Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

23/nov
Cristina Cruz
Colocation: reduza suas responsabilidades com o servidor da sua empresa

De maneira inevitável, as grandes empresas que expandem os seus negócios e se mantêm competitivas num contexto corporativo cada vez mais concorrido e dinâmico têm despendido grandes investimentos no departamento que mais alavanca esse crescimento, o setor de TI. Contar com profissionais qualificados e com uma robusta infraestrutura de tecnologia da informação não significa apenas otimizar processos operacionais, mas investir diretamente na estratégia de desenvolvimento da empresa.

No entanto, essa estrutura de TI se torna cada vez mais complexa e cara, demandando componentes eletrônicos específicos, equipamentos de alta performance, servidores robustos, espaço físico moderno e seguro e uma manutenção onerosa. O investimento em espaço, insumos e mão de obra qualificada, necessário para sustentar o pleno funcionamento dessa estrutura de TI, dia a dia, nem sempre pode ser a prioridade de uma empresa, que precisa focar essencialmente nas questões próprias de seu core business, seja através de recursos financeiros, humanos ou de tempo.

Nesse sentido, essas corporações precisam contar com empresas parceiras, especialistas na área de TI, que ofereçam soluções eficientes para suas demandas de informação e tecnologia. Uma dessas soluções, amplamente adotada por muitas empresas, é o Cloud Computing, que permite às corporações, de modo geral, o armazenamento de seus dados em espaços exclusivos, com toda segurança e tecnologia necessárias às diversas operações que envolvem sistemas de rede, com a possibilidade de um serviço sob medida.

O Cloud da Algar Telecom, por exemplo, busca se aprimorar e moldar de acordo com as demandas de cada parceiro, para que seja entregue uma operação personalizada, flexível e sob medida, que atenda exatamente às necessidades envolvidas em cada processo. A principal vantagem desse serviço é desafogar as empresas da necessidade de dispor de espaço físico, servidores, máquinas e equipamentos para armazenar e processar os seus dados, já que é a operadora de TI que oferece tudo que for necessário ao negócio contratante.

Outro serviço semelhante ao Cloud é o Colocation, uma solução tecnológica que permite à empresa a utilização de um Data Center e toda a sua infraestrutura para a instalação de seus próprios servidores e equipamentos. Ou seja, com a solução de Colocation, as empresas utilizam o seu próprio equipamento, mas repassam as despesas relacionadas à banda, conexão, eletricidade, espaço para dados, dentre outros, à provedora de TI.

Optando por essa modalidade, na qual a empresa entrega os seus ativos de TI e loca um espaço de terceiro, o controle sobre o equipamento será total, podendo ser realizada a sua manutenção sempre que a contratante considerar necessário. Nesse sentido, o Colocation é muito utilizado por empresas que escolhem investir em seu próprio equipamento, mas que, para uma expansão, não podem contar mais com o Data Center.

A solução de Colocation da Algar Telecom

O serviço de Colocation é uma ótima alternativa para empresas de médio e grande porte, que consideram essa opção a mais rápida e econômica de se construir um novo ambiente de TI, sem ter que se responsabilizar com questões de infraestrutura, disponibilidade, segurança e monitoramento. Ou seja, companhias que desejam ter um controle completo sobre o seu equipamento, mas não pretendem investir na construção e manutenção de um espaço próprio. Para contar com essa solução, as companhias devem migrar sua infraestrutura de TI para uma instalação moderna, em um Data Center de uma empresa especialista em TI.

Dependendo da empresa parceira, o local e a manutenção oferecidos são apenas duas das vantagens do Colocation, outras soluções valorosas também podem ser fornecidas, como a garantia de alta disponibilidade, atendimento especializado a todo tempo, sistemas de backup, segurança física robusta, alta performance de conectividade, refrigeração especializada etc.  Considerando isso, lista-se abaixo as principais vantagens da solução de Colocation da Algar Telecom.

