É comum que em um pequenos negócios, muitas vezes, todas as responsabilidades administrativas e de recursos humanos recaiam sobre uma única pessoa: o dono. Mas, por não dominar completamente todas as funções de gestão, uma das dificuldades que pode surgir é justamente identificar o momento correto de contratar o primeiro funcionário ou ampliar o quadro de colaboradores.
Para resolver essa situação, o empreendedor precisa ficar atento a alguns sinais que são emitidos na própria empresa, como: a sobrecarga de tarefas, quando os funcionários estão trabalhando além de um limite considerado saudável, a qualidade do atendimento que pode ficar prejudicada e as entregas, que podem estar atrasadas.
Outro fator importante a ser notado é a recusa de trabalho. Com os pontos citados anteriormente há grandes chances da empresa não conseguir atender às demandas dos atuais clientes, além de ter que recusar novos. O que, independentemente do tamanho do negócio, é extremamente prejudicial, visto que o objetivo de qualquer empreendimento deve ser sempre a expansão e a conquista de novos clientes.
Se isso estiver acontecendo, então significa que chegou a hora de contratar novos funcionários para a empresa. Com uma equipe maior e mais estruturada será possível atender todos os clientes e manter a qualidade do serviço prestado, evitando a sobrecarga e a recusa de trabalhos.
Planejamento da contratação
Antes de contratar novos colaboradores, é essencial fazer um planejamento da contratação. Afinal, algumas questões devem ser consideradas, desde a questão financeira até a necessidade de encontrar alguém realmente qualificado para ocupar o cargo.
Primeiramente, é necessária a avaliação do fluxo de trabalho e a definição de qual setor está precisando de novas pessoas. Por exemplo: se um dos pontos mais críticos é o atendimento a clientes e a organização de algumas burocracias do dia a dia, que estão tomando o tempo que deveria ser dedicado ao negócio em si. Nesse caso, talvez seja o momento de agregar alguém à equipe para cuidar da parte administrativa.
Ao analisar bem o negócio e identificar suas deficiências, é possível descobrir exatamente onde colocar uma ou mais pessoas para resolver o problema.
Outro ponto importante é a avaliação da situação financeira do negócio. Assim, pode-se decidir quantos funcionários é possível contratar, além de definir seus salários e benefícios. Lembre-se que não se deve considerar somente quanto o colaborador recebe, mas também todos os tributos que incidem sobre isso. Normalmente, o custo, para a empresa, é o dobro do que o funcionário ganha.
Identificadas as necessidades e as vagas, é o momento do empresário definir qual é o perfil do profissional que deseja contratar. Nessa etapa, é preciso estabelecer os pré-requisitos que os candidatos devem apresentar, incluindo as atribuições necessárias, a descrição das atividades que serão desempenhadas, as experiências desejáveis, as habilidades e os conhecimentos específicos.
Com todas essas informações mapeadas, é hora de divulgar a vaga. Existem diversas maneiras de fazer isso, pesquise por plataformas de anúncios e selecione as que mais se aproximam do perfil do profissional que você pretende contratar. Existem opções eletrônicas, redes sociais, classificados em jornais e em publicações especializadas.
A análise do candidato e a contratação
Ao avaliar os candidatos, analise, além das habilidades necessárias para a vaga, se eles se encaixam nos valores da empresa. É preciso que a pessoa corresponda às expectativas em relação ao seu comportamento e a outros detalhes que influenciarão diretamente no cotidiano do negócio.
Se você identificar que sua empresa precisa contratar, coloque em prática os pontos levantados neste artigo e conduza o processo da melhor maneira possível. Tem alguma dica ou sugestão para indicar sobre o assunto? Compartilhe conosco nos comentários!