Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

As razões pelas quais sua empresa pode precisar de voz sobre IP

As vantagens e desvantagens de usar o VoIP na sua empresa

06/jun
Cristina Cruz

Cada vez mais surgem aplicativos que possibilitam que os usuários façam chamadas telefônicas pela internet. A tecnologia por trás dessa ferramenta de comunicação, que oferece muitos benefícios para as empresas, é conhecida como VoIP. O VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet) permite que os sinais analógicos de áudio de uma chamada telefônica sejam transformados em dados digitais, podendo assim ser transferidos por meio da internet.

Iniciada na década de 90, essa tecnologia só ganhou maior espaço no mercado nos últimos anos devido ao aumento da qualidade dos sinais de transmissão de dados. Ou seja, a banda larga é considerada a grande responsável por esse aumento no número de usuários de serviços de comunicação via web.

Como funciona o tradicional VoIP

O VoIP convencional funciona de duas maneiras distintas: para ligações feitas a partir de um computador para outro computador; ou de ligações feitas de um computador para um número de telefone fixo ou celular.

Ao fazer uma ligação de um computador para outro, o áudio captado através do microfone é transformado em informações binárias que são transmitidas via internet. Esse caminho também é parecido quando a ligação parte de um computador para um dispositivo móvel, pois o som da voz captado pelo microfone também é transformado em uma informação binária que em seguida é transmitida pela internet, porém essa transmissão é feita até uma central telefônica que converte a informação recebida em sinais analógicos, que são completamente assimiladas por telefones fixo e celular.

Um terceiro modo de usar essa tecnologia são as ligações originadas a partir de um telefone fixo. Menos usual, porém completamente possível de ser realizada, essa opção de uso do VoIP necessita de um adaptador, chamado ATA, que consegue converter os tons emitidos pela discagem dos números e armazena em forma de dados digitais. Em seguida, esses dados são enviados para uma central telefônica, que faz a verificação da validade dos mesmos e determina para onde qual endereço de IP eles devem ser traduzidos, conectando assim o emissor e receptor da ligação.

Vantagens e desvantagens de usar o VoIP na sua empresa

A tecnologia de comunicação de voz por IP convencional apresenta diversas características, sendo elas positivas e negativas. Ao mesmo tempo, elas podem explicar por que cada vez mais empresas decidem usar algum serviço dessa natureza e outras empresas acabam optando pelo serviço de voz convencional. Conheça algumas vantagens e desvantagens da tecnologia:

Vantagens

  • De longe, a principal vantagem de usar um serviço de VoIP dentro de uma empresa está relacionado ao fator custo. Por precisar apenas de uma conexão com a internet e algum tipo de sistema próprio de cada prestadora de serviço, a economia com a conta telefônica conta muito na hora de decidir pelo uso dessa tecnologia, que em alguns casos pode reduzir em até 40% os custos com ligações.
  • Um dos grandes diferenciais do VoIP é o fato de poder adquirir alguns tipos de sistemas automatizados que permitem serviços que vão além da comunicação por voz. Alguns exemplos desses serviços são: mensageiros eletrônicos, videochamadas e videoconferências, envio de dados, identificador de chamadas, entre outros.

Desvantagens

  • Um das principais desvantagens do uso de VoIP está relacionada a qualidade das ligações, que está associada à velocidade da banda de internet contratada e ao provedor de sistema de voz sobre IP. Quando não há um link com qualidade suficiente, é possível que as ligações sofram com cortes inesperados, ruídos constantes e eco de vozes.
  • Outra desvantagem desse tipo de serviço são as perdas de pacotes. As redes IP não conseguem assegurar com 100% de eficiência que todos os pacotes durante uma ligação serão entregues, e essa possível perda está diretamente relacionada com o congestionamento da rede.

ToIP: e evolução da Voz sobre IP

Embora o serviço de Voz sobre IP seja bastante popular, existe também uma evolução da tecnologia VoIP que vem ganhando espaço no universo corporativo: a Telefonia IP (ou ToIP). Seus canais funcionam como túneis dentro das redes que trafegam, portanto, não disputam espaço com outros tipos de tráfego na internet (como fotos, vídeos e outros).

No caso do VoIP, a conexão pode ser discada ou banda larga comum e os pacotes sofrem concorrência dos demais tipos de pacotes da internet. O ToIP é uma transmissão sob condições diferenciadas, que permite, inclusive, a integração completa entre redes de dados e voz. A Telefonia IP (ToIP) permite todas as funcionalidades da telefonia convencional tais como: enviar fax, discagem direta a ramal, voice mail, secretária eletrônica, siga-me, conferência e videoconferência.

Voz Total: o ToIP da Algar Telecom  

O Voz Total é o serviço da Algar Telecom que liga terminais telefônicos através de protocolos IP com condições diferenciadas e controle sobre a qualidade do serviço (QoS). Ele oferece facilidades como:

Mobilidade + Preço Justo: é possível falar de qualquer dispositivo móvel, e em qualquer lugar do mundo, com preço de telefonia fixa.

Número virtual fixo: tarifa diferenciada por ligações de longa distância em locais com cobertura da Algar Telecom.

E o que a sua empresa ganha com essas facilidades do VoIP Voz Total? Ela ganha com a redução de perda de chamadas, a gratuidade de chamadas entre a matriz e suas filiais, tarifa única, independente do horário das ligações, economia nas ligações através do link digital, presença virtual em localidades onde a empresa não possui presença física, ganho de produtividade com a possibilidade de uso do ramal em qualquer dispositivo móvel e suporte técnico em tempo integral sete dias por semana.

Ficou interessado em conhecer mais sobre esse serviço? Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em apresentar a você e sua empresa o Voz Total Algar Telecom.

Agendar visita com consultor especializado

*O Voz Total da Algar Telecom segue todas as regras do STFC (SISTEMA DE TELEFONIA FIXA COMUTADA), sendo regulamentada por parte da Anatel .

Deixe seu comentário