DAS, NAS, SAN, servidor storage, cloud, SaaS. É tanto termo para estabelecer comparativos na contratação de serviços que quem está à frente dessa decisão precisa de informações técnicas “traduzidas” para facilitar.
Hoje, quando falamos em análises de custos, otimização de processos e investimentos, contratação de serviços em opensourcing, chega mais longe quem tem mais fôlego.
Em função disso, nasceu a ideia deste novo artigo, que é justamente para ajudar você, profissional de TI, gestor ou apoio administrativo nessas rotinas e tomada de decisão.
Assim, elaboramos este conteúdo no qual você vai ver os detalhes que envolvem o armazenamento de dados, desenvolvendo o tema Storage.
Também há muita informação sobre a gestão e administração e o processamento dessas informações, claro, sempre ressaltando a conformidade com a LGPD.
Trabalharemos nos seguintes tópicos:
- O que é storage?
- Quais são os tipos de storage?
- Como saber qual melhor storage para minha empresa?
- Quando investir em um servidor storage?
- Como utilizar storage em nuvem?
- Conheça o Cloud Plus, o servidor storage nas nuvens da Algar
O que é storage?
A palavra vem do inglês “armazenar” e se refere a pendrives, memórias, caixas e espaços alugados para armazenar objetos. Em se tratando da Tecnologia da Informação, é um repositório no qual ficam centralizados os dados da rede local de uma empresa.
E quando falamos de storage cloud, termo também muito conhecido, se refere ao armazenamento em nuvem, um aliado e tanto para data centers e que aqui ganha outras funções.
O storage cloud também funciona como servidor de arquivos e backup, ou de área de processamento e compartilhamento de dados armazenados, mas tem outras vantagens.
Quais são os tipos de storage?
Bem, voltando ao termo singular, atualmente há 3 tipos de storage: DAS, NAS e SAN.
DAS (Direct Attached Storage)
O DAS é um dispositivo externo conectado diretamente aos computadores. Por sua vez, tais computadores podem ser servidores ou estações de trabalho.
Assim, o funcionamento do DAS é como uma extensão, um disco complementar de armazenamento das informações. Dentre suas características, podemos ressaltar a versatilidade para armazenar dados em grandes volumes.
Dessa forma, um storage DAS aumenta o desempenho de algumas aplicações como o backup e o compartilhamento de dados entre os computadores conectados. Esse tipo também pode ser ligado via USB, e-SATA ou Firewire.
LEIA TAMBÉM: SMS Marketing | O que é e 10 estratégias para vender mais
NAS (Network Attached Storage)
Diferentemente do DAS, o Network Attached Storage é ligado diretamente na rede e roda um sistema operacional completo. De tal maneira, acaba funcionando como servidor de arquivos, capaz de centralizar os dados.
Ele também permite, por exemplo, compartilhar e gerenciar o que está armazenado. E tem outras diferenças também. Em relação ao DAS, um NAS pode ser compartilhado por mais de um usuário.
O armazenamento de dados via bloco, e não via arquivo. Considera-se como vantagem que, consequentemente, isso permite um gerenciamento mais ágil e simplificado.
SAN (Storage Area Network)
Já em formato SAN, a rede dedicada de armazenamento inclui servidores e storages. Dentre suas características principais, temos: a conexão direta e o trabalho com blocos de dados.
O SAN também tem maior disponibilidade e resiliência, se comparado aos outros, porque facilita o compartilhamento entre os servidores, simplificando as operações de TI.
Isso porque ele consolida o storage em um local central. Dessa forma, o termo “storage em TI” fica bem mais entendível, não é mesmo?
Como escolher o storage para minha empresa?
Essa deve ser a sua pergunta neste momento, acertamos? Para ela, já temos uma resposta chancelada por incontáveis empresas: a virtualização dele.
Ou seja, é trazer seus serviços de armazenamento de dados para a nuvem.
E não é segredo algum que, com a popularização da nuvem, empresas de todos os tamanhos puderam melhorar processos, reduzir custos e aumentar a segurança de seus dados.
Tanto que hoje quase não há discussões sobre usar ou não a nuvem, mas, sim, sobre qual modelo adotar dela.
Quando investir em um servidor storage?
O que sua empresa faria se perdesse todos os seus dados? Se ela tiver um backup também em nuvem, não há nada com o que se preocupar. Isso porque os dados podem ser recuperados com as cópias dos dados salvas em um backup on-line.
E, para tanto, o Cloud Plus da Algar tem um grande aliado, o Cloud Backup. Dessa forma, você consegue proteger seus arquivos criando cópias de segurança.
Justamente por isso, são a melhor forma de se sentir mais tranquilo em relação a fatores que poderiam facilmente prejudicar você, como falhas no servidor local ou quedas de energia. Afinal, eles podem causar grandes prejuízos quando se utiliza o modelo de armazenamento interno, não é mesmo?
Ainda mais considerando que o Brasil foi o 5º país no mundo que mais sofreu cibercrimes em 2021, segundo a consultoria Roland Berger.
Esse ranking, que obviamente ninguém gostaria de estar, registrou cerca de 9,1 milhões de ciberataques.
Em primeiro lugar, é preciso optar por um serviço na nuvem, o que requer atenção especial para pontos importantes que compõem essa estrutura.
E mesmo com a necessidade real de substituir sistemas que deixam a desejar em relação às demandas dos atuais negócios, dúvidas sobre a hiperconvergência ainda são comuns.
Tanto que mais de 45% das organizações em todo o mundo já refletem sobre a implementação de infraestruturas hiperconvergentes, segundo pesquisa da ActualTech Media em parceria com a Hewlett Packard Enterprise.
Com o grande volume de dados, o fornecimento in Cloud tornou-se indispensável para garantir mais agilidade e facilidade no armazenamento.
