O principal valor da Algar Telecom é a proximidade e o atendimento personalizado para seus clientes. E foi para reforçar esse posicionamento que a empresa criou o projeto de monitoramento da utilização de tráfego de banda de internet link e VPN flex dos clientes de sua base, criando um processo de análise desse uso, por meio de relatórios, para oferecer melhorias. Por meio desse acompanhamento, a equipe consegue ver quais clientes estão com alta utilização dos serviços, o que pode estar prejudicando sua performance e, a partir dessa percepção, entrar em contato de forma proativa para conversar sobre o assunto.
No primeiro contato, o consultor oferece um freetry, ou um teste gratuito, com a duração de 15 dias, com um upgrade em suas soluções de internet link e VPN, para que o cliente perceba se há uma melhora ou não na rotina de utilização. Depois desse período, a equipe da Algar Telecom entra em contato novamente, para saber como foi o período de testes e agendar uma reunião para viabilizar o serviço através do aumento de banda e, consequentemente, a performance.
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Segundo Maria Amélia Agripino, analista de marketing da Algar Telecom, a proposta principal do projeto é surpreender o cliente, mostrando como a empresa se preocupa com sua utilização e busca oferecer solução para seus problemas. “O diferencial dessa ação é que nós ligamos não para falar de produto, mas para falar do cliente, demonstrar que olhamos para ele”, diz. Além disso, o monitoramento contribui na análise de que o problema pode não ser a qualidade do produto, mas, sim, a alta utilização daquele serviço, atingindo o pico da capacidade, que pode prejudicar a rotina de trabalho. “É um processo que vai de encontro à necessidade do cliente, à satisfação. Estamos agindo proativamente, antes dele perceber que tem um problema”, reforça Maria Amélia.
A analista conta que a geração dos relatórios acontece diariamente e a equipe controla quais clientes estão com alta utilização frequente, que seria uma taxa de 80% do total da banda e, a partir disso, começa o processo de contato, que é feito apenas com clientes que possuem viabilidade técnica para implantar as melhorias. “Com o teste, geralmente há o desejo de contratar o upgrade, já que o cliente percebe claramente uma mudança”, completa.
O projeto reforça a estratégia da empresa de estar sempre junto aos seus clientes. “É uma forma bem concreta de fortalecer a proximidade, demonstrar como buscamos entender e solucionar as dores do cliente”, conclui Maria Amélia.