Segundo a pesquisa “How Digital Channels Drive Product Discovery” – em português, Como os canais digitais conduzem a descoberta do produto–, realizada pela Centric Digital, entre 2012 e 2015, os consumidores que descobriram novos produtos através das mídias sociais cresceu 11%. O estudo mostrou ainda que esses consumidores confiam mais na internet do que em amigos e familiares .Em outras palavras, a atenção do consumidor está rapidamente se deslocando para o mundo digital.
Com o mundo cada vez mais online, as empresas não podem existir apenas offline. Para capturar a atenção desse novo consumidor e até mesmo a sua lealdade, elas precisam atingir a maturidade digital. É aí que entra uma forte equipe de estratégia digital, que pode ajudar qualquer empresa a integrar efetivamente os serviços digitais.
Na era anterior à Web 2.0, o ciclo de venda seguia um padrão: o cliente entrava na loja com um produto específico em mente, falava com um vendedor disponível, fazia a compra e ia embora. Mas, graças às redes sociais e à popularização do acesso à internet, os consumidores estão cada vez mais conectados e, hoje, o ciclo de venda nunca termina: ele passa continuamente de pesquisas para compras, análises de consumidores, interações em redes sociais e todo o caminho de volta para comprar. Os clientes agora estão envolvidos na experiência omnichannel, ou seja, usam todos os canais simultaneamente.
O contato constante com o consumidor é a nova regra nesse jogo e as empresas que ainda não adotaram o digital não estão prontas para se manter no mercado, já que não possuem as ferramentas necessárias. Na Era do Consumidor, ser competitivo significa ter conhecimento aprofundado e envolvimento significativo e oportuno com o cliente 24/7.
A transformação digital representa um novo dilema de inovação para as empresas tradicionais. A justificativa mais comum entre as organizações que não investem em ideias inovadoras é porque elas consideram que essas ideias não atendem às necessidades atuais dos seus clientes.
No entanto, as inovações devem ser pensadas para atender um futuro ainda mais valioso ou uma necessidade ainda não declarada. Isso significa que, se os concorrentes estão apostando, eles podem estar na frente. As empresas que não acompanham as inovações se prejudicam. Portanto, devem tentar acompanhar ou serão extintas do mercado em algum momento.
Por exemplo, qual foi a última vez que você foi a uma videolocadora? A rede Blockbuster faliu justamente por não acompanhar as inovações buscadas pelo novo consumidor. Outro exemplo é o Uber, criado para suprir a necessidade de um serviço de transporte eficiente, de qualidade e, acima de tudo, com base na experiência do cliente. O serviço insatisfatório dos táxis fez o Uber crescer rapidamente, deixando os taxistas enfurecidos. No entanto, se as organizações de serviços de táxi tivessem planejado uma transformação digital e as mudanças necessárias para atender ao novo consumidor, elas talvez não estivessem tão apavoradas hoje.
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Mas o que é estratégia digital?
A estratégia digital é um plano de ação projetado para atingir os objetivos comerciais por meio da implementação de iniciativas digitais.
Uma boa estratégia começa não apenas com perguntas, mas com as perguntas corretas. Qual é a posição da empresa no mercado agora? Onde ela quer estar? Do que ela precisa para chegar lá? Quais são as lacunas que ela enfrenta para estar no lugar em que deseja?
Para entender a posição de uma empresa no mercado, o benchmarking é um passo essencial. É apenas a partir de um benchmarking efetivo que a empresa pode obter um ponto de vista analítico sobre exatamente onde ela está, não só em relação aos seus concorrentes, mas também no mercado. Uma vez que a empresa tem um senso claro de sua própria posição digital, é possível, então, começar a desenvolver uma estratégia para alcançar seus objetivos.
As bases de uma estratégia digital de sucesso são bem estabelecidas quando descrevem exatamente o que a empresa deseja alcançar. É possível otimizar os canais que apresentam o melhor desempenho e unir todas as atividades de marketing de modo a promover uma imagem de marca sólida e consistente.
O digital é uma obrigatoriedade para as empresas de todo o mundo, pois tornou-se uma parte integral e enraizada da estratégia global de negócios. Portanto, é importante cuidar para que a empresa não fique para trás.
O que uma estratégia digital significa para o seu negócio
Ao se decidir pelo auxílio de uma equipe de estratégia digital para sua empresa, é preciso começar por determinar as experiências que os consumidores exigem e trabalhar com os recursos e as tecnologias necessárias para atender a essas demandas.
Após a análise inicial, esses mecanismos digitais podem ajudar a incorporar o digital no core business, suas operações e seu modelo operacional. Em última análise, a onipresença digital ajudará a quebrar as barreiras que impedem a inovação.
É fundamental que as empresas tradicionais criem uma infraestrutura que se centre primeiro nas experiências de consumidores, funcionários e parceiros. Com um foco reorientado e recursos digitais incorporados ao DNA da empresa, a adaptação às novas necessidades dos consumidores e à inovação será infinitamente mais fácil.
Equipe interna x equipe externa de estratégia digital
Assim como um bom autor precisa de um bom editor, uma empresa forte também precisa de uma equipe de estratégia digital forte ao seu lado. Uma recente perspectiva sobre ferramentas internas revela pontos fortes e fracos que ninguém tenha observado anteriormente. No entanto, construir uma equipe de estratégia digital desde o início exige anos de conhecimento e experiência.
Embora a contratação de uma ou duas pessoas para auxiliarem na digitalização de uma empresa possa ajudar no curto prazo, uma equipe externa pode ainda fornecer estratégia, implementar políticas de governança e auxiliar na execução de novas ferramentas digitais. Além disso, uma equipe externa pode priorizar tarefas e objetivos mais eficientemente. Por exemplo, ela não permitirá que projetos favoritos ou outras iniciativas sem benefício digital dispersem a empresa do objetivo de chegar a uma maturidade digital.
Para garantir que a sua empresa se adapte rapidamente às mudanças de comportamento e às demandas dos consumidores, ela precisa estar em seu melhor desempenho digital. E a contratação de uma equipe de estratégia digital é a melhor maneira de chegar lá de forma rápida e eficaz.
Agora que você conhece a importância de contratar uma equipe de estratégia digital para auxiliar sua empresa a atender o atual consumidor, leia também sobre 5 tendências da era da empresa inteligente.
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