Muito se ouve falar em empresa multicanal, mas você sabe o que significa ter essa estratégia? Neste post, vamos explicar o que é e a importância de tê-la.
O conceito mais básico de Multicanal é que a empresa esteja em todos os canais de mensageria, como o Facebook Messenger, Instagram, Telegram e o principal, WhatsApp. Hoje, é o cliente que escolhe por onde quer falar com sua organização, então estar presente em vários canais é um requerimento para negócios de sucesso no mercado.
No entanto, sabemos que administrar muitos meios de comunicação não é uma tarefa simples, erros básicos como não responder um cliente ou demorar demais atendê-lo, pode proporcionar uma experiência ruim para o mesmo, fazendo com que você o perca. Por isso a importância de ter uma ferramenta que te auxilie na gestão dos seus atendimentos, além de colaborar para que ofereça a experiência mais positiva para seus consumidores.
Cliente em foco
Uma estratégia multicanal é ideal para quem deseja ter o atendimento reunido em um único lugar. Quando se trabalha com esta ferramenta, o cliente está em foco, sendo tratado como único, independente de qual canal ele fale com a empresa.
Segundo dados da Mobile Time e Gartner, 75% dos brasileiros usam as redes sociais em seus smartphones, e até 2022, 70% das integrações com os clientes envolverão tecnologias emergentes, como aplicativos de machine learning, chatbots e mensagens móveis. Isso mostra uma oportunidade para as empresas apresentarem seu potencial, tratando o cliente de maneira centralizada e única, conseguindo até mesmo se destacar de seus concorrentes.
Leia também: O que são chatbots e qual a aplicação nas empresas?
Como implantar uma Plataforma Multicanal?
Agora que você entendeu a importância e a grandiosidade que é ser uma empresa multicanal, saiba que é possível implantar em sua organização, seja ela de porte pequeno, médio ou grande. Antes de tudo, tenha claro as metas e objetivos a serem atingidos, como o prazo máximo de resposta, direcionamento de assuntos e canal para determinada área. Vale ressaltar a importância em investir em treinamentos e capacitações para que a equipe esteja preparada para melhor atender o cliente. Treinamentos periódicos para reciclagem são importantes, pois, além de deixar o colaborador sempre engajado, ele aprende novas tendências para realizar um bom atendimento. E claro, o cliente ficará feliz em ter sua solicitação resolvida.
Confira alguns pontos que separamos para dar o start dessa ferramenta de atendimento multicanal:
- Esteja em todos os canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, Messenger, Webchat, e-mail) que seus clientes estão;
- Saiba quais as dúvidas frequentes dos seus clientes para automatizar o atendimento;
- Formalize seu WhatsApp com o WhatsApp oficial API, assim sua empresa não corre o risco de ter o número banido, e nem de perder o histórico de atendimentos;
Agora, basta realizar a implantação da Plataforma Multicanal. O Brain – Centro de Inovação em Negócios Digitais fundado pela Algar Telecom, tem essa solução para sua empresa.
Com a Plataforma Multicanal você tem tudo em um único lugar, padronização, relatórios, resultados de pesquisa, fluxos e automatizações. É você com todas as informações necessárias para melhorar cada vez mais a performance da sua empresa.
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