1. Home
  2. /
  3. Tecnologia
  4. /
  5. 5G em 2022: Como irá funcionar a tecnologia no Brasil


Tecnologia Escrito por Algar Telecom | 7 de março de 2022

5G em 2022: Como irá funcionar a tecnologia no Brasil

Tempo de leitura: 5 minutos
Tempo de leitura: 5 minutos

Os projetos de 5G em 2022 já indicam que a tecnologia será oficialmente implantada no Brasil nos próximos meses, e as expectativas são de que, muito em breve, os usuários possam utilizar essa conexão.

A adoção da modalidade já era discutida há alguns anos, e, agora, está entre as tendências tecnológicas mais aguardadas do ano.

No entanto, muitas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre como essa conexão vai funcionar, e o que esperar dos planos de instalação dos órgãos oficiais.

Por isso, vale a pena conferir mais detalhes sobre o projeto 5G 2022 no Brasil, e entender como acontecerá essa transição entre as novas tecnologias de comunicação móvel.

O que é o 5G?

Antes de mais nada, é importante entender o conceito de rede 5G. Basicamente, trata-se da quinta geração de conexão móvel, que sucede os padrões anteriores, conhecidos como 3G e 4G.

Nos últimos anos, a conexão que mais se destacou foi a quarta geração, especialmente em sua atuação em telefonia móvel, revolucionando o mercado com suporte de acesso a imagens e vídeos.

Assim, com o início da implementação do 5G em 2022 no Brasil, o surgimento dessa evolução natural promete suporte para um conjunto ainda maior de operações simultâneas nos dispositivos, como o futuro das telecomunicações.

Além disso, as configurações técnicas também surpreendem. O padrão da quinta geração opera em até 95 GHz. Enquanto isso, a conexão anterior operava em frequências de até 2.5 GHz, uma velocidade quase 20 vezes menor.

Com isso, é possível registrar mais estabilidade nas conexões móveis, com um tempo de resposta menor entre os dispositivos.

Como o 5G em 2022 vai começar a ser implementado?

Apesar dos benefícios, o projeto 5G 2022 ainda está em suas primeiras fases de implementação.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o Brasil receberá as primeiras conexões até julho de 2022.

Em dezembro de 2021, a organização realizou a assinatura dos contratos de concessão em uma cerimônia com as empresas vencedoras do leilão.

Dessa forma, as expectativas são de que o cronograma inicial realmente seja cumprido, de acordo com as seguintes determinações:

  • Até 31 de julho de 2022: conexão 5G em todas as capitais brasileiras;
  • 31 de julho de 2025: implementação em cidades com mais de 500 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2026: liberação para cidades com mais de 200 mil moradores;
  • 31 de julho de 2027: regiões com até 100 mil munícipes;
  • 31 de julho de 2028: por fim, implementação de 5G em locais com mais de 30 mil pessoas;

No entanto, as datas podem sofrer alterações, caso surjam imprevistos. Além disso, é necessário realizar diversas adequações de acordo com as necessidades específicas de cada localidade.

Assim, espera-se que o 5G 2022 aconteça no Brasil, mas muitos usuários ainda aguardam informações mais concretas dos planos até a metade do ano.

Principais dúvidas sobre o 5G 2022

Por fim, para entender como funcionará o 5G 2022 no Brasil, vale a pena conferir algumas das principais dúvidas sobre o assunto:

Quais os primeiros lugares de implementação do 5G em 2022?

Por conta da estrutura necessária para implementar a conexão da quinta geração, os primeiros lugares a receberem o 5G em 2022 serão as capitais brasileiras.

Em um primeiro momento, o cronograma da ANATEL planeja implementar torres de recepção em todas as capitais, e não somente nas principais cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Contudo, existe a possibilidade das principais metrópoles registrarem o uso do 5G antes das demais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Além disso, a internet 5G no Brasil já começou a funcionar em alguns canais específicos de frequência, como:

  • 700MHz;
  • 2,3GHz;
  • 3,5GHz;
  • 26GHz.

Novas amplitudes serão testadas, mas cidades que captarem esses sinais também poderão oferecer o 5G em 2022.

Todos terão acesso ao 5G em 2022?

É importante ressaltar que, apesar do 5G 2022 ser um projeto com grandes expectativas de acontecer, efetivamente, não serão todos os usuários que terão acesso à essa conexão móvel.

Como mencionado, as capitais e metrópoles receberão o sinal primeiro, de modo que pessoas residentes nas cidades interioranas precisarão aguardar a chegada das torres de recepção em suas localidades.

Além disso, será necessário que o aparelho de recepção, como smartphones e outros dispositivos, sejam adaptados para recepcionar o 5G.

Dessa forma, usuários com aparelhos de tecnologia ultrapassada podem vivenciar dificuldades no acesso.

Como começar a utilizar o 5G em 2022?

Para começar a utilizar o 5G em 2022, o usuário precisará apenas de um dispositivo compatível com a conexão e uma provedora de rede que ofereça suporte para o sinal.

Nesse caso, uma vez que esses requisitos são atendidos, o uso da internet móvel acontecerá de maneira convencional, permitindo uma conexão mais rápida e estável.

Além disso, para o 5G 2022, também existem expectativas de que o sinal ofereça cobertura para outros dispositivos, como equipamentos inteligentes.

Assim, o uso da internet móvel da quinta geração também permitirá a conectividade desses sistemas.

Quais os principais aparelhos habilitados para receber o sinal 5G em 2022?

O projeto 5G 2022 visa atingir, principalmente, dispositivos móveis de telefonia, os smartphones.

Aparelhos de última geração já estão habilitados para reconhecer o sinal de conexão, incluindo as marcas mais populares, como Apple, Samsung e Xiaomi.

Além disso, notebooks, tablets e gadgets inteligentes também fazem parte dos principais aparelhos que permitirão a conexão 5G.

No entanto, com expectativa de cobertura nacional somente em 2028, espera-se que outros dispositivos alcancem essa compatibilidade, como Echo Dots, smartphones modulares e aparelhos smart.

A Algar e o 5G em 2022

O sinal de 5G começará a ser distribuído em breve, com testes iniciais já no primeiro semestre.

Por isso, é importante que os usuários fiquem atentos para as empresas que irão disponibilizar o sinal, como a Algar.

Nossa empresa foi uma das vencedoras do leilão para implementar o sinal para todos os clientes, acompanhando a chegada dessa nova tecnologia no Brasil.

Assim, todos os clientes Algar poderão contar com os serviços e pacotes de conexão adaptados para permitir uma conexão menos instável e de qualidade em seus dispositivos.

Dessa forma, você poderá contar conosco para aproveitar todos os benefícios que essa conexão trará para os usuários.

E não para por aí! A Algar Telecom trouxe o 5G em primeira mão para os seus clientes ainda em dezembro de 2021, inicialmente para as cidades de Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Franca (SP). Foi a primeira empresa do país a lançar a tecnologia em frequência comercial adquirida no leilão da Anatel.

E em 2022, o 5G vai ter ainda mais destaque na Algar Telecom! 

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir nosso guia completo sobre a internet 5G e como ela vai impactar ao longo do tempo o cotidiano das pessoas e empresas.

Sobre

Algar Telecom
Algar Telecom
Somos uma empresa do Grupo Algar que atua no setor de Telecom e TI há mais de 60 anos com dois objetivos principais: manter um relacionamento próximo com os nossos clientes e oferecer serviços de alta qualidade. Saiba mais

Deixe seu comentário