Tecnologia Algar Telecom | 12 de março de 2020

SOC: o que é e a importância na prevenção de ataques

Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje, as principais estratégias de negócios das empresas são baseadas em dados. Por isso, eles são considerados um dos principais ativos de uma organização. Não à toa, os dados precisam ser protegidos contra ataques cibernéticos, que estão cada vez mais sofisticados. Um Security Operations Center (SOC) é uma excelente alternativa para essa grande missão. 

Mas, afinal, o que é um SOC e como ele pode ajudar na prevenção de ataques? É o que vamos mostrar para você logo abaixo. Confira!

O que é SOC? 

O SOC (sigla para Security Operations Center) pode ser definido como uma equipe composta por especialistas em segurança cibernética e engenheiros treinados na proteção de dados. Ele se diferencia de outros departamentos de TI porque se dedica a executar operações avançadas de segurança de TI.

Os serviços do centro de operações de segurança visam impedir qualquer ameaça à segurança cibernética por detecção e resposta antecipadas a incidentes de hacking ou violação de dados.

O SOC monitora computadores, redes e servidores 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele usa uma grande variedade de softwares e segue os procedimentos de segurança especializados para encontrar brechas na infraestrutura digital.

Firewalls, informações de segurança, sistemas de gerenciamento de eventos e soluções relacionadas a dados são as principais tecnologias envolvidas nos procedimentos de SOC.

Qual a importância do Security Operations Center?

Nos últimos anos, houve um aumento significativo de incidentes de violação de dados. Para se ter uma ideia, cerca de 40% das pequenas e médias empresas latinas foram vítimas de violação de dados em 2019.

E as perdas são gigantescas. Isso porque o vazamento de dados pode prejudicar uma empresa de diversas formas. Dentre os danos, os mais graves são: a perda de credibilidade perante clientes, investidores e público em geral; e as implicações legais, a partir do momento que a Lei Geral de Proteção de Dados entrar em vigor.

Por isso, é importante que as empresas protejam seus dados. Os empreendedores devem explorar métodos novos e confiáveis ​​para evitar possíveis ataques cibernéticos.

A eficácia do SOC

Entre os métodos de proteção de dados mais populares, a incorporação do SOC está ganhando terreno rapidamente em vários setores da indústria em todo o mundo.

O motivo é simples: a equipe do SOC pode responder a qualquer ameaça em potencial com mais eficácia, analisando e identificando exceções.

O SOC mantém o foco nas vulnerabilidades do sistema e fortalece a defesa. Assim, ele pode monitorar vários fatores, independentemente das soluções adotadas internamente ou de processos terceirizados.

O principal objetivo do centro de operações de segurança é evitar qualquer tipo de violação de dados e minimizar ao máximo as vulnerabilidades nas empresas. 

Como o SOC pode prevenir ciberataques?

O Security Operations Center adota a estratégia de segurança mais adequada para cada tipo de empresa, de acordo com a sua infraestrutura e ferramentas utilizadas. Entre os principais procedimentos adotados, podemos destacar:

Detecção precoce

Os SOCs podem detectar as ameaças em desenvolvimento desde o início, monitorando ativamente os hardwares, os softwares e a rede. Você pode contar com os serviços do centro de operações de segurança para identificar quaisquer atividades maliciosas no nível inicial a fim de que elas não prejudiquem sua operação.

Medidas proativas

Os SOCs podem tomar as medidas necessárias para evitar qualquer ataque cibernético. Isso é possível graças ao uso de ferramentas e tecnologias mais recentes para estabelecer o reconhecimento de servidores, rede e infraestrutura digital.

Gerenciamento adequado

O SOC pode gerenciar logs mesmo durante o incidente de uma violação de dados. Assim, é possível percorrer todas as atividades suspeitas para encontrar as brechas e auxiliar na investigação forense, fornecendo informações sobre atividades desempenhadas por usuários internos ou externos.

Alta vigilância

É uma das principais tarefas dos SOCs. Quando qualquer irregularidade ou mau funcionamento é detectado, a equipe ou os softwares de gerenciamento fazem a classificação de acordo com a gravidade dos incidentes. Dessa forma, é possível priorizar a invasão agressiva e se concentrar na eliminação das principais ameaças.

Monitoramento constante

Os serviços SOC são feitos para monitorar todos os processos digitais com o intuito de neutralizar violações ocasionais. Ao executar essas tarefas, é possível manter a empresa protegida contra qualquer tipo de ataque de malware ou crimes cibernéticos.

Quer mais proteção para os dados da sua empresa? Conheça o SOC da Algar 

Agora você pode contar com todos os benefícios do SOC na sua empresa. A Algar Telecom oferece serviços de gerenciamento de segurança especializado e sob medida para suas necessidades.

A Algar Telecom conta com profissionais especializados e com as melhores ferramentas de monitoramento e prevenção de incidentes para garantir a segurança de sua rede.

Com os serviços de SOC da Algar Telecom, sua empresa vai contar com: 

  • acesso ao portal do cliente para efetuar solicitação de serviços e/ou visualizar seu histórico de pedidos, com dicas e conceitos de segurança; 
  • desenvolvimento de planos de ação de acordo com as necessidades da sua empresa;
  • análise de vulnerabilidades a fim de prevenir ciberataques;
  • reports periódicos sobre a segurança em sua rede;
  • comunicação rápida e efetiva com nossa equipe;
  • alertas e recomendações de segurança. 

Quer saber mais sobre esse serviço? Então, clique aqui para entender melhor como os serviços de gerenciamento de segurança da Algar Telecom funcionam!

Deixe seu comentário