1. Home
  2. /
  3. Tecnologia
  4. /
  5. Nuvem corporativa: sua empresa ainda não conhece isso?


Tecnologia Escrito por Algar Telecom | 24 de março de 2021

Nuvem corporativa: sua empresa ainda não conhece isso?

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Se você esteve na Terra durante a última década, certamente ouviu falar sobre a nuvem corporativa. Com crescimentos de dois dígitos desde 2015, o mercado de nuvem deve atingir os 354,6 bilhões de dólares. Esse número que mostra que essa tecnologia veio para ficar.

A nuvem já não é nenhuma novidade. De fato, o conceito no qual a computação em nuvem se baseia vem da década de 60, quando John McCarthy, um renomado cientista da computação norte-americano, discutiu a ideia de que dois ou mais usuários utilizassem um único computador para trabalhar simultaneamente.

De lá para cá, muita coisa mudou. Hoje, a nuvem corporativa se estabeleceu como a alternativa mais eficaz de infraestrutura e armazenamento para empresas de todos os tamanhos.

Se você ainda tem dúvidas de como a nuvem corporativa pode beneficiar sua empresa, vamos te mostrar, no artigo de hoje, como ela funciona para oferecer o melhor da tecnologia às organizações de todos os setores!

O que é a nuvem corporativa e como ela é funciona?

John McCarthy não tinha noção do poder que a nuvem teria, mas sua ideia é uma boa explicação de como a nuvem corporativa funciona.

A nuvem surgiu em contraponto com os modelos de armazenamento de dados que utilizavam servidores locais para guardar as informações. Na nuvem, todas as informações são “salvas” na internet — entre aspas porque elas não ficam realmente vagando pela grande rede, mas estão na verdade salvas em múltiplos datacenters espalhados pelo mundo.

Com isso, a nuvem corporativa permite que esses dados sejam acessados de qualquer dispositivo com acesso à internet. Ou seja, nenhum software ou dado da empresa fica preso a um único hardware, mas estão disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar.

E mais: os dados não só estão facilmente disponíveis, como podem ser acessados por diferentes pessoas, em diferentes dispositivos.

É sobre isso que McCarthy profetizou: a ideia de que múltiplos usuários poderiam colaborar simultaneamente em um arquivo ou programa. A nuvem corporativa permite isso e ainda garante que a última versão esteja sempre disponível e bem armazenada.

Os benefícios da nuvem corporativa para empresas

Há muitos benefícios em mover sua empresa para a nuvem corporativa:

Alta flexibilidade

O primeiro ponto de vantagem da nuvem é sua flexibilidade. Com dados armazenados na nuvem, seus funcionários não ficam presos a um espaço físico (escritório) ou a um único dispositivo (computador ou notebook). Eles podem trabalhar de onde quiserem, como quiserem.

Em tempos em que o home office está ganhando força, essa certamente é uma vantagem para as empresas que querem se adequar a essa nova realidade.

Custos de TI reduzidos

Cuidar de um datacenter e servidores próprios é muito caro. Além dos custos básicos de manter o ambiente — como custos de refrigeração e energia —, a contratação de pessoal qualificado é outro ponto que onera o orçamento da empresa.

Com a nuvem corporativa, você consegue reduzir esses custos. E o que é melhor: você transforma gastos originalmente classificados como CAPEX em custos operacionais (OPEX), otimizando o orçamento de TI.

Veja mais >> Como a nuvem pode ajudar a sua empresa a reduzir custos

Escalabilidade

O objetivo de toda empresa é crescer. Mas, para que isso aconteça, ela precisa que sua infraestrutura de TI a acompanhe. Quando falamos de servidores locais, os custos de fazer a infraestrutura crescer podem ser bastante altos. Já quando falamos da nuvem, a história é diferente.

A nuvem corporativa oferece a escalabilidade que sua empresa precisa, e ela ainda faz isso de forma quase imediata. Porque não é preciso esperar meses para que um projeto de expansão de datacenter seja concluído.

Segurança de dados

Todos os provedores de nuvem devem cumprir uma série de regulamentos de segurança da informação rígidos para que possam proteger os dados de seus clientes. Eles têm tecnologia de firewall de última geração, que possui sistemas instalados para evitar intrusões e fornecer proteção contra vírus. Essa tecnologia pode encontrar e isolar ameaças muito antes que cheguem à sua rede.

A nuvem corporativa tem sido a escolha de todas as empresas de sucesso. E você, vai ficar para trás? Conheça o Cloud Plus da Algar Telecom e usufrua você também desses e muitos outros benefícios!

Baixar infográfico sobre 10 Vantagens do Cloud Plus e nuvem corporativa para o seu negócio

Deixe seu comentário