Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Infográfico – 8 tendências para o mercado de Telecom

Algar Telecom | 7 de julho de 2017

Infográfico – 8 tendências para o mercado de Telecom

Além do investimento constante em melhorias tecnológicas, o caminho para a transformação digital tem exigido que as empresas de Telecom deixem de focar apenas nas vendas de conectividade e ampliem o olhar para a oferta de plataformas e experiências digitais.  

Pesquisadores e multinacionais, como a Amdocs, desenvolveram estudos sobre as principais tendências de telecom a partir de 2017. Confira a seguir:

1 – Atualizações de infraestrutura de conectividade

Para acomodar o aumento desenfreado do tráfego dos muitos dispositivos conectados, as operadoras terão que atualizar sua infraestrutura básica de conectividade e, no caso da próxima mudança para a quinta geração (5G), as redes móveis podem chegar a bilhões de dólares.

2 – Adoção da transformação digital

Diante de alguns dos maiores surtos de dados registrados, muitas organizações abraçarão a transformação digital para manterem-se competitivas. A disponibilidade de novas tecnologias pode fazer com que 2017 seja considerado o ano da transformação digital para as operadoras.

3 – Competição para conquistar clientes

Provedores de serviços móveis competirão agressivamente pela cobertura de rede 4G e pelos assinantes para manterem seu crescimento. Os prestadores de serviços de fibra continuarão a investir em suas redes para responder à crescente demanda de alta velocidade.

4 – Desponta a Internet das Coisas Industrial

A Internet das Coisas Industrial aproveita dados baseados em sensores, para melhorar funcionalidades dos negócios. Nos próximos meses, muitos profissionais de telecom começarão a incorporar sensores em veículos, equipamentos, torres etc, aprimorando o desempenho geral.

5 – Tecnologia de satélites para expansão das redes 3G e 4G

Com a chegada da geração de satélites HTS (High Throughtput Satellite), o custo-benefício da utilização dessa tecnologia passou a ser ainda mais vantajoso e utiliza o aumento de capacidade dos sinais para ampliar o alcance de redes e de pessoas atingidas pela conectividade.

6 – Continuação da expansão do mercado de transmissão de vídeos por satélite

Principalmente devido à migração de SD para HD, a distribuição de canais de vídeo via satélite se manterá em crescimento. Além disso, a chegada do Ultra HD na América Latina também deve ampliar a demanda por capacidade de satélites.

7 – Preocupação com as demandas sociais e acessibilidade

Já se sabe da alta demanda por conectividade no Brasil e América Latina. Contudo, a fim de atender as necessidades de regiões carentes e dos programas governamentais, os provedores precisarão contar com a tecnologia satelital para suprir a todos.

8 – Assistentes de Cliente Virtual (VCA) são tendência

Nos próximos 5 anos, apenas as operadoras móveis dedicarão mais de US$ 50 bilhões em análises e aprendizado de dados para melhorar o desempenho do negócio e experiência do cliente.

Caso saibam aproveitar ao máximo seus ativos de rede, sua base de clientes, insights de dados e parcerias de trabalho, as operadoras poderão se tornar ainda mais importantes para o dia-a-dia de seus consumidores, com ofertas e soluções de negócio de fim a fim, pensando na cadeia estruturante do negócio de seus clientes.

E você, o que achou das tendências de telecom para os próximos anos? Gostaria de acrescentar algum item? Compartilhe conosco nos comentários!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: