Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

19/set
Cristina Cruz
4 melhores práticas de NOC para a sua empresa

É fácil perceber que as infraestruturas de TI das empresas estão ficando cada vez mais robustas. Em meio a era da Transformação Digital, a necessidade de contar com uma série de equipamentos e serviços de tecnologia já é realidade. E, nesse contexto, surge também uma nova necessidade: a implementação de um NOC.

Mas você já tinha ouvido falar nessa sigla? Sabe como é o seu funcionamento na prática? Então, confira agora o que é o NOC, quais são suas atribuições e as 4 melhores práticas para alcançar a sua alta performance na empresa.

O que é NOC?

A sigla NOC significa Network Operations Center (Centro de Operações de Rede). Na prática, é um local central onde os administradores de infraestrutura gerenciam, controlam e monitoram tudo que está relacionado às redes de conexão e comunicação.

O NOC pode ser descrito como um centro de gerenciamento e é a melhor forma de implementar uma solução preventiva e também preditiva em relação ao controle de rede, na medida em que pode prever as ações.

Hoje, sabemos que a disponibilidade dos recursos de TI é um dos pontos mais importantes para as empresas. Seu controle deve ser feito na escala 24/7, ou seja, 24 horas por dia nos 7 dias da semana, evitando, assim, que alguma falha passe despercebida. E o NOC oferece justamente isso para as organizações.

Quais as atribuições do NOC?

A função geral é manter as operações de rede sempre otimizadas, usando uma variedade de plataformas, mídias e canais de comunicação. O NOC monitora a rede de conexão em busca de alarmes ou de certas condições que podem exigir atenção especial para evitar impacto no desempenho da rede.

Geralmente, o foco está em monitorar falhas de energia, alarmes de linhas de comunicação e problemas de desempenho, que são os principais fatores que podem afetar as redes.

Qual a sua importância para as empresas?

A principal importância do NOC é a possibilidade de ter uma solução rápida para o restabelecimento da normalidade dos serviços de rede, que hoje são fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa.

Essas centrais são capazes de analisar problemas, executar a solução deles, fazer a comunicação rápida entre os técnicos e rastrear problemas até que sejam resolvidos.

4 melhores práticas de NOC para sua empresa

Depois de entender melhor qual a função do NOC, conheça agora a série de práticas que você deve implementar para tirar o máximo de eficiência dessa operação.

1. Automatize os processos

O NOC existe justamente para ter todos os processos sendo monitorados em tempo real. Mas, muitas vezes, o custo para manter várias equipes no centro de gerenciamento pode não ser viável, visto que cada uma terá um desempenho diferente.

É por isso que você deve automatizar os processos utilizando ferramentas de controle que permitam manter o monitoramento sem interrupções. Essa é uma das práticas que devem ser implementadas de imediato para ter resultados positivos.

2. Documente as ferramentas utilizadas

Em uma central como o NOC, várias ferramentas e sistemas são utilizados no dia a dia para manter tudo funcionando corretamente. Mas, como o processo é ainda controlado por pessoas, é fundamental ter tudo documentado.

Esse é mais um cuidado para que, ao ter um novo componente no time de monitoramento, ele possa utilizar todas as ferramentas mapeadas previamente.

3. Crie relatórios e medições

Outra boa prática em relação ao NOC é criar relatórios em uma escala diária e mensal. Um relatório diário deve incluir os principais incidentes das últimas 24 horas e uma causa básica para cada um que foi resolvido.

Esse relatório é útil e essencial para os líderes e gerentes do NOC. O documento também possui a função de manter o restante do departamento de TI informado sobre as atividades do NOC e dos principais incidentes.

Dessa forma, fica claro que compilar os relatórios diários em um relatório mensal ajudará a medir o progresso da equipe e mostrará áreas onde melhorias podem ser feitas, indicando as tendências positivas ou negativas no desempenho.

4. Estabeleça a cultura de gestão de risco

Um dos grandes objetivos do NOC é ter algumas ações como precaução contra possíveis problemas, de modo que as soluções sejam implementadas logo em seguida.

Então, é importante ter uma cultura de gestão de risco, criando um guia prévio de soluções rápidas que devem ser feitas mediante cada situação diferente. É a melhor forma de não precisar correr atrás para verificar onde está o erro para um problema já conhecido.

Gostou de saber mais sobre as melhores práticas que vão ajudar sua empresa ao implementar o NOC? Então, acesse agora a nossa loja e confira uma série de outras soluções que vão mudar o nível digital da sua empresa.

Deixe seu comentário