O uso de tecnologia em nuvem é uma tendência cada vez mais presente nas empresas. Para os decisores de TI, usar o cloud de forma eficaz e segura é um desafio que pode influenciar na agilidade dos negócios. Por isso, é importante conhecer algumas práticas para ajudar diariamente e trazer ainda mais benefícios para seus negócios. Confira:
1 – Conheça suas nuvens: existem vários tipos de serviços em nuvem, cada um com características e aplicações próprias e, antes de migrar os dados, é importante saber qual é a mais adequada para a empresa.
2 – Avalie suas atividades de TI: para que a migração para a nuvem seja satisfatória e apresente os resultados esperados, é preciso que o gestor saiba quais são as atividades de TI da empresa e como a nuvem pode auxiliar esses serviços da melhor forma.
3 – Não cabe tudo na nuvem: depois de selecionar o tipo de nuvem, os gestores precisam analisar os fornecedores disponíveis para entender qual possui a solução com o melhor funcionamento sob medida para as necessidades e sistemas de segurança da empresa.
4 – Conformidade legal: a lei determina que algumas informações precisam ser mantidas em servidores próprios da empresa. Nesses casos, o ideal é ter as duas formas de armazenamento: o físico e em cloud.
5 – Não há segurança sem redundância: ao escolher um serviço de cloud, é importante se certificar de que seus dados serão armazenados em outros locais, interconectados e com possibilidades diferentes de acesso, para garantir que não haja perdas de informações.
6 – Verifique seus fornecedores: é preciso que os gerentes de TI examinem com cuidado de que forma os fornecedores de serviços na nuvem conduzem o salvamento dos backups e qual o nível de dificuldade de acesso à estes dados são impostos à empresa.
7 – Migre para a nuvem de forma cuidadosa: na hora de migrar os arquivos para a nuvem, é fundamental que seja de maneira metódica, cuidadosa e testada passo a passo para que não haja riscos por falhas de configuração ou mau desempenho.
8 – Maximize a segurança: cuide para que a nuvem de sua empresa tenha boa usabilidade e seja conveniente para os funcionários, pois isso garante mais estabilidade e segurança no compartilhamento de arquivos.
9 – Mantenha o olho em tudo: mesmo com tudo armazenado em cloud, não significa que as coisas não podem dar errado: é preciso estar sempre atento aos cuidados com dados aplicados em nuvem, para evitar e solucionar os problemas de forma rápida.
10 – A responsabilidade é sua: proteger a integridade dos dados em nuvem da empresa é responsabilidade da equipe de TI e dos fornecedores do serviço, que devem trabalhar para garantir estabilidade, segurança e disponibilidade dos dados, livre de problemas.
Leia também: COMO A NUVEM PODE AJUDAR SUA EMPRESA A REDUZIR CUSTOS
Se você ainda não tem a solução de cloud, conheça o serviço da Algar Telecom e garanta a segurança de seus dados!