Redução de custos

Um dos maiores benefícios da implementação do serviço de Colocation é a economia que pode ser gerada. Isso ocorre fatalmente porque os custos para a manutenção da infraestrutura são reduzidos, já que ficam sob a responsabilidade da provedora de TI. Dentre os insumos pelos quais a empresa contratante não será mais responsável nesse modelo, pode-se citar energia elétrica, refrigeração, conexão etc.

O Colocation, portanto, é uma ótima opção para companhias que não possuem recursos para expandir os investimentos em TI ou não dispõem de mão de obra qualificada na área. Nesse contexto, a empresa contratante não precisará capacitar, gerenciar e fornecer pessoal para um Data Center local e, a partir de um modelo previsível, em que a responsabilidade será da fornecedora do serviço, o resultado da equação é a possibilidade de concentrar o orçamento para investir apenas no seu core business.

Rápida reposição de hardware

Com o gerenciamento ininterrupto de todos os sistemas e o aprimoramento tecnológico constante, outro benefício do Colocation da Algar Telecom é a possibilidade de reposição rápida de hardware caso haja algum problema inesperado. A rapidez no suporte oferecido pode otimizar a disponibilidade total dos serviços de TI da empresa contratante, sem que nenhum contratempo atrapalhe os processos.

Controle facilitado

Essa solução também garante às empresas contratantes o controle total sobre o armazenamento de dados, já que o gerenciamento dos equipamentos permanece sob a responsabilidade da companhia. Isso é um grande benefício, pois muitas empresas não abrem mão de ter esse controle e, dependendo do caso, as suas necessidades não se encaixam em outros modelos de serviços semelhantes, como o servidor dedicado ou o próprio cloud computing.

Confiabilidade e segurança

Esse aspecto deve ser fundamental antes de escolher uma empresa que forneça o serviço de Colocation. Na Algar Telecom, a empresa parceira conta com uma infraestrutura tecnológica de ponta, em que todas as aplicações online estarão seguras 24 horas por dia, além de serem abrigadas em um ambiente preparado para manter servidores de qualquer proporção. A companhia também tem à disposição relatórios de acompanhamento e análises de monitoramento diferentes, com todas as informações necessárias.

Toda a tecnologia fornecida pela Algar Telecom é, atualmente, distribuída em 3 Data Centers, localizados estrategicamente em dois estados brasileiros, que são conectados por uma rede própria, através de 31 mil km de fibra óptica. Dentro desses ambientes, há o fornecimento de energia elétrica redundante, conexão dedicada, segurança física, segurança lógica, refrigeração adequada, monitoramento constante, além de soluções agregadas de armazenamento de dados, backup e restore.

Atendimento consultivo e 24×7

A Algar Telecom também disponibiliza um atendimento próximo e consultivo. Com uma equipe técnica altamente especializada, a empresa contratante pode contar com um suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias no ano.

A assistência técnica altamente especializada da Algar Telecom busca mitigar toda a responsabilidade da empresa parceira, visando proporcionar mais tranquilidade ao empresário e garantir a ele e seus colaboradores mais tempo para se dedicarem às estratégias específicas do negócio.

Redundância

A alta disponibilidade, através de redundância de infraestrutura é uma das maiores vantagens do Colocation da Algar Telecom. Com robustos e potentes Data Centers, essa solução oferece, além de um grande espaço para equipamentos, segurança e largura de banda, a garantia de energia ininterrupta, de múltiplas fontes, como linhas de transmissão, geradores próprios e nobreaks. Ademais, fornece conectividade de rede através de uma infraestrutura suportada por backbone IP redundante, sistemas de backup também redundantes e várias camadas de segurança física e lógica.

Agora que você pôde constatar que a solução de Colocation reduz diversas responsabilidades da empresa contratante, proporcionando um serviço mais econômico e de melhor qualidade, pretende contar com ela em sua companhia? Tem interesse em conhecer detalhadamente as vantagens do Colocation da Algar Telecom? Acesse: http://algartelecomcorporativo.com.br

Receba informações e dicas exclusivas em TI e Telecom, assine nossa Newsletter:

Deixe seu comentário