Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Gráficos essenciais para o monitoramento de rede corporativa

Cristina Cruz | 5 de junho de 2017

O bom funcionamento de uma rede corporativa depende de uma série de fatores, desde a quantidade de dispositivos conectados até o volume trafegado entre eles. Tanto fatores básicos, como gerenciamento de falhas, quanto fatores avançados, como indicadores de desempenho, devem ser analisados a fim de garantir o melhor aproveitamento possível.

Uma gestão de rede bem feita proporciona o melhor aproveitamento dos recursos da empresa, aumentando significativamente o retorno esperado dos investimentos em TI. Para isso, é imprescindível que seja feito um monitoramento de rede eficaz, que verifique os principais indicadores relacionados ao dia a dia do uso corporativo do link de internet.

Conheça a seguir os principais motivos para investir no monitoramento de rede, a importância de realizar uma boa escolha da solução e os gráficos essenciais para o desempenho eficaz deste trabalho.

Por que investir no monitoramento de rede:

Cada vez mais as empresas estão buscando integrar alguma solução de monitoramento de rede em seus assuntos mais importantes de TI. Entre os principais motivos que contribuem para o aumento de interesse pelo assunto estão a economia de tempo e o auxílio que soluções de monitoramento conferem aos administradores para o planejamento de recursos e otimização da rede corporativa. Confira outras vantagens que essa ação pode oferecer à estratégia de tecnologia de uma grande empresa:

  • Segurança: por meio de um bom monitoramento de redes, você diminui os riscos de ataque na rede interna. Isso ocorre pois é possível, caso seja utilizado um equipamento de firewall, ter acesso a todos os dados de tráfego rapidamente, prevenindo ataques ou possíveis problemas de segurança. Tudo isso sem altos investimentos de infraestrutura.
    • Maior Eficiência dos Recursos: você consegue aproveitar melhor o serviço contratado, sabendo exatamente onde seus recursos de rede estão sendo consumidos e como otimizar este processo. Dessa forma, você reduz custos de contratação de serviços desnecessários e ainda consegue aproveitar o máximo do que sua empresa contratou.
    • Controle: através do monitoramento eficiente, você consegue ter controle de tudo que passa na sua rede. Esse controle vai desde o volume trafegado até o IP específico que está consumindo maior banda que o usual. Este tipo de ação também provê liberdade para agir preventivamente e resolver os possíveis problemas na hora que eles acontecem, economizando recursos e tempo.
  • Tranquilidade e Foco: com a implementação de um monitoramento de redes por meio de outsourcing, sua equipe de TI consegue focar nas questões que exigem atenção e que realmente importam para um bom desempenho e entrega de resultados. Dessa forma, sua empresa tem uma equipe mais produtiva e focada em tarefas importantes.

Soluções de monitoramento de rede

Uma solução de monitoramento de rede é uma adição útil para a infraestrutura de rede, pois proporciona alívio ao departamento de TI e ajuda na detecção de oportunidades de otimização anteriormente não reconhecidas. No entanto, todo o seu potencial só pode ser aproveitado se este for combinado com os requisitos da rede. Portanto, as empresas devem investir tempo suficiente na busca de um sistema que atenda completamente suas necessidades, testando e comparando a solução antes de eleger a melhor.

Critérios como facilidade de uso e conhecimento das demandas são essenciais para a escolha de uma solução de rede corporativa. Isso porque, ao contratar um software como esse, o especialista da área espera que a solução funcione sem a necessidade de grandes intervenções, caso contrário a adoção de uma ferramenta dessa natureza acarretará em trabalho extra para a equipe de TI. Mas, para que a escolha seja bem feita e os resultados esperados com a solução sejam alcançados, é essencial conhecer bem aspectos técnicos e as demandas existentes, como o tamanho da rede monitorada, os servidores, switches, estações de trabalho e as conexões entre eles, além das ligações com pontos externos da Internet.  

Um dos principais fatores que fazem das soluções de monitoramento uma aliada das empresas na busca de performance da rede é a forma de apresentação das métricas, que normalmente acontece de maneira visual, ou seja, por meio de gráficos e mapas. Com isso, a ação de monitorar a rede se torna muito mais fácil e contribui para que os especialistas da área consigam usufruir de todas as vantagens do processo.

