O universo corporativo vem passando por inúmeras mudanças e muitas delas estão relacionadas às novas tecnologias. Por isso, o tema da transformação digital vem se tornando cada vez mais presente nas organizações de todos os segmentos do mercado.
Não estamos falando apenas sobre os negócios nativos digitais, mas sobre todas as empresas, inclusive aquelas mais tradicionais. Ainda que já estejam estabelecidas no mercado, não há como fugir da adoção de novas tecnologias, seja para mudar o modelo de negócios ou para apenas otimizar processos.
Embora a maioria dos líderes reconheçam a importância da transformação digital, muitos ainda acreditam que se trata apenas de implementar soluções tecnológicas. Porém, não é bem assim. Esse processo de mudança envolve, sobretudo, uma revolução no modo de pensar e encarar a tecnologia. Saiba mais abaixo!
A transformação digital vai além da tecnologia
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que a transformação digital não diz respeito apenas ao uso de novas tecnologias no mundo corporativo. Afinal, a mudança vai muito além disso. Antes de implementar ferramentas inovadoras e novas soluções para otimizar processos, as empresas devem se atentar a outros fatores.
Mas o que isso quer dizer? Na era digital, o valor de um negócio extrapola os produtos e/ou serviços oferecidos pelas organizações. Isso porque o maior foco está nas necessidades dos clientes e, portanto, é a partir delas que as marcas conseguem agregar valor.
Os consumidores não são mais convencidos a comprar. O que eles querem é ter uma experiência com as marcas, dando preferência àquelas que têm valores semelhantes ao seus e que oferecem um atendimento diferenciado.
Diante desse cenário, a adoção de novas tecnologias deve ser vista não apenas como uma mudança nos processos internos. Acima de tudo, a transformação digital está ligada à criação de novas oportunidades de geração de valor para os consumidores e de destaque perante às concorrentes.
Chegou a hora de mudar de mindset
Dito isso, uma das maiores questões em relação à transformação digital é a mudança na cultura organizacional. Tanto quanto o fator tecnológico, o aspecto cultural precisa estar no centro dessa transformação. E essa é, geralmente, a parte mais desafiadora do processo.
Toda mudança organizacional é complicada e demanda uma adequação de mindset por parte dos líderes da empresa. Ou seja, trata-se da mudança do modo de enxergar o negócio, resolver problemas, desenvolver novos projetos e defender ideias. Aqui, a liderança exerce um papel fundamental.
Afinal, de nada adianta uma empresa adotar soluções de última geração se a cultura da organização não estiver alinhada a elas. Os líderes precisam motivar, estimular suas equipes a criarem novas ideias e inspirar um ambiente realmente inovador. Isso porque todos os colaboradores devem ter claro o valor da transformação digital para os resultados da empresa e como eles podem colaborar.
Quando essa mudança de mindset não acontece, a adoção de novas tecnologias acaba gerando mais dores de cabeça do que benefícios para o negócio. Portanto, se a sua empresa deseja investir na transformação digital, saiba que também será necessário criar, de maneira integrada, uma nova cultura organizacional voltada à inovação.
Quer descobrir a maturidade digital da sua empresa? Clique aqui e faça o diagnóstico agora mesmo!