Lidar com despesas, salários e as finanças em geral depende do conhecimento de alguns conceitos fundamentais, que podem ajudar a direcionar melhor a organização do uso do dinheiro na sua empresa. Você sabe quais são os conceitos que todo empreendedor precisa conhecer? Veja abaixo e gerencie melhor suas finanças!
1 – Renda e riqueza: são conceitos distintos, que devem ser tratados de forma diferente e complementar. Renda é o ganho ocorrido em um período de tempo, calculado a partir do faturamento, descontados os custos e as despesas. Riqueza é uma medida de estoque, mensurada em determinada data, é o que se acumula em bens e direitos. Resumindo, renda é lucro e riqueza é patrimônio.
2 – Custos e despesas: ambos os conceitos representam o consumo do patrimônio em um determinado período, seja em forma de desembolso ou em forma de vida útil de bens imóveis ou direitos contratuais. A diferença entre os dois está no uso que se faz dos itens: se um carro é usado para prestação de serviços, é custo; se é de uso pessoal do empresário, é despesa.
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3 – Investimento e despesa: o investimento é o uso do dinheiro em bens e diretos que podem ser usados no futuro, uma aplicação em imóveis, carros ou máquinas que irão gerar receita ou serão reserva de valor para o futuro. Já despesa se refere a algo que será consumido no mesmo período do desembolso, ou seja, não há nada no futuro para receber deste gasto.
4 – Lucro e caixa: o lucro é a renda, uma “sobra” do seu negócio que pode ser distribuída aos sócios. O caixa faz parte do patrimônio, é o limitador da distribuição do lucro. A distribuição dos lucros sai do caixa, só que este muda cotidianamente devido às diferenças entre pagamentos e recebimentos.
As dicas são de Ana Paula Paulino da Costa, especialista em finanças e professora da BSP – Business School São Paulo.