Comunicação corporativa para líderes de TI: cinco dicas-chave

Escrito por humanos

No meio corporativo existe um fator determinante para o sucesso: boa imagem profissional e pessoal. Em um meio tão competitivo e dinâmico, essa característica também é um diferencial importante para profissionais e líderes de TI, além de suas competências técnicas, o que envolve diretamente a comunicação corporativa.

O processo de construção da imagem exige tempo, dedicação e vontade de ser cada dia melhor. É algo que, de acordo com a especialista em comportamento profissional Chris Graef, não deve ser imposto.

“Uma boa imagem tem como base comportamento diferenciado, ética, conhecimento, habilidades distintas -principalmente em lidar com pessoas- competência e o mais importante credibilidade”, ressalta.  

Todas essas características devem estar interligadas, pois se o gestor é bom em se relacionar, mas não é acreditado pela equipe, terá dificuldades de se posicionar ou delegar atividades e funções. Por isso, é preciso estar atento aos detalhes e se preparar para ser referência profissional. Separamos cinco dicas de comunicação corporativa que podem ser incorporadas facilmente no dia a dia.

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Tenha um objetivo

No livro “Alice no país das Maravilhas”, a personagem principal Alice pergunta ao mestre gato: -”Que caminho vou tomar?”

– “Isso depende do lugar onde quer ir”, responde.   

Quando Alice responde que isso não importa, o gato retruca: – “Então não importa que caminho você vai tomar”.

O diálogo é simples e o recado é direto. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Por isso, assim como todo projeto de TI a ser desenvolvido, é preciso antes de tudo ter um objetivo, metas e indicadores. Desta forma, o caminho até o topo é menos complicado, porque já está traçado.

Esse planejamento garante mais clareza nas ações e as conquistas podem ser notadas gradativamente durante todo o processo de construção da imagem.

Leia também: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO ANTIVÍRUS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS CORPORATIVOS

Principais conceitos da Construção da imagem em um processo de Comunicação Corporativa

Entenda que a sua imagem profissional e pessoal está ligada a três conceitos, cientificamente comprovados por psicanalistas.

1 – A Primeira Impressão que é formada nos três primeiros segundos de contato. Portanto, seja amigável e aberto ao diálogo.

2 – A Imagem Inicial é formada nos primeiros contatos, por isso é importante que haja demonstração de interesse pelo outro, tenha uma postura amistosa e paixão pelo que faz.

3 – Manutenção é tão importante quanto a construção em si. A melhoria da imagem pessoal deve ser contínua com progressivas e pequenas conquistas e não apenas com uma grande conquista.

Inspire-se

Buscar fontes de inspiração, ler livros, assistir palestras e buscar auxílio de um profissional especializado na área, são importantes para entender o processo e fazer com que este momento seja de aprendizagem e crescimento.  

Uma leitura recomendada aos profissionais e líderes de TI é o livro “Qual é a sua obra?” filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, Mário Sérgio Cortella.

Com uma linguagem simples, Cortella fala sobre comportamento corporativo, o perfil do profissional atual, a importância de cuidar da prória imagem, priorizar a ética e ser um líder de verdade.

Envolva sua equipe através da transparência

Conforme citado acima, um dos pilares para formação de uma boa imagem é a credibilidade, que está diretamente ligada à confiança da informação transmitida. Quando um líder tem confiabilidade, torna-se um exemplo a ser seguido e o que fala é espalhado por diferentes áreas da empresa.

Por isso, manter essa credibilidade ajuda a estabelecer uma comunicação direta, metas mais claras e repassar estratégia da empresa com mais facilidade. Seja transparente, e estabeleça metas e resultados, afinal “o que é combinado não é caro”. Um líder que tenha um elo de confiança e sabedoria com a equipe pode transformar o local de trabalho em uma verdadeira escola, onde as pessoas são apaixonadas pelo que fazem e aprendem com as atividades do dia a dia.

Faça reuniões em equipe regularmente

Uma das características que diferencia o bom líder de TI de um mediano, é o poder da oratória. É preciso saber se expressar e se comunicar com clareza para que todos ao redor entendam a mensagem.

Um ponto importante para um líder de TI é fazer reuniões individuais ou em grupo com a equipe. Transmitir conhecimento, estar aberto para receber e dar feedback e também trocar informações com a equipe. Esse comportamento faz de você um profissional menos individual e que tenha em mente duas coisas importantes para um trabalho eficiente: “compartilhar ” e “aprender” – essencial para otimizar a comunicação corporativa.

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