Os telefones celulares fazem parte da rotina diária da maioria das pessoas. Além dos aplicativos que auxiliam nas diversas tarefas e trazem economia com ligações e mensagens, também trazem praticidade e mobilidade, pois estão conosco em qualquer lugar. Nas empresas, é importante saber equilibrar o uso do telefone celular, para que não atrapalhe a produtividade e não se torne um problema. Se os celulares são importantes para os seus negócios, é importante levar em conta alguns fatores, como economia na utilização dessa ferramenta e suas vantagens e desvantagens no cotidiano.
Um dos pontos a serem destacados é a confiabilidade de um aparelho celular dedicado aos negócios, já que, com ele, os funcionários podem ligar uns para os outros a qualquer hora, para obter e compartilhar informações valiosas e urgentes. Se torna, assim, uma forma constante de comunicação, inteiramente dedicada aos negócios. A maior vantagem, no entanto, está na disponibilidade e conveniência, pois o celular na empresa permite que os clientes liguem com facilidade, criando uma relação de proximidade, resolução rápida de questões de última hora e contatos de negócios sempre à mão. Outros recursos, como GPS, podem auxiliar na hora de ir a uma reunião ou buscar algum produto.
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Outro ponto, é o fato de que, se não usado exclusivamente para trabalho, o celular pode se tornar uma distração inadequada. Por isso, é preciso seguir algumas regras, como não usá-lo para ligações pessoais durante o expediente, ou para enviar mensagens e acessar jogos. Isso pode atrapalhar o desempenho no trabalho e se tornar um problema por misturar assuntos pessoais e profissionais. É preciso saber separar, no uso do celular, a relação entre a vida privada e a profissional, já que o telefone corporativo pode tocar várias vezes e atrapalhar a sua hora de lazer ou momentos com a família, por exemplo. O ideal é explicar para as pessoas de sua convivência como funciona o seu trabalho e sua necessidade de estar sempre disponível.
As empresas de telefonia, como no caso da Algar Telecom, podem oferecer alguns serviços complementares para quem precisa dos celulares no cotidiano dos negócios. Soluções como o Gerenciador Online, no qual você pode controlar como serão os gastos com telefonia móvel dos seus funcionários, ou como o CelFix, que transforma ligações de fixo para celular em ligações móveis e ligações de celular para fixo em fixas, são alternativas para quem quer melhorar o uso dos celulares, bem como torná-lo um benefício.