E como os dados não param de crescer, se torna também imprescindível adotar os projetos de virtualização de storage, rede e servidores.
Em poucas palavras, o armazenamento em nuvens é uma tendência indiscutível, então, se sua empresa ainda não investiu, a hora já chegou.
A importância do armazenamento em cloud
Só para contextualizarmos, em menos de 20 anos, passamos por vários momentos de evolução rápida.
Ou seja, nessa verdadeira Transformação Digital, saímos das mídias individuais, como disquetes e CDs, passamos pelos Data Centers e chegamos à era Cloud Computing.
Mas essa evolução não mostra apenas uma mudança na forma de armazenamento de dados. Ela também chega para reafirmar como o nível de segurança se tornou um determinante para todas as empresas, organizações e sociedade como um todo.
Diante disso, a preocupação com os dados dos usuários e a facilidade para encontrar todo tipo de arquivo em qualquer lugar fez da nuvem um dos recursos mais poderosos e utilizados pelas empresas.
Mas você sabe por que essa é a maneira mais segura e acessível para proteger os dados do seu negócio?
As vantagens do armazenamento de um storage cloud
O Storage Cloud (armazenamento em nuvem) pode reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade de contar com essa estrutura local, já que tudo é fornecido no ambiente on-line. Além disso, podemos contar com as seguintes vantagens:
O Storage Cloud oferece maior visibilidade sobre o uso de dados e segurança
Apenas com modelo de armazenamento interno, as organizações possuem maior dificuldade de identificar como está o andamento do uso dos próprios dados.
Já no modelo em nuvem, esse problema não existe, já que o acompanhamento dessas informações pode ser feito em tempo real.
Outra vantagem é que as soluções do mercado para armazenamento em nuvem também atualizam os sistemas rapidamente. Assim, evita-se qualquer risco de ameaças à segurança da empresa.
O Storage Cloud oferece um único ponto de gerenciamento para chaves de segurança
Em contrapartida, quando se utiliza o modelo de armazenamento interno, é preciso gastar muito tempo e energia tentando manter o ambiente seguro por meio de ações de criptografia.
Sendo assim, com a solução no armazenamento em nuvem, esse processo fica muito mais simples, com um único ponto de gerenciamento.
E tem outra vantagem: fornecedores frequentemente oferecem controles centralizados de armazenamento em nuvem para gerenciar usuários e dados.
O Storage Cloud reduz a necessidade de arquitetura de segurança local
Quando falamos de armazenamento de dados, um dos pontos de maior custo para a operação é a arquitetura local de segurança, que é extremamente necessária no modelo de Data Center.
Infelizmente, mesmo com todo esse processo, ainda existe o risco de configurar algo de maneira inconsistente ou incorreta.
Como utilizar storage em nuvem?
Temos que ser sinceros, não é fácil implantar essas novas tecnologias. É necessário investir em uma solução que garanta o funcionamento de todos os processos juntos.
Essa solução é a hiperconvergência. Por isso, é essencial que sua empresa:
- Determine junto dos provedores de armazenamento em nuvem como eles tratam da privacidade e segurança das informações.
- Saiba quais os tipos de proteções estão em vigor.
- Avalie constantemente o nível de eficiência da estrutura em cloud.
- E use sempre modelos de autenticação para aumentar o nível de segurança.
Saiba o que é IaaS (Infrastructure as a Service)
Agora que você já sabe por que utilizar o armazenamento em nuvem e como começar a utilizar esse tipo de serviço, chegou a hora de começar a aproveitar ao máximo o que pode oferecer.
Uma dica aqui é o Cloud Plus da Algar Telecom, uma solução de infraestrutura como serviço, de forma estável, mensurável e dinâmica e de alto desempenho.
Esse modelo de infraestrutura é conhecido como IaaS. Vamos relembrar o que isso significa?
IaaS (Infrastructure as a Service)
Aqui temos uma das camadas fundamentais da computação em nuvem. O IaaS, sigla para Infraestrutura como Serviço, é que oferece os recursos de armazenamento, rede e computação necessários para o ambiente corporativo.
Por meio dele, a empresa tem um serviço em nuvem que fornece a infraestrutura básica, funcionando na prática como um data center virtual.
Os serviços de IaaS podem ser usados para diversas finalidades, desde hospedar sites até analisar ações de big data.
Os clientes podem instalar e usar os sistemas operacionais e as ferramentas de que precisam nessa infraestrutura e começar a usar.
Conheça o Cloud Plus, o servidor storage nas nuvens da Algar
Agora voltando ao Cloud Plus, storage da Algar, com essa solução, você pode gerenciar todos os seus serviços na nuvem em um painel único que otimiza, facilita e simplifica a sua visualização e controle.
Sem falar que o atendimento é próximo e diferenciado, com fatura única em moeda nacional.
Além disso, o Cloud Plus ainda oferece:
- Dados Free: transferência de dados sem custos adicionais para sua operação na nuvem Cloud Plus.
- Pagamento em real: para que você saiba exatamente quanto vai pagar a cada mês e não arcar com os custos da variação cambial.
- Suporte diferenciado: a Algar Telecom possui um índice de 94% de aprovação dos clientes empresariais. Isso, em grande parte, deve-se a um atendimento próximo e de instâncias.
Conclusão
Agora que você já sabe mais sobre storage, suas características e benefícios, já deve ter percebido os reais ganhos para sua empresa ao optar por ele.
Em razão disso, convidamos você a conhecer a solução de nuvem para empresas da Algar.
Você irá encontrar informações adicionais sobre o Cloud Plus e tudo o que ele pode fazer para tornar sua rotina mais ágil e estratégica. Esperamos mesmo que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema.