Não importa o número de funcionários: é através do desenvolvimento de habilidades e competências na sua equipe que os resultados chegam. Cada vez mais, as empresas estão identificando essa necessidade e vendo a aprendizagem como um investimento de retorno garantido.
Neste artigo, destacamos a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas. Confira:
1. Agrega valor
Os conhecimentos e habilidades dos colaboradores continuam sendo exigidos, mas, agora, os gestores de sucesso coparticipam, ofertando oportunidades de desenvolvimento de forma continuada. Como resultado, agregam valor para o funcionário e para o negócio.
2. Aumenta a produtividade
Um colaborador cuja empresa investe nas suas capacidades e habilidades trabalha com mais confiança e executa suas tarefas com maior facilidade e prazer, sendo capaz de fazer mais em menos tempo. Além de se tornar mais produtivo, esse funcionário tem no aprimoramento pessoal um estímulo à qualidade de vida.
Leia também: COMO GARANTIR A PRODUTIVIDADE COM UMA EQUIPE REDUZIDA
3. Aproxima metas
O treinamento e desenvolvimento de pessoas deve ser visto como um meio de alcançar as metas propostas no planejamento estratégico do negócio. Seja para abrir uma filial ou para equilibrar as contas e sair do vermelho, o crescimento só será possível com a contínua preparação da empresa e das pessoas.
4. Promove envolvimento e consciência
A empresa é como uma máquina e cada colaborador uma peça responsável por fazer a engrenagem funcionar. Quando todos participam da definição de estratégias de desenvolvimento profissional, isso gera envolvimento e também a consciência do funcionário sobre a necessidade de estar em busca de aperfeiçoamento constante.
5. Fortalece o espírito de equipe
Mais do que uma oportunidade de aperfeiçoamento individual, quando empregadas técnicas em grupo, o treinamento dá aos colaboradores a ideia de time, ajudando no convívio, no trabalho em equipe e na busca por soluções a partir de esforços conjuntos.
6. Motiva
Não é por acaso que se indica que o treinamento seja constante. Quando a empresa implanta uma cultura voltada à aprendizagem, o colaborador se sente valorizado e motivado para trabalhar e crescer na carreira. Quando isso não ocorre, não apenas o futuro do profissional é prejudicado, como o próprio desempenho do negócio.
O colaborador é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Sem a sua participação, capacitação e motivação profissional, os objetivos estabelecidos para o negócio ficam mais distantes, talvez até inviabilizados. Busque conhecimento e organize-se para propiciar a você e sua equipe momentos de aprendizagem e evolução.