Há 11 anos, a Algar Telecom publica o Relatório de Sustentabilidade seguindo as diretrizes internacionais da Global Reporting Initiative (GRI). Na atual edição, o tema escolhido foi a Jornada da Transformação Digital. Com isso, a companhia busca retratar seu atual momento, em que projetos disruptivos ganham peso estratégico nos negócios. Nesse relatório, são apresentados o desempenho e os resultados das operações da Algar Telecom e de suas subsidiárias ao longo de 2016, abordando temas como:
- Jornada Corporativa, que demonstra toda a trajetória da companhia, com uma linha do tempo, que indica seus principais feitos. Além de apontar seu posicionamento de mercado, os prêmios e reconhecimentos recebidos, sua cultura organizacional, entre outros.
- Jornada dos Relacionamentos, que detalha o relacionamento da companhia com seus associados, clientes e fornecedores, sempre baseado na dedicação e comprometimento.
- Jornada do Desempenho, que ratifica seu desempenho quanto às suas práticas relativas à sustentabilidade, ao social, ambiental e operacional, econômico-financeiro. Demonstrando sua preocupação histórica no fomento de iniciativas de cuidado com o meio ambiente e a sociedade em suas operações.
Alinhado ao próprio compromisso com a transparência e com a prestação de contas aos públicos com os quais se relacionam, o relatório de sustentabilidade de 2016 demonstra o compromisso firmado com a sociedade. Para 2017, a companhia segue focada na eficiência de seus negócios, no relacionamento e proximidade aos clientes e na busca pela transformação digital.
Leia também: CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA SUA EMPRESA: COMO CONQUISTÁ-LO?
O relatório anual de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI)
Criada em 1997, a Global Reporting Initiative (GRI) é uma instituição global independente e sem fins lucrativos, responsável pela criação de uma estrutura mundialmente aceita para medir o desempenho sustentável de empresas, repartições públicas, ONGs e outras organizações. Atualmente, mais de 90 países seguem suas normas de desenvolvimento e a conquista de tamanha credibilidade internacional se deve à consulta de acionistas e à busca pelo consenso entre empresas, sociedade civil, trabalhadores, economistas, acadêmicos e governos em suas deliberações. Trata-se da maior referência mundial nessa área.
O relatório de sustentabilidade empresarial funciona como um modelo de gerenciamento de ações, que garante às instituições a prestação de contas de suas responsabilidades e impactos sustentáveis, além de servir como uma ferramenta de promoção do desempenho ambiental, econômico e social da organização.
A sustentabilidade é uma pauta comum entre as empresas e a sociedade, que cada vez mais, têm se preocupado com esse tema. E é através da comunicação que se torna possível que o público obtenha conhecimento dos esforços das companhias, podendo enxergar a corporação com transparência e ter uma consciência real e detalhada de seu empenho.