Muitas empresas sofrem por ter um atendimento ineficaz, deixando os clientes insatisfeitos e, consequentemente, perdendo ótimas oportunidades de negócio. Por isso, oferecer o autoatendimento ao cliente tem se tornado uma tendência cada vez mais presente nas organizações. Afinal, essa é uma estratégia inteligente para otimizar o fluxo de trabalho.
O autoatendimento é um serviço em que os clientes realizam o seu próprio atendimento, sem precisar de um vendedor ou atendente. Com ele, é possível melhorar o relacionamento com os consumidores, criando uma experiência positiva. Além disso, ele aumenta a produtividade do time e melhora toda a gestão de atendimento da empresa.
Você se interessou pelo assunto? Então, confira 5 vantagens do autoatendimento para clientes agora mesmo!
1. Otimiza a velocidade dos atendimentos
Quando o cliente tem a oportunidade de resolver o seu próprio problema ou dúvida, os colaboradores ficam livres para investir na solução de questões mais complexas e que exigem um acompanhamento pessoal aprofundado. Dessa forma, o time se sente mais motivado para prestar um atendimento personalizado, diferenciado e eficaz para o cliente. Além disso, a equipe se torna mais produtiva, já que não precisa lidar com enormes filas de espera.
2. Melhora a produtividade do seu time
Quando o cliente tem a oportunidade de resolver o seu próprio problema ou dúvida, os colaboradores ficam livres para investir na solução de questões mais complexas e que exigem um acompanhamento pessoal aprofundado.
Dessa forma, o time se sente mais motivado para prestar um atendimento personalizado, diferenciado e eficaz para o cliente. Além disso, a equipe se torna mais produtiva, já que não precisa lidar com enormes filas de espera.
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3. Reduz as taxas de abandono de carrinho
Imagine que um cliente tenha inserido alguns produtos no carrinho. No entanto, ficou com algumas dúvidas e resolveu enviar uma mensagem por e-mail para a sua empresa. Se ele não obtiver uma resposta imediatamente, ele pode acabar desistindo da compra, concorda?
Por isso, saiba que oferecer o autoatendimento ao cliente reduz as taxas de abandono de carrinho. Afinal, com apenas alguns cliques ele já resolve o seu problema e pode finalizar a compra.
4. Proporciona autonomia ao cliente
Quando o cliente tem mais autonomia, ele se mantém mais conectado com a sua empresa. Afinal, ele percebe que a sua marca investe em tecnologia para promover uma experiência incrível. Isso porque ninguém gosta de perder horas em uma fila de atendimento.
Por isso, saiba que o autoatendimento aumenta o nível de satisfação do cliente, já que ele pode resolver o seu problema de forma autônoma. Além disso, ele obtém respostas rápidas, visto que o autoatendimento funciona 24 horas por dia e 7 dias na semana.
5. Melhora o nível de satisfação dos consumidores
Você sabia que, de acordo com um estudo realizado pelo State of the Connected Customer, 80% dos clientes apontam que a experiência oferecida por uma determinada marca é tão importante quanto a qualidade dos seus produtos e serviços?
Por isso, saiba que, quando você investe em um autoatendimento eficaz, você está melhorando o nível de satisfação dos consumidores.E, ao oferecer experiências positivas, ele se torna um promotor do seu negócio.
Conheça a Gestão de Atendimento da Algar Telecom
Uma ótima solução para promover o autoatendimento ao cliente é investir na URA personalizada da Algar Telecom. Com ela você melhora o relacionamento com os seus clientes por meio de uma plataforma online e profissionaliza todo o atendimento telefônico. Você pode clicar aqui e saber mais!
Agora que você já conhece as vantagens do autoatendimento, que tal aprender também por que você deve oferecer um serviço diferenciado? Boa leitura!