Você já deve ter percebido que o comportamento do consumidor mudou com o uso massivo da internet e das redes sociais. É exatamente por isso que o mercado passou a chamar de super consumidores, a nova geração que nasceu conectada.
Vender pela internet é algo que, atualmente, faz parte da realidade da maioria das empresas. Diante da possibilidade de comprar a partir de alguns cliques, de encontrar informações sobre as marcas e avaliações de diferentes pessoas online, essa geração se empoderou.
Se você quiser impulsionar suas vendas, fique sabendo que é importante conhecer melhor esse público. Saiba mais no post de hoje!
Quem são os super consumidores?
Os chamados super consumidores, embora possam incluir também os Millennials, correspondem sobretudo à geração Z. Eles são conhecidos por serem nativos digitais, ou seja, por estarem sempre conectados e familiarizadas com a internet, dispositivos móveis e outras tecnologias.
Por isso, estão acostumadas a fazer suas compras em ambientes totalmente digitais — diferentemente das gerações anteriores que, apesar de comprar pela internet, ainda buscam as lojas físicas. Para os super consumidores, é inimaginável fazer uma compra sem antes pesquisar sobre o produto na internet, por exemplo.
Esse novo modo de se relacionar exige muito mais das empresas. Mais do que valorizar a qualidade e os conceitos em torno dos produtos e serviços, eles querem ter a liberdade para escolher como e quando interagir com a marca.
Além disso, o comportamento dos super consumidores obriga as empresas a olhar para a jornada de compra de uma forma diferente. Isso porque eles não seguem um único caminho durante a experiência de compra. O que essa geração faz é escolher quando e de que forma consumir.
Leia também: PESQUISA DE SATISFAÇÃO | DESCUBRA COMO CRIAR UMA!
Sua empresa está pronta para lidar com essa transformação?
Todas essas mudanças exigem que as empresas também passem por um processo de transformação. É preciso, mais do que nunca, integrar todos os canais de venda na jornada de consumo e tornar a experiência cada vez mais fluida.
Para isso, saber tirar o máximo de proveito da tecnologia é o primeiro passo. Ao mesmo tempo em que ela dá poder aos consumidores, as empresas podem usá-la para captar informações preditivas sobre o comportamento deles. E, assim, se tornarem capaz de compreendê-los.
Afinal, seja qual for o canal de venda escolhido pelo cliente, sua empresa deve se preocupar em oferecer uma experiência personalizada, que atenda às necessidades e esteja alinhada ao estilo de vida que possuem.
Como esses consumidores serão no futuro?
Confira abaixo algumas características comportamentais que os super consumidores terão em um futuro breve e já comece a se preparar para satisfazê-los:
- Avaliar com entusiasmo as inovações oferecidas pelas empresas;
- Ter um equilíbrio entre as necessidades e o que consomem de fato;
- Consumir os produtos e/ou serviços que tornem a vida deles mais fácil ou proporcionem novas experiências;
- Valorizar mais o tempo do que o dinheiro;
- Dar preferência para as marcas alinhadas aos seus valores e estilo de vida;
- Conceder acesso às próprias informações para conseguir produtos personalizados.
Não espere mais para começar a usar os recursos tecnológicos ao seu favor! E isso vale também para as reuniões, sabia? Veja aqui 4 dicas para realizar uma videoconferência de sucesso!