Tecnologia Algar Telecom | 25 de janeiro de 2021

Descubra as vantagens do SD-WAN para a sua empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Ao longo dos últimos anos, empresas de todas as áreas migraram de uma arquitetura local para uma infraestrutura na nuvem. Aplicativos, softwares e mesmo hardware deixaram de existir no mundo físico para serem acessados online.

Como era de se esperar, a pressão sobre as conexões empresariais com a internet cresceu, com o número de recursos sendo acessados por meio da grande rede sendo cada vez maior.

Isso fez com que a antiga arquitetura de rede WAN (Wide Area Network), construída para conectar usuários em várias filiais, se tornasse obsoleta. O usuário não pode mais esperar que os dados passem por um data center central antes que retornem ao seu computador para que um software ou aplicativo funcione.

Para que a nuvem seja realmente eficiente, a latência do tráfego precisa ser a mínima possível. É exatamente aí que entra o SD-WAN. Saiba mais:

O que é o SD-WAN?

SD-WAN nada mais é do que uma WAN definida por software. Ele foi construído para superar os desafios de vulnerabilidade, segurança e conectividade que a WAN tradicional não conseguia resolver com o aumento do tráfego. 

O SD-WAN, basicamente, permite que as empresas com múltiplas localidades utilizem qualquer combinação de protocolos de chaveamento — seja MPLS, LTE ou banda larga comum — para conectar usuários às aplicações de uma maneira segura.

Essa arquitetura baseada em software faz o roteamento inteligente de acordo com a necessidade de cada usuário e com a exigência de cada aplicação. Por exemplo, aplicações de VoiP exigem baixa latência para que uma conversa entre pessoas em diferentes localidades flua sem problemas. Em um SD-WAN, o software define qual será o melhor protocolo de chaveamento para reduzir a latência e garantir máxima conectividade.

Como resultado do uso de um SD-WAN, sua organização poderá usufruir de diversas vantagens. Descubra quais são elas a seguir!

O SD-WAN melhora a performance da sua conexão

Toda rede possui um intenso tráfego de dados. Alguns desses dados possuem prioridade sobre outros e podem exigir melhores conexões — como é o caso das aplicações VoiP, que citamos acima. 

O SD-WAN permite priorizar o tráfego considerado crítico para o funcionamento da organização e as aplicações que exigem envio de dados em tempo real. Ele escolhe as melhores rotas e faz a conexão entre usuários e aplicações com performance otimizada.

Isso permite reduzir problemas com latência e perda de dados, o que, por sua vez, aumenta a produtividade da equipe.

Veja mais >> SD-WAN: A solução para aumentar a conectividade da sua empresa de forma inteligente

O SD-WAN aumenta a segurança de dados

A segurança de dados é hoje uma preocupação proeminente. A transformação digital certamente trouxe muitos benefícios e melhorou a experiência do cliente, mas também expôs a organização a uma série de novos riscos digitais.

O SD-WAN pode fornecer uma ampla gama de recursos de segurança integrados, como NGFW, IPS, criptografia, AV e recursos de sandbox que ajudam a prevenir perda de dados, tempo de inatividade, violações regulatórias e responsabilidades legais.

O SD-WAN reduz a complexidade de gerenciamento

Outro problema trazido com a transformação digital foi o aumento da complexidade das arquiteturas de rede. Com tantas aplicações e infraestruturas na nuvem, pode ser complicado para o time de TI gerenciar tudo e garantir a melhor performance.

O SD-WAN, por outro lado, adiciona uma camada de automação a esse gerenciamento, controlando o tráfego a partir de uma central única. Ele facilita o monitoramento do desempenho da rede e simplifica a infraestrutura para a equipe de TI.

O SD-WAN reduz os custos de conexão

À medida que as organizações implantam uma gama cada vez maior de aplicativos baseados em nuvem, a quantidade de dados que trafegam por uma WAN aumenta exponencialmente, aumentando os custos operacionais.

O SD-WAN pode reduzir esses custos, fornecendo acesso direto à nuvem e reduzindo a quantidade de tráfego na WAN. Além disso, ao aumentar a produtividade dos funcionários da empresa, o SD-WAN também permite otimizar o uso dos seus recursos humanos, o que também se traduz em redução de custos. 

Pronto para otimizar a sua rede? Conheça o SD-WAN da Algar Telecom e aproveite você também de todas essas vantagens!

Deixe seu comentário