Na rotina comercial, o planejamento financeiro estratégico é um componente-chave usado diariamente! Com ele, é possível planejar qualquer ato da empresa, desde um pagamento de contas, construção do produto ou serviço oferecido, entrega desse bem e até mesmo a contratação de novos colaboradores.
O planejamento pode sofrer alterações, inclusive para ficar cada vez mais otimizado. Com a observação de alguns pontos importantes e o uso de ferramentas, é possível ter mais assertividade, o que traz diversos benefícios para a companhia. Aprender a metodologia de criação de um bom planejamento estratégico e aplicá-la é fundamental, portanto, conheça 5 dicas essenciais!
1. Análise do cenário atual
O primeiro passo é entender o cenário atual da empresa, do público e demais realidades que influenciam diretamente o negócio. Um método incrível que fornece as principais informações é a análise SWOT, que verifica vários setores diferentes que precisam da atenção de toda a companhia.
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S – Strenght (Força): este tópico analisa os pontos positivos da empresa, vantagens que seu negócio já tem e com os quais pode contar ao longo de sua rotina corporativa. Entram aqui competências, expertise e demais qualidades;
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W – Weakness (Fraqueza): as limitações, obstáculos, crises internas e externas são alguns dos fatores que entram nas fraquezas. Também leva em conta falta de recursos, desperdícios, ineficiência e falta de contato com seu público-alvo;
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O – Opportunity (Oportunidade): como o nome deixa claro, as oportunidades são possibilidades interessantes que aparecem no mercado ou que estão presentes na própria empresa. Melhorias, tecnologias, inovações e mudanças positivas;
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T – Threat (Ameaças): tudo o que pode vir prejudicar a empresa pode ser entendido como uma ameaça. Aqui entram diversos fatores, mudanças no mercado, crises antecipadas, concorrentes, regulamentações e serviços da empresa que não funcionam.
Fazer esta análise lança luz sobre diversos fatores que influenciam a empresa. Realizá-la é compreender melhor o cenário, posicionar o seu negócio e conseguir realizar um planejamento estratégico de uma empresa com mais precisão. São pontos fundamentais para conseguir atividades ainda mais assertivas e eficientes.
2. Definição de objetivos
Ter metas claras, objetivas e realistas é um dos aspectos mais relevantes para a companhia. É possível sonhar alto, desde que haja material, recursos e possibilidades de realizar cada um desses objetivos. Novamente, há uma metodologia interessante conhecida como SMART, que torna o planejamento empresarial e suas metas muito mais claras:
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S – Specific (Específica): toda meta deve ser específica, clara e sem margens para ambiguidades;
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M – Measurable (Mensurável): é importante que os objetivos sejam mensuráveis, contáveis, de forma que a empresa possa medir seu sucesso ou fracasso;
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A – Achievable (Alcançável): este ponto fala sobre o realismo da meta, que deve ser alcançável pela empresa;
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R – Relevant (Relevante): toda meta deve ser relevante para o andamento e sucesso comercial da empresa;
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T – Time-bound (Temporal): deve existir um prazo para a conclusão da meta, todo objetivo da empresa deve ter este item bem definido.
Esses são os pontos observados na metodologia SMART que auxilia no planejamento estratégico. Definir metas pode parecer complexo, mas com um pouco de prática é possível definir os seus principais objetivos — inclusive, é recomendado que diferentes setores tenham suas próprias metas.
3. Desenvolvimento de estratégias
Com seus objetivos e metas definidas é possível passar a desenvolver estratégias para alcançá-los, sempre com o foco em gerar receita para a empresa. As estratégias variam conforme as necessidades, objetivos e elementos presentes na empresa, mas existem meios clássicos que são bastante úteis e que geram bons resultados.
Por exemplo, inovar seus produtos para atender melhor seus clientes, utilizar a personalização a favor da sua empresa, vendas online e estratégias novas de precificação. Também é interessante saber as tendências do seu mercado, em marketing, produtos e demais possibilidades para ter mais vantagens no mercado.
4. Elaboração de um cronograma
O cronograma é indispensável para organizar uma empresa e é essencial para fazer um planejamento estratégico. Na hora de elaborar o cronograma, leve em conta os prazos das suas metas e objetivos, sobretudo aqueles referentes aos seus clientes, prazos de entregas de produtos e serviços.
Faça um levantamento de quais itens, matérias-primas e recursos importantes sua empresa precisa. O material humano também é essencial e deve ser contado junto em seu cronograma de planejamento estratégico.
5. Monitoramento e avaliação
Avalie de maneira séria o avanço da empresa em direção a cada uma de suas metas e no ganho da receita. Lembre-se de usar indicadores de desempenho, especialmente aqueles considerados mais importantes. Para isso, as KPIs (Key Performances Indicators ou Indicadores Chave de Desempenho), são recomendadas, assim como outras métricas, como:
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Taxa de conversão de clientes: analisa quanto dos seus leads são de fato convertidos para clientes;
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ROI: quanto de retorno em renda seus investimentos oferecem, ideal para equilibrar as contas;
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LTV: Lifetime Value, ou tempo de vida do cliente, refere-se a quanto tempo os consumidores participam da renda de sua empresa;
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Taxa de churn: quanto dos leads abordados ou clientes conquistados passam a cancelar seus serviços, ou não participam da renda;
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Indicador de desempenho estratégico: ideal para o planejamento estratégico, feitos sob medida para medir o andamento de suas estratégias e o sucesso de sua aplicação.
Todos são itens indispensáveis para tornar o planejamento estratégico de sua empresa cada vez mais refinado, personalizado e otimizado. Lembre-se de utilizá-los com consciência e responsabilidade, aplicá-los sempre com a maior constância e eficiência. Esses indicadores são fundamentais em sua rotina.
Checklist para o planejamento estratégico de 2025
Checklists são simples, mas uma parte importante para manter as suas estratégias e rotina em dia dentro da empresa, eles devem ser criados para atender os pontos mais importantes, que precisam funcionar em sua companhia. Esses documentos podem assumir diversas formas, no entanto, no planejamento estratégico, é necessário ter:
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Checklist de SWOT: deve listar todos os pontos que levantamos no SWOT, o ideal é que cada setor faça o seu e tudo seja compilado em um único documento;
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Checklist de SMART: verifica os elementos da estratégia, esse checklist deve ser aplicado frequentemente na empresa para medir o andamento das metas;
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Checklist de estratégias: criado para identificar se as estratégias são respeitadas e se os responsáveis engajaram nelas;
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Checklist de cronograma: mais um que deve ser aplicado de maneira constante, para evitar que a empresa saia do seu cronograma;
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Checklist de KPIs: geralmente esses checklists já levam em consideração os próprios KPIs da empresa.
Todos esses checklists são recomendados e devem ser aplicados dentro da empresa. Eles garantem que o serviço de fato segue sendo aplicado e as responsabilidades em dia. O melhor é sempre engajar os responsáveis na aplicação do método, sobretudo por meio da participação e aplicação do documento.
Por que começar o planejamento estratégico de 2025?
O planejamento estratégico é essencial em praticamente qualquer época da vida de uma empresa, mesmo antes do negócio ser iniciado, e deve funcionar de modo contínuo.
Em 2025, caso sua empresa ainda não o utilize, deve ser incrementado em suas ferramentas, rotina e metodologia para otimização dos seus resultados. Esta é uma vantagem de nossos tempos, que permite que novas tecnologias ajudem a empresa a alcançar seus objetivos.
Quais ferramentas podem otimizar o dia a dia da minha empresa?
Existem ferramentas que podem e devem ser utilizadas para otimizar a ação diária do planejamento estratégico. Algumas são específicas para cada área, setor ou tipo de empresa, enquanto outras são universais. As principais ferramentas que podem otimizar a rotina da empresa envolvem:
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Armazenamento em nuvem;
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Internet de qualidade;
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Serviços de segurança digital;
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Seguros.
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O planejamento estratégico é fundamental para qualquer empresa crescer e se manter competitiva no mercado, e vale a pena ter em mãos diversos recursos que podem te auxiliar. Ter uma internet de qualidade é a base deste planejamento, conte com os serviços da Algar para ter este recurso.