A Zabbix

Uma das soluções mais conhecidas no mercado é a Zabbix, uma ferramenta open source que foi pensada para monitorar disponibilidade, experiência do usuário e qualidade de serviços. Ela oferece uma interface 100% Web para administração e exibição de dados. Isso facilita no cotidiano empresarial, pois não é preciso ter nada instalado e o acesso é instantâneo, em tempo real e de qualquer local do mundo.

Funciona da seguinte maneira: o servidor Zabbix coleta dados para o monitoramento. Quando alguma anormalidade é detectada, alertas são emitidos visualmente e através de uso de sistemas de comunicação, como e-mail e SMS. O servidor Zabbix mantém o histórico dos dados coletados em banco de dados (Oracle, MySQL e PostgreSQL), de onde são gerados gráficos, painéis de acompanhamento e slideshows que mostram informações importantes.

Os gráficos

A interface da solução e a forma como os dados da rede são apresentados são uma parte fundamental da experiência do especialista em TI com o software. Além disso, a entrega das informações por meio de gráficos facilita muito a compreensão para quem precisa acompanhar a performance da rede. Conheça os principais gráficos relacionados ao monitoramento de rede corporativa:

Gráfico de Utilização

Este gráfico é muito importante para o controle das operações. Por meio dele, verificamos qual é o percentual da banda utilizado. Dessa forma, é possível efetuar o controle, para não correr o risco de ter lentidão ou até mesmo interrupção de transferência de pacote de dados. Ele monitora basicamente o incoming traffic e o outgoing traffic e auxilia diretamente nos serviços de Internet Link e VPN (Mpls). Esse monitoramento é feito em tempo real, aumentando ainda mais a usabilidade da ferramenta.

Gráfico de Utilização

Gráfico de utilização de tráfego de entrada e saída – Ferramenta Zabbix. Fonte: http://www.blogdomedeiros.com.br/monitorando-a-banda-de-sua-internet-pfsense-zabbix/

Gráfico de ICMP

Após saber qual é o seu percentual de utilização, é importante saber exatamente onde você está perdendo pacotes para que o reajuste seja feito. É exatamente isso que o gráfico de ICMP faz, ele monitora diretamente os pacotes de dados transferidos, trazendo a tona qualquer desvio. Essa informação é muito importante, pois fornece exatamente aonde está ocorrendo a perda, facilitando assim o curso de correção.

Exemplo de gráfico de tempo de resposta em ms (milissegundos) do ping.

Exemplo de gráfico de tempo de resposta em ms (milissegundos) do ping. http://zabbixbrasil.org/wiki/tiki-index.php?page=Monitorando+um+Equipamento+via+Zabbix+com+Simple+Check

Gráfico de disponibilidade

Este gráfico é interessante para quem quer saber exatamente o tempo que o circuito ficou disponível durante um período, por exemplo, mensalmente. Também é possível observar o período de indisponibilidade do serviço e verificar se está de acordo com o que foi combinado em contrato, aumentando assim as exigências e consequentemente a qualidade do serviço prestado.

Gráfico de disponibilidade da ferramenta Zabbix.

Gráfico de disponibilidade da ferramenta Zabbix.

Monitoramento do Firewall

O Monitoramento de Firewall é fundamental por diversos motivos. Um deles é que, através do monitoramento correto, é possível rastrear se existe alguma utilização desnecessária da banda, o que evita eventuais interferências na disponibilidade do serviço. Além disso, é possível rastrear e identificar qual é a origem do consumo irregular para que as medidas necessárias para corrigi-lo sejam tomadas, economizando tempo e otimizando o trabalho da equipe.

Todas as ferramentas citadas são fundamentais para um bom funcionamento da rede e maior aproveitamento dos recursos. Ao adotar essas ferramentas e indicadores na sua empresa, você estará um passo à frente na gestão de redes e na eficiência da sua equipe de TI, trazendo mais resultados e otimizando processos. A Algar Telecom possui especialistas em monitoramento de rede e segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana. Conheça mais sobre esse serviço.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: