Área do cliente Algar Telecom | 31 de março de 2017

Linha 0800 para empresas: como começar?

Tempo de leitura: 5 minutos

A Discagem Direta Gratuita (DDG), mais conhecida como linha 0800, é um canal normalmente utilizado por médias e grandes empresas para estabelecer contato, realizar atendimentos e oferecer produtos ou serviços aos clientes. Esse serviço, entregue nacionalmente mediante a viabilidade técnica, oferece um atendimento personalizado, ágil e não resulta em custos para os consumidores que a utilizam, sendo esses os principais benefícios para as empresas que decidem adotá-lo como parte de seus sistemas de suporte ao cliente. É possível também utilizá-lo como um canal de vendas, normalmente conhecido como televendas, em que possível atender, de forma rápida, as possíveis dúvidas do consumidor e fechar o negócio pelo próprio telefone.

Como funciona o 0800?

Normalmente, os números 0800 direcionam as chamadas para um telefone fixo que a empresa já possui, porém, com esse serviço, a cobrança fica a cargo da empresa e não de quem realiza a ligação. Com cobranças por minuto, as chamadas possuem custos distintos, dependendo da região de onde está sendo originada e se é realizada via celular ou telefone fixo.

No que diz respeito à contratação, um dos modelos disponíveis no mercado é o de consumação mínima. Nesse modelo, pautado pela customização de acordo com as necessidades do cliente, as ligações recebidas são deduzidas de uma franquia mínima pré-estabelecida com a operadora. Assim, a empresa paga, ao final do ciclo de faturamento, o valor acordado em contrato e, caso esse limite seja excedido, a diferença é paga na própria fatura.  

As principais vantagens do DDG

A Discagem Direta Gratuita, que há algum tempo poderia parecer algo completamente dispensável na planilha de custos de uma empresa, tornou-se imprescindível para quem deseja oferecer um serviço eficiente aos seus clientes. Porque, com a alta concorrência observada no mercado,  atendimento rápido e de qualidade tornaram-se premissas de negócios bem sucedidos. Confira a seguir outras vantagens de adotar esse sistema no contexto corporativo.

  1. Economia

A economia é um fator relevante que pesa no momento da escolha por uma linha 0800 para atendimento aos clientes. O fato de não ser necessário nenhum gasto para aquisição de uma infraestrutura mínima de implantação do DDG e as tarifas simplificadas, que podem variar entre os modelos de contratação local, ligação direta nacional (LDN) e fixo móvel, auxiliarem de forma considerável na redução de custos, são os principais benefícios que fazem deste serviço algo atrativo para as empresas.

  1. Flexibilidade de atendimento

Com o DDG, é possível encaminhar, através de uma programação baseada em horário, dia da semana e localidade, as chamadas que a empresa recebe. É possível ainda combinar essas programações com restrições de chamadas locais, de celular e de áreas específicas. Essa é uma vantagem que pode estar atrelada às necessidades e estratégias de atendimento preestabelecidas pela empresa, como dar prioridade para certas localidades em que a atuação é mais forte, por exemplo.  

  1. Identificação da organização e atendimento gratuito ao consumidor

Ter uma linha 0800 garante que todas as ligações sejam centralizadas de forma que um único número seja divulgado pela empresa, facilitando a memorização do telefone para o cliente que deseja entrar em contato. Além disso, o fato da ligação ser completamente gratuita para o consumidor que está originando a chamada impacta positivamente na experiência do usuário com a organização.

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Os erros mais comuns ao contratar um 0800

Existem alguns pontos que precisam ser observados com atenção por parte da empresa para que a contratação e manutenção de um serviço de DDG não se torne um problema para os gestores. Confira a seguir quais são esses pontos para evitar surpresas desagradáveis em relação ao 0800:

  1. Tarifas

É essencial ficar atento quanto à cobrança de tarifas relacionadas aos mais diferentes DDDs existentes no país e também das duas modalidades de ligações possíveis (fixo e móvel), uma vez que cada modalidade (local, fixo móvel e LDN) possui custos específicos.

  1. Propriedade do número

Existem algumas regras criadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que regem a telefonia fixa e que também se aplicam ao DDG. Ao manifestar o interesse de contratação de uma linha 0800, o cliente pode fazer a reserva de um número no site da Anatel. Essa reserva, que tem duração de 10 dias, garante que, neste tempo, o número seja passado ao consultor de vendas de uma operadora e seja efetivado na mesma. Com a efetivação da venda, o número passa a ser de propriedade do cliente, podendo ser portado para qualquer outra operadora que seja de seu interesse.

Caso seja feito o cancelamento da linha, o número recém-cancelado continua sendo de posse do cliente pelo período de 180 dias, podendo ser reativado dentro desse prazo sem nenhum prejuízo. A ressalva, nesse caso, é que se o cliente fez a portabilidade de um número para outra operadora, esse prazo é dividido entre a prestadora de serviço de origem e a que recebeu a portabilidade (90 dias em cada uma) e ele só poderá ser reativado na operadora de origem, ou seja, onde ele ativou pela primeira vez a sua linha 0800. Após os 180 dias, o número volta a estar disponível para comercialização, podendo ser adquirido por qualquer pessoa, em qualquer lugar do Brasil.

  1. Atenção com bloqueios

Muitas organizações fazem o bloqueio de ligações realizadas de celulares pelo fato de a tarifa ser mais alta para essa modalidade. Porém, pesquisar por boas tarifas no momento da contratação de um serviço de DDG pode representar um diferencial relevante entre uma empresa que aceita chamadas originadas de telefones móveis em relação a outra, que não aceita.

  1. Direcionamento

É essencial ficar atento às questões relacionadas ao direcionamento de ligação, uma vez que chamadas mal direcionadas podem render aumento de custos e insatisfação do cliente.

Um sistema de Discagem Direta Gratuita pode gerar impactos positivos significativos para as organizações, como credibilidade e oportunidade de novos negócios, por exemplo. Sendo assim, pesquisar e entender as soluções oferecidas no mercado é o primeiro passo para a adoção eficaz de uma linha 0800. E você, já implementou esse serviço na sua empresa? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários.

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