Artigos Algar Telecom | 10 de abril de 2020

Comece 2020 protegido com o SOC

Tempo de leitura: 5 minutos

Nos últimos anos, os ataques cibernéticos têm se tornado cada vez mais sofisticados. Essa situação é especialmente preocupante para as empresas brasileiras, visto que o país figura nas primeiras posições dos países mais atacados. Nesse cenário, contar com um SOC (Security Operations Center) pode ser primordial para garantir a segurança e a continuidade dos negócios.

Em 2019, a União Internacional de Telecomunicações (ITU, em inglês), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), apontou que o Brasil figura na segunda posição entre países que mais sofrem com perdas econômicas devido a ataques cibernéticos.

Entre 2017 e 2018 foram contabilizados prejuízos que ultrapassaram a casa de US$ 20 bilhões, tendo ainda afetado mais de 70 milhões de pessoas. Essa situação é extremamente preocupante, uma vez que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está prestes a entrar em vigor, o que pode acarretar, além de perdas econômicas, sanções legais.

Continue a leitura e descubra como o SOC pode ajudar sua empresa a proteger os dados e, assim, evitar perdas financeiras e maiores dores de cabeça!

Por que a sua empresa precisa de um SOC?

O SOC é hoje a principal estratégia para tornar os ambientes de TI das empresas mais protegidos. Alinhando ferramentas apropriadas, procedimentos eficazes e conhecimento técnico especializado, essa solução tem se tornado imprescindível nessa época em que os vazamentos de dados têm custado cada vez mais caro.

Confira a seguir como o SOC pode ajudar a sua empresa a proteger os seus dados!

Reconhecimento de ativos

Cada empresa utiliza ferramentas, tecnologias, hardware e software de acordo com suas necessidades de negócio. Por isso, para que seja implementado um SOC efetivo, é vital que haja um levantamento detalhado dos ativos disponíveis para identificar riscos e prevenir problemas de segurança.

Leia também: Por que a transformação digital deve garantir a segurança de dados?

Monitoramento preventivo

Quando se trata de segurança cibernética, a prevenção sempre será mais eficaz que a reação. Em vez de responder às ameaças à medida que elas acontecem, o SOC monitora a rede o tempo todo. Ao fazer isso, é possível detectar atividades maliciosas e evitá-las antes que causem qualquer tipo de dano.

Manutenção de registros de atividades

No caso de um incidente de segurança, os analistas de segurança precisam ser capazes de descobrir quais as vulnerabilidades presentes no seu ambiente de TI. Para isso, a equipe faz uso do gerenciamento detalhado de logs de todas as atividades que ocorrem em uma rede.

Classificação de alertas de segurança

Quando ocorrem ataques cibernéticos, a equipe de resposta a incidentes trabalha para triar a gravidade. Isso permite que o SOC dê prioridade a alertas de segurança que são especialmente graves ou perigosos para os negócios.

Adequação de processos

Uma cibersegurança eficaz precisa ter um processo de melhoria contínua. Para acompanhar o cenário de ameaças em constante mudança, o SOC trabalha para adaptar e modificar as defesas de uma rede de maneira contínua e conforme a necessidade.

Para isso são utilizadas soluções de Inteligência Artificial, que são capazes de identificar atividades suspeitas e tomar decisões tempestivas para evitar qualquer tipo de dano. Ao mesmo tempo, a equipe especializada avalia os alertas de segurança e, sempre que necessário, efetua as mudanças capazes de tornar o ambiente de TI mais protegido.

Conformidade com a LGPD

Em 2020, entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, que deve impactar de forma significativa as operações das empresas que envolvem dados pessoais. Além do gerenciamento de ameaças, o SOC ajuda as empresas a se protegerem de problemas legais, garantindo a conformidade dos negócios com os mais recentes regulamentos de segurança.

Conte com a proteção do SOC da Algar Telecom

Diante de ameaças de segurança em constante mudança, a proteção oferecida por um SOC confiável é uma das vias mais benéficas que as organizações podem utilizar.

Ao contratar o SOC da Algar Telecom, sua empresa terá à disposição uma equipe de profissionais especializados monitorando sua rede, detectando ameaças, garantindo o cumprimento de suas políticas de segurança e trabalhando para reforçar suas defesas.

Não deixe um incidente de segurança estragar o ano de sua empresa. Comece 2020 protegido com o SOC da Algar Telecom!

Quer saber mais sobre segurança? Então, conheça 5 boas práticas de gerenciamento de Segurança da Informação para empresas!

algar banda larga

Deixe seu comentário