1. Home
  2. /
  3. Posts Algar Telecom
  4. /
  5. Como aumentar a velocidade da internet? Veja 13 dicas práticas


Posts Algar Telecom Escrito por Algar Telecom | 29 de agosto de 2022

Como aumentar a velocidade da internet? Veja 13 dicas práticas

Tempo de leitura: 8 minutos
Tempo de leitura: 8 minutos

Mulher olhando para a tela do celular com uma feição de irritação. Saber como aumentar a velocidade da internet pode deixar o seu dia muito mais produtivo.

Para quem trabalha com seu computador no dia a dia, um dos grandes desafios é saber como aumentar a velocidade da internet. 

Por exemplo, é comum ter quedas no desempenho em uma chamada de vídeo, o que prejudica a relação com os colegas de empresa e com os clientes.

No geral, é preciso saber como otimizar a performance da conexão para melhorar a produtividade. Assim, dá para se manter consistente na rotina.

Além do âmbito profissional, ter uma boa velocidade de internet é bom para o uso no lazer também, como ver um filme depois do expediente. 

Saiba mais sobre esse assunto neste conteúdo. Mencionaremos as melhores dicas para impulsionar a internet em seu computador e no smartphone. 

Para aumentar a velocidade de sua internet e conseguir segurança e estabilidade, entenda como o nosso link dedicado de internet pode ajudar você!

Entenda como aumentar a velocidade da internet

Confira agora as 13 melhores dicas de como aumentar a velocidade da internet. 

1. Veja a velocidade do seu computador

Não adianta muito ter uma velocidade de conexão muito boa se o seu computador não acompanha isso. Então, para começar, verifique a velocidade que seu computador oferece e certifique-se de que é uma boa capacidade.

Ou seja, analise como seu computador está se comportando diante das tarefas comuns — como abrir programas, enfileirar processos e inicializar. Caso tudo esteja ok, você pode partir para as próximas dicas.

Se, por exemplo, o processador for fraco demais para as tarefas comuns, é normal que os sites demorem para abrir, pois a CPU não oferece tanta agilidade. 

Ou o disco rígido pode estar lotado de informações, o que gera uma atividade intensa que interfere na velocidade de transmissão de dados via rede. 

Então, é preciso pensar em ações para liberar espaço e otimizar o seu computador. Assim, a velocidade da internet será melhor. 

2. Desfragmente do HD 

O disco rígido (HD) serve para operações de leitura e escrita. No dia a dia, incontáveis operações dessas são realizadas, o que torna o HD sempre utilizável. 

No entanto, sempre que realiza essas funções, o dispositivo vai acumulando alguns fragmentos de informações que funcionam como uma espécie de lixo.

Assim, a tarefa de desfragmentação do HD ajuda a eliminar esse lixo e a otimizar ainda mais a unidade. 

Dessa forma, você terá leituras e escritas mais ágeis, o que possibilita abrir programas rapidamente, salvar arquivos rapidamente e transferir entre pastas com agilidade.

Essa velocidade influencia, indiretamente, na velocidade de sua conexão também. Por isso, para entender como aumentar a velocidade da internet, é preciso passar por esse ponto com atenção. 

3. Diminua o tamanho do cabo da internet 

Nossas dicas de como aumentar a velocidade da internet incluem o cabo de rede também.

O cabo da internet pode também afetar o desempenho. Tanto o interno quanto o externo. O ideal é diminuir o tamanho do cabo e tomar alguma decisão para lidar com a questão da distância (nossa próxima dica). 

Pois, assim, se perde menos informações nos cabos, o que garante melhor conexão. 

4. Observe a distância do modem/roteador

Imagem de um roteador Wi-Fi conectado em cima de uma mesa. Ao fundo, uma pessoa digitando em um notebook. Manter o roteador próximo do seu computador é uma ótima maneira de resolver como aumentar a velocidade da internet.

Um roteador Wi-Fi opera em ondas de rádio. Elas dependem naturalmente do espaço entre o roteador e a fonte de acesso. Logo, é importante diminuir a distância para garantir que a conexão seja melhor. 

Nas distâncias menores, em regiões mais próximas do roteador, a cobertura do sinal é maior, o que gera velocidades mais altas. É como se o computador do usuário conseguisse facilmente captar toda a capacidade do equipamento que faz o roteamento.

Em distâncias maiores, o computador fica fora da área de cobertura e pode oscilar, até desconectando em muitos momentos. 

5. Reduza obstáculos do sinal 

Isso nos leva à nossa dica 5. A conexão Wi-Fi depende fortemente dos espaços por onde as ondas trafegam. Se há muitos obstáculos, como paredes e móveis, a conexão pode sofrer instabilidade.

Por isso, se você tem um roteador em um quarto da casa, o sinal na garagem pode ficar fraco, caso ambos os cômodos sejam distantes. Isso porque há vários elementos infraestruturais entre esses dois locais que geram impedimento para o sinal.

Logo, uma dica muito boa é eliminar os obstáculos, pensando em qual cômodo colocar esse roteador. O uso de um repetidor é uma boa ideia para aumentar a velocidade da internet: ele pega o sinal e amplifica para uma região menos favorecida.

6. Veja a quantidade de dispositivos 

Outra questão da internet Wi-Fi é a quantidade de dispositivos que consome a banda larga. Isso influencia muito no quanto cada computador vai poder usufruir.

Por isso, avalie exatamente quantos dispositivos estão conectados na mesma rede e tente analisar se é possível diminuir isso. Você pode instalar repetidores e conectar alguns dispositivos nos repetidores para separar, por exemplo.

O importante é garantir que uma rede não seja muito disputada por equipamentos que utilizam muita banda o tempo todo. Senão, isso vai representar instabilidade, quedas e outros problemas. 

7. Posicionamento do roteador 

Para esclarecer como aumentar a velocidade da sua internet, temos que falar também do posicionamento do equipamento dentro do local onde ficará. 

Caso esteja no alto, isso favorece o tráfego do sinal.

Inclusive, repetidores devem ser posicionados também em locais mais altos, em que possam oferecer uma cobertura maior para aquela região específica. 

8. Reinicie sempre o roteador 

Uma dica que sempre ajuda também é o reinício do roteador. Ao fazer isso, você garante que o sinal se recomponha, de modo a melhorar os problemas que se tinha anteriormente. Na eletrônica e na computação, reiniciar os equipamentos sempre é útil.

9. Limpe dados de armazenamento 

Já falamos sobre desfragmentar o disco, mas agora voltamos para falar da importância de limpar os dados mesmo. 

Ou seja, apagar arquivos e pastas para liberar espaço. Uma dica muito útil é usar a computação em nuvem para guardar esses arquivos ou até mesmo um HD externo.

Ao limpar dados de armazenamento, você garante que o seu disco vai funcionar perfeitamente bem e não vai ocupar muito os recursos do computador. 

Com uma atividade baixa, o computador pode focar em executar os processos do navegador para transmitir dados mais rápido e aproveitar a velocidade da conexão. Não esqueça dessa dica quando analisar opções sobre como aumentar a velocidade da internet. 

10. Instale um bom antivírus 

Mulher utilizando um notebook. Na tela é exibido um programa de antivírus sendo escaneado. Instalar um bom antivírus é uma ótima forma de melhorar a velocidade da internet. 

Vírus e malwares correspondem a um dos motivos para a lentidão e o desempenho ruim da internet. Afinal, eles se apossam de uma máquina e afetam a integridade dos arquivos e dos processos, tornando as operações mais lentas e arrastadas.

Um vírus afeta o computador como um todo, o que influencia na capacidade de acessar a internet. Assim, a pessoa não consegue aproveitar o plano contratado. 

11. Observe programas em segundo plano 

Uma dica muito boa para verificação do desempenho de um computador é abrir o Gerenciador de Tarefas e acompanhar os processos e programas que estão rodando naquele momento.

Você pode checar a atividade da sua CPU e quais processos estão em execução. Assim, pode eliminar inclusive os programas em segundo plano que não estão sendo usados, a fim de deixar somente os essenciais.

Novamente, isso é importante para que o processador foque em executar as tarefas do navegador e em aproveitar a velocidade da conexão. 

12. Atualize o driver

Os drivers são softwares que fazem uma conexão com o hardware para otimizar o desempenho. Por isso, quando o computador apresenta instabilidade e questões de performance, uma das soluções é olhar para os drivers.

Nesse sentido, faça uma análise dos drivers da sua máquina e busque os que não estiverem atualizados. Então, atualize todos para as suas últimas versões, a fim de obter melhorias na execução e na agilidade do computador. 

13. Use internet dedicada

E se você já limpa o seu computador, tem uma boa capacidade de processamento e memória, tem um disco bem organizado e limpo, mas mesmo assim sofre com internet, é preciso mudar de plano.

Uma dica é usar uma internet dedicada, que oferece o máximo de estabilidade e segurança com planos acessíveis

É uma opção para quem trabalha com isso e precisa aumentar a velocidade de sua internet, usando um plano focado nas necessidades dos clientes.

Como aumentar a velocidade da internet no celular? 

Você já entendeu como aumentar a velocidade da internet no computador. Agora vamos adiante. 

Nesta seção, vamos apresentar algumas dicas de como melhorar a velocidade da internet em seu smartphone. 

