Todos os dias, empresas do mundo todo enviam e recebem diversos dados de uma ponta a outra da internet. As informações podem ser desde comunicados simples até contratos e informativos financeiros. Para que esse compartilhamento seja seguro, o uso da VPN é fundamental.
A VPN garante que o envio das informações corporativas seja feito com total segurança. Apesar disso, ainda existem empresas que desconhecem a necessidade de utilizar uma Rede Privada Virtual (Virtual Private Network). Continue lendo este artigo e entenda por que a VPN é indispensável para o seu negócio.
O que é VPN?
A Rede Virtual Privada (VPN) é formada por um grupo de computadores conectados à internet e permite o acesso a uma rede local. Costuma ser utilizada por empresas que precisam se conectar a centros de dados distantes, para que os funcionários possam se conectar a sua rede ou criptografar a comunicação com redes públicas não confiáveis.
Ao se conectar a uma VPN, o usuário utiliza suas credenciais. E as máquinas, conectadas a cada ponta do processo de enviar e receber os dados, verificam sua autenticidade.
Após a confirmação de que as informações de cada máquina são autênticas, a comunicação com a rede de internet é criptografada e protegida e o endereço de IP do computador fica oculto. Dessa forma, evita-se que os dados do usuário fiquem visíveis e o computador seja acessado por outras pessoas.
Leia também: 3 DICAS PARA AUMENTAR A SEGURANÇA DA VPN DA SUA EMPRESA
3 motivos para usar VPN em sua empresa
Saber o que é VPN já é um parâmetro para entender por que ela deve ser usada, mas alguns aspectos são fundamentais para que uma empresa funcione e se desenvolva. Em todos eles, o uso da VPN se torna indispensável. Veja por quê!
1. Mantém os dados em segurança
O uso do serviço reduz os riscos de invasões ou falhas de segurança, pois diminui a exposição dos acessos realizados pelos colaboradores. Por ser criptografada, a conexão via VPN impede que mecanismos externos tenham acesso à rede da empresa.
2. Melhora a produtividade
O colaborador sempre terá que ter cuidado com o que é acessado na internet. Essa atitude deve fazer parte da norma de conduta da empresa. Por outro lado, o cuidado não deve se tornar medo e impedir que o funcionário execute suas tarefas.
Ao proporcionar um pouco mais de segurança, em conjunto com outras soluções, a VPN permite que o colaborador trabalhe com mais liberdade e de forma produtiva. Além disso, não haverá o risco de acessar uma rede pública e desprotegida.
3. Proporciona mobilidade
O serviço permite que o provedor receba e ofereça IPs de lugares fora da empresa, possibilitando a criptografia de todos os lados. Com isso, é possível ter colaboradores trabalhando de forma segura de qualquer lugar, dentro ou fora do escritório.
Evite usar VPN gratuita
As VPNs gratuitas costumam utilizar o protocolo PPTP (Point-to-Point Tunneling Protocol), que é mais fácil de configurar, mas costuma apresentar falhas de segurança mais conhecidas entre os invasores.
As versões gratuitas de VPN oferecem poucos requisitos de segurança e não evitam spams, enquanto que as pagas limitam seu compartilhamento, venda e rastreamento. Além disso, protegem os dados da empresa e restringem a exposição da rede à ação de cibercriminosos, anunciantes e vigilância governamental.
Um serviço VPN de qualidade deve proteger todos os dispositivos que vão utilizar a rede, como notebooks, smartphones e tablets, mas a empresa também deve investir em outras formas de segurança. Saiba como um firewall corporativo pode ajudar a proteger a sua empresa!