprimorada e um servidor estabilizado. Assim, ele oferece um jogo limpo e sem problemas de latência. 

Além disso, ele também fornece o Boost FPS, que otimiza o desempenho gráfico dos jogos para melhorar a sua atuação no jogo, bem como o seu visual. O recurso também conta com outras funções como a conexão multipath e IP Block.

Para saber mais e contratar o serviço, entre no site da Algar Telecom e aproveite!

Avalie este post

Deixe um comentário