1. Exclua aplicativos que não usa 

Primeiro, atente para o número de apps que você tem no celular. A quantidade de aplicativos instalados pesa no armazenamento e na memória interna do smartphone, o que, por sua vez, afeta o desempenho como um todo.

A memória interna do celular é como o disco rígido do computador. É feito para leitura e escrita e pode gerar problemas quando está cheia demais. 

Por isso, exclua os apps que você já não usa mais e libere espaço. Logo você vai notar uma melhoria. 

2. Troque o navegador 

Em muitos casos, o navegador usado é ruim e compromete a experiência de navegação. Há navegadores que são naturalmente mais lentos/pesados e podem afetar bastante a produtividade no seu cotidiano. 

Então, com uma simples mudança, você já consegue grandes resultados. 

3. Exclua o cache 

Homem executivo na rua com um copo de café em uma das mãos. Na outra segura um celular enquanto olha para ele. Excluir o cache do celular é uma das dicas de como otimizar a velocidade da internet.

É sempre bom limpar o cachê e até o histórico do seu navegador para garantir que ele funcione sempre de forma estável e leve. Assim, a aplicação oferece um melhor desempenho. 

A dica também abrange a limpeza de cache do celular como um todo. Essa sujeira também afeta o desempenho de todos os apps, gerando obstáculos para a boa performance. 

4. Procure a melhor rede

Hoje, há roteadores modernos que oferecem duas opções de conexão: 2 Ghz e 5 Ghz. Os números indicam a velocidade de frequência da rede e impactam diretamente no desempenho.

Se quiser entender como aumentar a velocidade da internet, entenda que procurar a melhor rede é essencial. 

A rede de 5 Ghz sempre é melhor e mais rápida do que a de 2 GHz. Isso porque a de 2 GHz sofre muitas interferências com outros equipamentos, como um forno microondas. Ao passo que a rede de frequência maior traz a capacidade máxima do seu plano.

5. Organize as conexões

Outra dica importante é eliminar as conexões que você não usa mais — as redes Wi-Fi que você não utiliza. Isso ajuda a limpar um pouco as opções do sistema e permite menos confusão na hora de conectar à melhor rede. 

6. Mude o local de acesso

Para aumentar a velocidade e obter uma melhoria notável, você pode simplesmente mudar o local de onde acessa a rede. 

Caso você vá para um local mais próximo de um repetidor ou um de roteador, notará que o sinal vai melhorar, com maior estabilidade e velocidade.

Não se esqueça de testar a velocidade depois

É sempre interessante testar a velocidade da internet para conferir se ela está de acordo com o plano contratado. Isso ajuda a cobrar as provedoras e a garantir o melhor serviço possível pelo preço pago.

Há opções de sites como o Fast e de aplicativos que você encontra em lojas de apps no seu smartphone. 

Temos também o medidor de velocidade do site Algar Telecom. Com ele, é muito simples descobrir as taxas de download e upload de sua conexão. 

Melhore a velocidade da internet da sua empresa com a Algar!

Homem sentado em sua mesa no escritório sorrindo enquanto digita algo no celular. A Algar Telecom possui ótimas soluções que vão te ajudar a melhorar a velocidade da internet do seu celular ou empresa.

A Algar oferece os planos de internet mais interessantes para você e para sua empresa. Além de oferecer alta velocidade, trazemos também uma estrutura técnica para atender às suas necessidades da melhor forma.

Inclusive, é possível monitorar as necessidades para aumentar a quantidade de banda de acordo com sua demanda. 

Além disso, a Algar apresenta o melhor atendimento e o melhor suporte para atender à sua empresa sempre que necessário. 

Para aumentar a velocidade de sua internet e conseguir segurança e estabilidade, entenda como o nosso link dedicado de internet pode ajudar você!

Perguntas frequentes sobre velocidade da internet: 

Como aumentar a quantidade de megas da internet?

Você deve comprar novos pacotes e adquirir uma solução de internet dedicada, com a velocidade que desejar. 

Como medir a velocidade da internet? 

Você pode usar sites da internet, como o da Algar, ou aplicativos que fazem essa leitura e medição. É sempre importante acompanhar os resultados para verificar se o plano contratado realmente oferece aquela velocidade. 

Conclusão

Como vimos, com algumas dicas, você garante um melhor desempenho da internet em sua casa e no trabalho. 

Para entender como aumentar a velocidade da internet, é preciso saber como otimizar seu computador, fazer limpezas necessárias e obter o melhor uso do combo processador/memória.

Ter um bom computador ajuda e ter uma internet dedicada para suas necessidades é essencial. Para eliminar de vez os problemas, não deixe de analisar boas opções de planos de conexão. 

Deixe seu comentário