WiFi desconectando sozinho: dicas e soluções para resolver

Escrito por humanos

Wi-Fi desconectando sozinho é algo que muitos já passaram, e sabemos o quão frustrante pode ser. A lentidão pode ser causada por baixa velocidade da banda, latência na internet ou interferências na rede. Outro fator pode ser um roteador com firmware desatualizado ou falhas no serviço da operadora, causando desconexões inesperadas.

Além disso, a distância entre o dispositivo e o roteador pode afetar a qualidade do sinal. Existem várias razões que podem causar essas quedas na conexão. Descubra a seguir como garantir uma conexão mais estável para sua casa ou empresa. Confira dicas e soluções!

1. Verifique a interferência e elimine obstáculos físicos

Móveis grandes, paredes espessas e até eletrônicos como TVs e consoles podem bloquear ou enfraquecer o sinal de Wi-Fi, prejudicando a qualidade da rede e te “presenteando” com uma conexão instável.

Uma forma de identificar se a interferência é a culpada pela lentidão ou desconexão do Wi-Fi é testar a velocidade de download e upload no seu computador. Depois de conferir, aí você saberá a proporção do problema e poderá encontrar sua solução.

Para fazer isso, use ferramentas online, como sites de teste de velocidade de internet. Basta acessar o site escolhido e clicar em “Iniciar teste”. O site medirá a sua velocidade de download e a de upload. Se notar uma grande diferença, é hora de fazer alguns ajustes para melhorar o desempenho do seu Wi-Fi.

Além disso, fique atento a outros itens que podem afetar o sinal:

  • Brinquedos com controle remoto;
  • Telefones sem fio;
  • Ventiladores;
  • Micro-ondas;
  • Materiais de construção como metal e concreto;
  • Armários ou guarda-roupas grandes;
  • Paredes de concreto ou gesso, que bloqueiam o sinal.

Caso seu Wi-Fi continue desconectando, mova o roteador para um local sem obstáculos. Colocá-lo longe de móveis grandes ou aparelhos que emitem sinais de rádio pode melhorar o sinal. Isso acontece porque muitos dispositivos, como o micro-ondas e outros eletrônicos, operam em frequências parecidas, o que pode gerar interferência e prejudicar sua conexão.

2. Reinicie o modem e roteador

Se você está enfrentando o problema de Wi-Fi desconectando sozinho, uma das primeiras ações que pode tomar é reiniciar o modem e o roteador da sua casa ou escritório. Para fazer a reinicialização do modem, basta desligar e aguardar cerca de 30 segundos. Esse tempo é suficiente para a memória RAM passar por uma atualização, o que pode melhorar a conexão da internet lenta.

Cuidado: evite remover o cabo da tomada para desligar o roteador sem desligar com o botão off primeiro! Além de danificar o equipamento, isso pode ser perigoso, já que a interrupção abrupta de energia pode gerar um choque.

Vale a pena ressaltar que é bem comum que o Wi-Fi desconecte sozinho devido a problemas de velocidade ou falhas no serviço da operadora. Busque sempre pelos melhores serviços de internet com suporte técnico!

Salve para aprender depois: modem e roteador: entenda o papel de cada aparelho e suas diferenças.

3. Ajuste o canal do roteador para reduzir interferências 

Os roteadores normalmente oferecem duas opções de frequência: 2.4 GHz e 5 GHz. O truque aqui é identificar qual delas está mais “cheia” e sobrecarregada. A frequência mais usada tende a ter mais interferências, o que pode afetar a qualidade da sua conexão.

Para garantir uma navegação mais tranquila e sem quedas, escolha a opção com menos tráfego e veja a diferença! Siga esses passos para trocar o canal do seu roteador e melhorar a conexão:

  1. Acesse o painel do roteador: digite o endereço do roteador no navegador (ex: 192.168.1.1 ou 192.168.0.1) e faça login com o nome de usuário e senha;
  2. Verifique as configurações de Wi-Fi: vá para “Configurações sem fio” ou “Wi-Fi Settings” no painel de administração;
  3. Use a análise de canal: se disponível, use a ferramenta de análise para identificar canais sobrecarregados. Aplicativos como Wi-Fi Analyzer também ajudam;
  4. Escolha o canal adequado: selecione um canal menos congestionado (para 2.4 GHz, prefira canais 1, 6 ou 11; para 5 GHz, qualquer canal disponível geralmente é bom);
  5. Salve e reinicie o roteador: salve as alterações e reinicie o roteador. Teste a conexão para ver se melhorou a conexão da sua rede.

Se o seu roteador for mais moderno e tiver a tecnologia 5G, aproveite essa vantagem! Verifique se ele aparece duas vezes nas opções de rede e, se aparecer, opte pela opção de maior velocidade. Isso vai garantir uma navegação mais rápida e estável, sem aqueles atrasos irritantes.

4. Verifique a sobrecarga e equilibre os dispositivos 

Quando o Wi-Fi está desconectando sozinho, um dos motivos pode ser a sobrecarga de dispositivos na rede. Para identificar o problema, você pode usar o Google WiFi, um aplicativo que permite verificar quantos dispositivos estão conectados à sua rede em tempo real. Com ele, também é possível monitorar a quantidade de dados transferidos por download e upload, para identificar quais dispositivos estão consumindo mais banda.

Uma alternativa importante para melhorar a conexão é reduzir o uso de banda por aplicativos e softwares, especialmente aqueles que realizam downloads automáticos ou consomem muita internet, como aplicativos de streaming.

Você pode configurar esses aplicativos para não consumirem a rede enquanto você está jogando ou trabalhando, ou até mesmo suspender o uso de serviços não essenciais durante esses momentos.

Inclusive, muitos roteadores oferecem a funcionalidade QoS (Quality of Service), que permite distribuir a largura de banda de forma mais eficiente, dando prioridade aos dispositivos mais importantes.

Por fim, se sua rede continua sobrecarregada, pode ser necessário considerar aumentar a velocidade da sua internet ou contratar mais um roteador. Se a sobrecarga for frequente, invista em um plano mais rápido que pode garantir maior estabilidade e impedir que o Wi-Fi continue desconectando, melhorando a experiência no dia a dia.

Conte com as soluções da Algar para a melhor cobertura e assistência 

Quando se trata de garantir uma conexão estável e sem quedas, a Algar Telecom tem tudo o que você precisa! Oferecemos planos de internet Super Wi-Fi, com cobertura tanto para sua casa quanto para sua empresa. Além de uma internet de fibra óptica, você também pode personalizar seu pacote, incluindo canais e outros serviços que atendem às suas necessidades.

E se você quer dar aquele upgrade na sua navegação, pode adicionar o NoPing ao seu pacote! Com ele, a sua conexão fica ainda mais rápida e estável, evitando a lentidão chata que atrapalha a rotina.

Além da internet de fibra, a Algar Telecom oferece pacotes completos com canais de TV e serviços de streaming. Você pode escolher entre planos que incluem TV por assinatura, oferecendo uma ampla variedade de canais para toda a sua família, ou mesmo canais especializados para sua empresa. Temos Globoplay, Telecine e muito mais!

Se o seu Wi-Fi continua desconectando sozinho, chegou a hora de mudar para os serviços da Algar Telecom. Contratar é fácil, e a segurança é garantida! Faça o seu pedido em nosso site ou entre em contato conosco pelo WhatsApp: para pessoa física, (34) 99884-0123 e para pessoa jurídica, (34) 99779-0112. Estamos aqui para te ajudar!

Avalie este post

Deixe um comentário