Organizar as finanças é um fator importante para qualquer empresa, independentemente do tamanho. Só com equilíbrio financeiro o seu negócio consegue realizar investimentos sem comprometer o próprio fluxo de caixa.
Porém, mesmo que essa ideia seja unânime, no dia a dia, nem sempre é fácil colocá-la em prática. Em pequenas e médias empresas é ainda mais complicado, pois muitos gestores nem sempre apresentam prática ou expertise no assunto. E basta um deslize para trazer desiquilíbrio completo.
Pensando nisso, criamos este artigo com algumas ótimas dicas de como organizar as finanças da sua empresa. Continue com a gente e confira.
Boa leitura!
Separe as contas empresarias e as contas pessoais
Se você é dono ou gestor de uma micro ou pequena empresa, provavelmente, já deve ter escutado bastante essa dica ao buscar conhecimento de como organizar as finanças.
Mas essa repetição não é à toa. Infelizmente, na intenção de facilitar ou agilizar processos dentro do negócio, muitos gestores acabam misturando as finanças pessoais com as da empresa. E ainda há aqueles que gastam os valores do negócio com contas pessoais.
É um grande erro, e você deve ter isso em mente a todo o momento. As fontes de renda devem ser geridas de forma separada, jamais se misturando aleatoriamente. Para isso, é importante:
- registrar todas as movimentações no setor financeiro;
- movimentar os valores em contas separadas;
- utilizar cartão corporativo.
Crie um orçamento empresarial
A sua empresa não pode encarar o mercado sem um planejamento pré-definido, principalmente na parte financeira. E esse desafio é superado a partir da criação de um orçamento empresarial.
É nessa elaboração que você define, considerando a situação atual da sua empresa, o volume de recursos que será destinado para cada setor ou processo, por exemplo:
- novos investimentos;
- parceiros;
- salários.
O orçamento não só ajuda a organizar as finanças, como também traz mais confiança para funcionários, parceiros e investidores. Há uma certeza de que a parte financeira do negócio está sendo bem gerida.
Busque a redução dos custos
Com um orçamento financeiro bem definido você consegue saber bem para onde estão indo os recursos da sua empresa. Com isso, abre-se brecha para um novo trabalho: a diminuição dos gastos desnecessários.
Sim, porque organizar as finanças também é assegurar que bons investimentos. Gastos elevados não ajudam em nada e tendem a trazer complicações em longo prazo, forçando a empresa a tomar decisões emergenciais.
Então, aproveite as informações destacadas dentro do orçamento e defina os pontos que podem sofrer uma redução de custos sem prejudicar o negócio. Por exemplo:
- inúmeros fornecedores do mesmo tipo de produto;
- gastos elevados com luz, água, internet;
- investimentos em itens de baixo giro.
Utilize a tecnologia para organizar as finanças
Todas as dicas anteriores são essenciais para organizar as finanças da sua empresa. Mas, não há como negar que esse controle não é simples de fazer. Por mais organizado que você seja, esse é um trabalho que necessita do apoio da tecnologia.
A boa notícia é que hoje ninguém precisa mais quebrar a cabeça fazendo contas em anotações de papel e ficar atualizando constantemente uma planilha Excel.
Com softwares completos, como o Gestão Financeira da Algar Telecom, você tem o controle do seu negócio de forma dinâmica e segura, acompanhando documentos fiscais, registro de compras e vendas, estoque e lançamentos em tempo real.
Assim, você tem mais facilidade para identificar os gargalos financeiros e trabalhar em soluções em um curto espaço de tempo.
Enfim, o equilíbrio financeiro do seu negócio só depende de você. Seguindo as nossas dicas e mantendo as disciplinas em relação aos gastos, você conseguirá organizar as finanças e ainda trabalhar com muito mais tranquilidade no dia a dia.
Gostou do artigo? Não pare agora, continue no nosso blog e conheça outras 5 dicas para otimizar a gestão financeira da sua empresa.