A gestão financeira é o coração da sua empresa, pois abastece todas as outras áreas. Se não funcionar, todo o resto para. Mas, o funcionamento do coração obedece, sobretudo, aos comandos do cérebro. Essa analogia é do Endeavor Brasil, que reforça que, para uma gestão financeira eficiente, é importante que o empreendedor seja habilitado para gerir por processos gerenciais, agindo como um cérebro desenvolvido, que saiba analisar com clareza as demandas financeiras e, assim, mantendo a organização de toda a empresa. Para isso, o site listou 9 segredos para uma gestão financeira de sucesso, que ajude a impulsionar os negócios:
1 – Busque conhecimento em gestão de negócios: mantenha-se atualizado em relação às novas ferramentas e conceitos, para que suas decisões sejam tomadas com planejamento e bom senso.
2 – Realize um Planejamento Estratégico: defina claramente as missões e objetivos estratégicos de sua empresa, avalie e atualize seu planejamento estratégico periodicamente, pensando na direção a ser tomada, nos projetos, planos, objetivos, responsabilidade e prazos para execução.
3 – Fique atento à gestão orçamentária: trace um plano tático anual, com projeções de receitas, despesas, patrimônio, objetivos financeiros, plano de metas e remuneração variável. Além disso, estude os preços e ações de mercado e utilize sistemas de gestão financeira e tente criar um fundo de emergência.
4 – Faça um controle mensal: acompanhe regularmente seus rendimentos e verifique se seu plano tático e planejamento estratégico estão sendo cumpridos.
5 – Cuide da organização dos documentos: guarde a papelada acumulada de forma organizada, facilitando sua busca quando necessário e deixando as informações originais disponíveis com agilidade.
6 – Administre seu fluxo de caixa: utilize softwares de gestão financeira para calcular corretamente os ganhos e as perspectivas de gastos, eles ajudam na administração correta do fluxo é fundamental para evitar prejuízos e esforços.
7 – Separe a verba pessoal da empresarial: evite retirar ou remanejar dinheiro de uma área para a outra. Faça isso desde o início, para não se tornar habitual.
8 – Evite gastos em excesso com folhas de pagamento: reflita, dentro do planejamento da sua gestão financeira, sobre a quantidade realmente necessária de funcionários, suas funções e, assim, controle financeiramente sua equipe. Tenha sempre uma reserva para demissões e custos previsíveis, como 13º e férias.
9 – Pense no futuro: faça projeções para os próximos anos, determine os passos a seguir e proponha novos planos estratégico e táticos a cada novo direcionamento. Assim, você sempre saberá para onde ir.
Por: Equipe de Conteúdo Algar Telecom
[mc_newsletter]