Há quem pense que, pelas redes sociais estarem cada vez mais em evidência, ter um blog para pequenas empresas se tornou algo obsoleto. Se, por acaso, você também pensa assim, chegou a hora de mudar o seu ponto de vista.
Um blog é uma importante ferramenta utilizada no Marketing Digital que ajuda a sua empresa a crescer em diversos aspectos. Quer um exemplo rápido? Através dele o público chega até você, conhece a sua marca, os produtos e serviços que oferece e pode se tornar um novo cliente.
Ou seja, entre muitas outras coisas, ter um blog ajuda a vender mais! Quer descobrir em quais outros pontos ele pode te ajudar? Então continue neste post.
As vantagens de um blog para pequenas empresas
Só o fato de vender mais já torna o blog para pequenas empresas vantajoso. Afinal, quem abre um negócio tem, entre outros objetivos, aumentar a lucratividade.
Estar presente nos mais variados canais de comunicação online é essencial para alcançar cada vez mais público.
Veja outras vantagens de ter um blog para pequenas empresas:
- aumenta o número de visitas do seu site;
- é um canal de comunicação eficiente;
- serve tanto para trazer novidades quanto para oferecer conteúdos relevantes;
- é interativo, dinâmico e aumenta o engajamento do público;
- facilita o processo de compra;
- gera resultados permanentes para a sua empresa;
- traz autoridade e credibilidade para a sua marca;
- permite alcançar uma audiência maior;
- melhora seu posicionamento no Google.
Como ele influencia no sucesso do seu negócio
Um melhor posicionamento no Google tem ligação direta com o crescimento da sua empresa. Isso porque, o primeiro lugar que as pessoas vão quando precisam de um produto ou serviço é nessa ferramenta de pesquisa — existem outras, mas vamos combinar que ele é imbatível!
Um blog para pequenas empresas, quando bem trabalhado, se torna fonte de conhecimento para o público ao gerar conteúdos que esclareçam suas dúvidas e não somente faça vendas.
O denominado Marketing de Conteúdo tem como objetivo atrair pessoas para o seu site e blog ao responder seus questionamentos. Assim, quanto mais visitas você tiver, mas o Google vai entender que você é expert no seu ramo de atuação e vai indicar seus links nas pesquisas orgânicas.
Ao criar um blog para pequenas empresas as chances de ter seus conteúdos compartilhados nas redes sociais também aumenta. Com isso, o próprio público vai divulgando a sua marca, gerando novas visitas e aumentando a sua credibilidade.
O que é preciso para criar um blog
O blog é uma ferramenta que desperta o desejo de compra. Por isso, além de trazer boas informações, ele precisa ser atrativo visualmente e funcional.
Para começar a criar um blog para pequenas empresas, um dos primeiros passos é escolher uma plataforma. Existem algumas gratuitas e fáceis de serem manuseadas (a mais indicada é o WordPress).
No entanto, é preciso algumas otimizações para que o seu blog seja encontrado pelos mecanismos de busca.
Desde o nome escolhido (o ideal é ter um domínio próprio), até o SEO (Search Engine Optimization, que é uma estratégia de automatização utilizada pelo Google para rankear o posicionamento da sua página dentro dos motores de busca), tudo precisa ser muito bem trabalhado para que se conquiste os resultados esperados.
Nesse ponto, o interessante é contar com uma empresa especializada para auxiliar nessa etapa. Além disso, é preciso ter planejamento que inclui desde a linguagem que vai ser utilizada para falar com o seu público, até os temas que serão desenvolvidos.
Aqui, é importante ressaltar que um blog para pequena empresa não deve falar única e exclusivamente da marca e de seus produtos e serviços. O Marketing de Conteúdo visa acompanhar o seu cliente em sua jornada de compra.
O que isso quer dizer? Quer dizer que sim, você até pode falar de todas as soluções que a sua empresa oferece, mas também é fundamental desenvolver conteúdos que foquem no aprendizado do seu potencial cliente, sem necessariamente citar que você está apto para solucionar todos os seus problemas.
Já deu para perceber o quanto ter um blog para pequenas empresas ajuda a crescer e a vender mais, não é mesmo? Contar com especialistas para lhe ajudar nisso pode ser um grande diferencial para a sua marca.
É preciso também pensar no armazenamento, e a nuvem é a solução mais indicada. Para entender melhor todas as vantagens dessa tecnologia, acesse este link!