Segmentação de mercado: a importância de vender para o público certo

Escrito por humanos

Já ouviu falar em segmentação de mercado? Esse processo significa, basicamente, oferecer os produtos e serviços da sua empresa para quem realmente tem interesse em comprar.

Em outras palavras, é saber para quem vender para, assim, vender mais. Excelente tática, concorda? Por isso, ela se tornou essencial e vem sendo aplicada cada vez mais por empresas que realmente querem crescer.

Esse também é seu objetivo? Então continue a leitura para saber como utilizar essa estratégia no seu negócio.

O que é segmentação de mercado?

Segmentação de mercado é o processo que visa dividir o público em grupos que têm interesses e características comuns. Um dos objetivos é identificar quem são as pessoas que realmente querem comprar o que a sua empresa tem a oferecer.

Isso quer dizer que quem atua na mesma área tem a mesma segmentação? Não necessariamente! Imagine duas lojas de roupas. Uma vende peças infantis e a outra peças masculinas. Por mais que ambas trabalhem com vestuário, concorda que o público que elas precisam atingir é diferente?

Ou seja, ainda que duas empresas sejam do mesmo ramo de atividade, a estratégia de marketing de uma é diferente da outra, e isso vale tanto para empreendimentos físicos quanto para os virtuais.

Leia também: COMO IMPLEMENTAR UM PROCESSO DE VENDAS EFICIENTE EM SUA EMPRESA

Por que segmentar seu público?

O principal objetivo da segmentação de mercado está em identificar para quem suas campanhas serão direcionadas.

Dessa forma, você estará investindo tempo, esforços e verba para alcançar o público que realmente tem potencial para ser seu cliente. Ou seja, sua marca será oferecida somente para quem tem interesse em comprar dela.

Isso, por si só, já é uma grande vantagem, pois ao oferecer o produto certo para a pessoa certa, sua empresa tem muito mais chances de lucrar. Veja, agora, outros benefícios da segmentação de mercado.

Melhor direcionamento

Ao identificar o grupo que pretende alcançar e impactar, tudo que será desenvolvido para divulgação da sua marca terá um foco concreto. Isso facilita na criação de uma estratégia de marketing mais eficaz, que visa atender as necessidade do seu público.

Além disso, todos os conteúdos desenvolvidos serão mais pontuais, ajudando a sua empresa a atrair e se relacionar melhor com os consumidores.

Mais economia

Campanhas de marketing direcionadas eliminam a necessidade de gastos com testes ou materiais que não gerem lucros. Os dados obtidos com a segmentação de mercado permitem utilizar melhor seu orçamento e a prever os lucros resultantes desse investimento.

Mais conversões

Converter mais significa vender mais. Quando sua estratégia de marketing está bem norteada, as chances de isso acontecer aumentam consideravelmente.

Além disso, o público escolhido será realmente atraído por aquilo que sua marca oferece — afinal, é de total interesse deles. Por conta disso, o tempo para efetivar as vendas também se torna menor.

Melhor análise de resultados

Como seus esforços estarão direcionados para as pessoas certas, fica mais fácil entender seus desejos e necessidades. Assim, as respostas dadas por esse público às ações da sua marca também se tornam mais fáceis de serem mensuradas, permitindo manter o que está dando certo e ajustar o que pode ser melhorado.

Como fazer a segmentação de mercado

O primeiro passo para fazer a segmentação de mercado da sua empresa é definir um objetivo: você quer vender algo, apresentar um novo produto, contar uma novidade, oferecer uma nova forma de pagamento etc.

Depois, é preciso obter informações do seu público para conseguir os dados necessários — uma maneira eficiente de fazer isso é através de uma pesquisa de mercado — e definir quais critérios serão utilizados para a divisão dos grupos.

Dentre os principais parâmetros para a segmentação de mercado estão:

  • Geográfico: divide o público por unidades territoriais (cidade, estado, país);
  • Demográfico: separa de acordo com as características populacionais, tais como gênero, idade, faixa etária, renda, religião, entre outros;
  • Psicográfico: voltada para identificar a personalidade e o comportamento do público. Podem também ser verificados estilo de vida e classe social;
  • Comportamental: esse grupo é identificado tendo como base sua atitude, comportamento, conhecimento e uso referente a um produto.

A junção dessas informações, de acordo com o critério ideal para a sua empresa e para o que pretende divulgar, é que dará o direcionamento para o marketing que será desenvolvido.

Ou seja, a segmentação de mercado é essencial para identificar para quem sua empresa vai vender, direcionar os esforços para esse público-alvo e, consequentemente, lucrar mais!

Mas além disso, é preciso garantir presença digital. Afinal, a internet faz parte do dia a dia de todo mundo. Para saber quais ferramentas você precisa utilizar para conseguir isso, acesse este link e conquiste ainda mais clientes.

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